TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO: HÉRNIA DISCAL

Por:   •  13/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.249 Palavras (21 Páginas)  •  960 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

Livia Cristine Ferreira Gomes 20331388

                  Rayana Carvalho Alcantara Oliveira 20421235

                   ESTUDO DE CASO: HÉRNIA DISCAL

                                 

                                   São Paulo

                                   2016

                     UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

                     CURSO DE ENFERMAGEM

             Estudo de caso em ortopedia – Hérnia Discal

O presente trabalho é parte integrante da disciplina de Estágio Profissional II, no curso de Enfermagem da Universidade Anhembi Morumbi.

                                     São Paulo

                                    2016

Sumário

1.Introdução

2. Objetivo

3.0 Coleta de dados

    3.1 Histórico do paciente

    3.2 Exame físico (Dia da cirurgia)

    3.3 Exame físico (Após cirurgia)

4.0 Medicações

5.0 Diagnóstico de Enfermagem

    5.1 Quadro de Classificação dos Diagnósticos de Enfermagem

    5.2 Quadro de Classificação das Intervenções de Enfermagem e Resultados Esperados

    5.3 Pré-Operatório

    5.4 Pós-Operatório

6.0 Conclusão

7.0 Referências Bibliográficas

1.0 INTRODUÇÃO

Vivemos na atualidade, em uma sociedade marcada por intensas e rápidas transformações, cujas conquistas têm afetado a vida humana em seus aspectos coletivo e individual. Dentre as facilidades, está à velocidade na troca e acesso às informações, a sensação de diminuição das distâncias entre os países, além de benefícios como o aumento na expectativa de vida (ANTUNES, 2000). O mesmo trabalho que tornou possível a humanização do homem tem produzido desafios para a área da saúde (MUROFUSE; MARZIALE, 2001). Com a correria do cotidiano, as pessoas acabam esquecendo-se da sua própria saúde, tendo em seu dia a dia movimentos repetitivos que acabam afetando o sistema músculo - esquelético. Uns dos diagnósticos mais comuns são de Hérnia Discal.

A hérnia de disco é uma patologia frequente na coluna lombar e acomete estruturas articulares alterando o funcionamento biomecânico da região e das propriedades naturais dos tecidos adjacentes. Alguns fatores de riscos são determinantes para uma degeneração do disco até que se inicie o processo de hérnia discal. Sua sintomatologia se estende de acordo com a situação das estruturas comprometidas que varia de sintomáticas a assintomáticas. O diagnóstico clínico associado ao exame de imagem é fundamental para a identificação da região envolvida. Pode ser um fator predisponente a escolioses não estruturais. Algumas atividades laborais tornam-se desencadeantes para o aparecimento de lombalgias. A revisão aponta que existe uma perda da qualidade de vida do paciente com o quadro de hérnia discal. Identificar o processo lesivo é de grande importância para determinar o tratamento adequado, podendo ser de caráter conservador ou cirúrgico (PIRES, 2008).

A dor lombar tem como causas algumas condições como: congênitas, degenerativas, inflamatórias, infecciosas, tumorais e mecânico-posturais (ANDRADE; PORTO; SANTOS, 2004). As dores lombares inferiores são um significativo transtorno de saúde pública nos Estados Unidos, embora seja difícil quantificar sua prevalência. As estimativas atuais são de que entre 22 e 65% das pessoas têm um episódio de dores nas costas numa idade qualquer e entre 11 e 84% dos adultos têm episódios durante a vida. As dores lombares inferiores agudas duram menos de 3 meses, enquanto a doença crônica ou degenerativa tem duração de 3 meses ou mais(SMELTZER; BARE; WINKLE; CHEEVER; ET AL, 2009).

A Enfermagem, enquanto ciência do cuidar, que necessita de um leque de conhecimentos e habilidades para desenvolver a assistência, também precisa mensurar para poder cuidar. Assim, o cuidado é prestado com qualidade, direcionando as necessidades a fim de contribuir com a recuperação de quem é assistido (SANTOS 2003). Na assistência de enfermagem, é necessário  planejamento individualizado e priorizando as necessidades dos pacientes atendidos onde os  enfermeiros devem aplicação do processo de enfermagem (SAE), de modo a proporcionar a melhora do paciente de acordo com sua patologia, priorizando o maior bem estar possível durante todo o tratamento.

  Especificamente sobre a enfermagem, recordasse que o Currículo Mínimo de Enfermagem sofreu uma reformulação, com a resolução do Conselho Federal de Educação nº 314/94, em que a disciplina Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem, que integra a Área Fundamentos da Enfermagem, passam a fazer parte de um dos conteúdos programáticos obrigatórios. Além disso, considera-se que a enfermagem deve utilizar estratégias de metodologia científica para subsidiar suas ações. Dentro deste contexto, os estudantes de enfermagem precisam ser preparados para realizar uma propedêutica vertebral sistematizada, empregando métodos semiológicos específicos (ALEXANDRE; MORAES,2001).

A seguir passo a relatar o estudo de caso realizado com prontuário de um paciente com histórico de dores na lombar, apresentando diagnostico de Hérnia Discal, sem nenhuma outra patologia relacionada, internado há um dia em Ortopedia do Hospital Municipal Doutor Carmino Caricchio para realizar cirurgia na L4e L5.

O presente estudo foi realizado no 8ª semestre no Curso de Graduação em Enfermagem na disciplina de Estágio Profissional II, tendo como finalidade o desenvolvimento da sistematização da assistência e gerenciamento de enfermagem. O estudo foi realizado através do prontuário do paciente, entrevista com o paciente, exame físico, classificação dos diagnósticos e intervenções de Enfermagem.

2. OBJETIVO

Este estudo de caso tem como objetivo:

  • Classificar os diagnósticos segundo a North América Nursing Diagnoses

Association (N A N D A).

  •  Fundamentar os diagnósticos relacionando-os ao diagnóstico de enfermagem classificado.
  •  Elaborar a prescrição de enfermagem com intuito de intervir e armazenar as alterações apresentadas pelo paciente em estudo.

3.0 COLETA DE DADOS

Uma entrevista realizada pelo profissional de saúde ao seu paciente (Enfermagem) chamado anamnese que possui com o propósito de iniciar o diagnóstico de uma doença (Diagnóstico de Enfermagem). Na anamnese o profissional de saúde irá buscar resgatar os fatos que se relacionem com a doença.(FARIA, 2016).

3.1 Histórico do paciente

Paciente G.C.A., 29 anos, internado ás 11h00min horas do dia 26/09/2016 no Hospital Municipal Doutor Carmino Caricchio no setor de ortopedia em São Paulo, possui diagnóstico de Hérnia Discal; Refere que começou a sentir dores na região lombar em 2014 e começou a se medicar com anti-inflamatórios, porém a dor se agravou então, no final do ano de 2014 passou em consulta no Hospital Municipal Prof. Dr. Alípio Corrêa Netto, foi encaminhado para ortopedia onde realizou fisioterapia. Em 2015 voltaram as dores fortes na lombar. Há 9 meses paciente foi encaminhado para o Hospital Municipal Doutor Carmino Caricchio. Após foi diagnosticado com Hérnia de Disco em L4 e L5 e ficou no aguardo de vaga para cirurgia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.5 Kb)   pdf (240.1 Kb)   docx (85 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com