TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO INFECÇÃO DO TRATO URINARIO

Por:   •  10/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.077 Palavras (9 Páginas)  •  3.789 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE – UNINORTE[pic 1]

LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

ESTUDO DE CASO

INFECÇÃO DO TRATO URINARIO

ELAINE MARINHO DOS SANTOS

11388820

                                              ENY DE SOUZA VIEIRA

                                                          11424656

MANAUS – AM

2015

ELAINE MARINHO DOS SANTOS[pic 2]

11388820

ENY DE SOUZA VIEIRA

11424656

ESTUDO DE CASO

INFECÇÃO DO TRATO URINARIO

Estudo de caso, de estágio curricular apresentado para aquisição de nota parcial relativo ao 9º período da disciplina de Enfermagem no Processo de cuidar da saúde da mulher do curso de Enfermagem sob orientação da preceptora Enfª Diana Christine.

         

MANAUS-AM

2015[pic 3][pic 4]

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO............................................................................................

04

2- FISIOPATOLOGIA......................................................................................

3- PRESQUIÇÇAO MEDICA...........................................................................

4- EXAMES LABORATORIAIS........................................................................

5- HISTORICO DE ENFERMAGEM................................................................

6- SAE- (sistematização de assistência em enfermagem) ...............................

7- EVULUÇAO DE ENFERMAGEM...............................................................

05

06

07

08

09

11

8- CONCLUSÃO..............................................................................................

12

9- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................

13

1-INTRODUÇÃO[pic 5]

O presente trabalho trata-se de um estudo de caso de uma paciente com diagnostico de Infecção do Trato Urinário (ITU), internada na Maternidade Moura Tapajós Manaus – AM no período de 08 de Agosto de 2015.

O presente estudo de caso explanará ainda sobre processo de enfermagem, identificação do paciente, histórico de enfermagem, exame físico, exames realizados, a medicação, diagnóstico médico, fisiopatologia da ITU e a sistematização da assistência de enfermagem com intervenções voltadas para a melhora e bem estar Da paciente.

O objetivo deste é analisar a referida patologia do lactente, bem como conhecer melhor essa patologia apresentada pela mesma, para que posso assim oferecer uma assistência de enfermagem adequada, proporcionando uma melhor qualidade de vida.  Levantando os diagnósticos de enfermagem utilizando a Taxonomia I da NANDA e das teorias das necessidades humanas básicas segunda Wanda Horta, possibilitando identificar o diagnóstico de enfermagem nesse paciente e com isso elaborar um modelo de intervenções de cuidados para o bem estar da paciente. Os enfermeiros devem ser compreensíveis e isentos de fornecer o ensino apropriado à cliente, ela deve ser informada de tudo e de todos os procedimentos que irá passar, como procedimento médico exames como, RX, ou coleta de sangue. A equipe de enfermagem entre outros profissionais de saúde estarão aptos para orientar em tudo que for preciso e necessários para um bom atendimento.

 

2- FISIOPATOLOGIA

       Infecção do trato urinário (ITU) é uma patologia que acomete indivíduos de ambos os sexos em todas as faixas etárias. A maioria das ITU é causada por bactérias, porém fungos e vírus, agentes mais raros, aparecem em situações especiais. As enterobactérias (E. coli. S. saprophiticus, Proteus sp, Klebsiella sp), são os microrganismos mais comuns na ITU e podem atingir o trato urinário por via retrógrada (ascendente), hematogênica ou linfática, estendendo-se do rim ao meato uretral (alguns autores incluem próstata e epidídimo nesta definição). A manipulação urológica, através do cateterismo, endoscópios ou cirurgia, pode levar os microrganismos para o interior do trato urinário e, nestes casos, a fisiopatogenia e a flora responsável são muito diferentes.  Durante o primeiro ano de vida, devido ao maior numero de mal formações congênitas, principalmente válvula de ureter posterior, existe predomínio da ITU no sexo masculino. A partir deste período, durante toda a infância e principalmente na fase pré-escolar, as meninas são acometidas por ITU 10 a 20 vezes mais do que os meninos. Na fase adulta, a incidência de infecção urinária se eleva e o predomínio entre o sexo feminino se mantém, principalmente na fase sexualmente ativa. Esta situação se modifica a partir da 5ª a 6ª década, quando o prostatismo torna o homem mais suscetível à ITU.

Durante a micção pode ocorrer refluxo uretrovesical que predispõe a passagem dos microrganismos do vestíbulo-uretra para a bexiga. A associação de infecção urinária com cateterização uretral ilustra bem esse tipo de contaminação. Germes presentes na circulação como em bacteriemias também podem ganhar o trato urinário, levando a infecção por contaminação hematogênica. A possibilidade de contaminação por via linfática ainda é muito discutível. Por fim microrganismos presentes em abscessos Peri-renais podem atingir o trato urinário por contiguidade.

As mulheres são normalmente mais acometidas por ITU do que os homens por apresentarem uretra mais curta e maior proximidade do meato uretral com vagina e anus. Nos homens o poder bactericida das secreções prostáticas também aparece exercer papel protetor.

3- PRESCRIÇAO MÉDICA

Paciente fazendo uso de CEFALOTINA 1g de 6/6h

METRONIDAZOL 500mg de 8/8h VO

BUSCOPAN COMPOSTO 1 comp. de 6/6h S/N

  • CEFALOTINA

Indicação: É utilizada em infecções do trato respiratório, infecções da pele e tecidos moles, infecções do trato geniturinário, sepse, infecções gastrintestinais, meningite e infecções ósseas e articulares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (204.4 Kb)   docx (30.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com