TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso

Por:   •  22/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  10.949 Palavras (44 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 44

 [pic 1][pic 2][pic 3]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS – CESC

DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM

CURSO DE ENFERMAGEM

                ESTUDO DE CASO

CAXIAS-MA

2011

SEBASTIANA RAQUEL DE SOUSA1[pic 4][pic 5]

 

ESTUDO DE CASO

Trabalho apresentado à professora Maria Edileusa do Curso de Graduação em Enfermagem do Centro de Estudos Superiores de Caxias da Universidade Estadual do Maranhão como requisito para obtenção da 3ª nota na disciplina Saúde do Adulto.

[pic 6]

1 Acadêmica do 6º período de enfermagem do CESC/UEMA.

e-mail: raquelzita1@hotmail.com

SUMÁRIO[pic 7]

1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................... 04

2. REVISÃO DE LITERATURA.................................................................................. 06

3. IDENTIFICAÇÃO DO PACIENTE.......................................................................... 21

4. HISTÓRIA DE ADMISSÃO..................................................................................... 21

5. PRESCRIÇÃO MÉDICA........................................................................................... 23

6. FARMACOLOGIA.....................................................................................................24

7. EXAMES LABORATORIAIS................................................................................... 32

8. EVOLUÇÕES............................................................................................................ 33

9. PLANO DE ASSISTENCIAL.................................................................................... 35

10. PLANO DE ALTA ...................................................................................................40

11. VISITA DOMICILIAR ............................................................................................40

12.CONCLUSÃO...........................................................................................................41

REFERÊNCIAS .............................................................................................................42

1. INTRODUÇÃO

O estudo de caso trata-se de um dos tipos de pesquisa qualitativa que vem conquistando crescente aceitação na área da educação. Ele tem sido utilizado como método assistencial pela enfermagem, permitindo que estudantes dessa área se responsabilizem pelo cuidado integral ao paciente.

Como requisito para obtenção da nota no disciplina Saúde do Adulto foi proposta aos acadêmicos do 6º período do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Maranhão a elaboração de um estudo de caso de um paciente internado na Clínica Médica do Hospital Municipal Gentil Filho (HMGF), e que deveria ser acompanhado durante a semana de estágio no referido setor.  

O presente trabalho constitui-se da elaboração desse estudo de caso realizado por uma acadêmica do referido curso com o paciente D.S.S, portador de Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC), Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Miletos (DM) tipo II,  que apresentava quadros de dispnéia. O paciente estava internado na Clínica Médica do HMGF e foi acompanhado durante os dias 4, 5, 6, 7 de julho do presente ano, sendo que no dia 8 o paciente recebeu o plano de alta.

Nesse estudo serão apresentados dados detalhados referentes à admissão do paciente e de sua evolução durante o período de sua internação, bem como um plano assistencial desenvolvido e um plano de alta, ambos elaborados pela acadêmica de enfermagem que acompanhava este paciente.

A elaboração desse estudo de caso se faz importante para a melhor compreensão de como as patologias apresentadas por esse indivíduo alteram a fisiologia de seu organismo e como elas afetam na qualidade de vida do mesmo, alterando tanto o estado emocional do paciente como de sua família. Também torna possível conhecer as principais necessidades do paciente, seu grau de dependência e os riscos eminente a que ele está exposto, podendo, dessa forma, elaborar um plano de cuidados que vise atender a essas necessidades, proporcionando melhor conforto ao paciente em questão.

É nesse contexto que se estar inserida a prática profissional da enfermagem. A metodologia empregada para planejar esses cuidados dos pacientes denomina-se Processo de Enfermagem. Este método é uma forma de sistematizar a prática de enfermagem, tornando-a mais personalizada e humanizada. Sua utilização pode fornecer, entre outras vantagens, uma linguagem comum para o exercício profissional, sistematizando as ações, minimizando erros e evitando perda de tempo.

Para coleta e levantamento de dados acerca do estado de saúde do paciente, foram utilizadas diferentes fonte de informações relativas à história de vida desse cliente. Primeiramente foi realizada uma entrevista com o paciente e com seus acompanhantes a fim de se conhecer seus antecedentes pessoais, histórico de doenças pregressas e atual estado de saúde. Também foi realizada uma a analise do prontuário do mesmo no intuito de avaliar sua evolução e o prognóstico de seu quadro. Por fim seu caso foi debatido com os profissionais de saúde que trabalhavam na instituição.  Tais medidas permitiram uma maior aquisição de conhecimentos sobre o estado geral do paciente em questão, e, com base em tais dados, pode-se elaborar um plano assistencial que contemplasse todos os cuidados que o mesmo necessitasse para a manutenção de seu bem – estar.  

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1. Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC)

A insuficiência cardíaca congestiva consiste na incapacidade do coração para bombear sangue suficiente para atender às necessidades teciduais de oxigênio e nutrientes. Ela é caracterizada por sinais de sobrecarga hídrica ou da perfusão tissular inadequada, resultantes da incapacidade do coração gerar um debito cardíaco suficiente para manter as demandas do organismo.

Segundo Brunner e Suddarth (2009), o termo insuficiência cardíaca indica a doença miocárdica em que existe um problema com a em que existe um problema com a contração do coração (disfunção sistólica) ou com o enchimento do coração (disfunção diastólica) que pode ou não causar congestão pulmonar ou sistêmica.  Com maior freqüência, a insuficiência cardíaca é um diagnóstico progressivo permanente, que é tratado com alterações no estilo de vida e medicamentos para evitar os episódios congestivos agudos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (73.7 Kb)   pdf (363.4 Kb)   docx (56.6 Kb)  
Continuar por mais 43 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com