TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso

Por:   •  8/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 2

História da vigilância sanitária

Os primeiros passos da vigilância sanitária surgiram quando doenças começaram a ser propagar de uma forma que não sabiam explicar, conforme a população crescia junto com ela aumentavam os problemas de saúde. Ninguém sabia o motivo de porquê doenças como a cólera tinham uma propagação rápida mas sabiam que a agua era um meio de contaminação.

Por volta do século 17 e 18 na Europa e 18 e 19 no Brasil teve o início da Vigilância sanitária, para poder combater esses problemas que iam surgindo. E assim foram surgindo as regras para a melhoria da saúde, as aguas começaram a serem transportadas em aquedutos (o que para aquela época era uma tecnologia de ponta), o lixo passou a ter um local adequado para ser depositado entres outras ações.

A preocupação com a saúde da população e as ações da vigilância sanitária existem dos tempos bem antigos, com o passar dos anos o governo também se desenvolvia e tornava –se mais complexo.

A construção do SUS

O SUS (Sistema Único de Saúde) surgiu através da Reforma Sanitária, juntamente com a Constituição Federal de 1988, as leis orgânicas da saúde, lei Federal 8080 e Lei 8142, assim a saúde ganha um novo conceito, novas leis novas regras, antes saúde era um direito somente a quem tivesse a carteira assinada, agora é um direito a qualquer cidadão independente de quem seja,

 Saúde passa a ser vista como um todo, moradia, educação, meio ambiente, lazer, tudo passar a ser ligado para que possa se ter uma saúde adequada.

Vigilância Sanitária no SUS

A missão da Vigilância sanitária é a promoção e prevenção da saúde, e para poder cumprir tem que ter uma interação muito grande com a sociedade, por isso deve estar ligada diretamente com o SUS.

O SUS e Vigilância sanitária é como um todo, o SUS é responsável por fiscalizar a produção de medicamentos entre outras coisas, e quem exerce essas funções é a Vigilância Sanitária de acordo com o parágrafo 1° do artigo 6° e nos artigos 15 a 18 da Lei 8080 de 1990. É dever da vigilância promover e proteger a saúde, controlando e fiscalizando a produção e comercialização de serviços e produtos submetidos a vigilância sanitária.  

Vigilância Sanitária no Brasil

Vigilância Sanitária abrange tudo aquilo que pode colocar a saúde do cidadão em risco, transporte escolar, alimentos, saneamento básico, hospitais, medicamentos entre outras coisas. Tudo que pode ocorrer uma contaminação, disseminação de um doença, a vigilância sanitária toma conta, quando ocorre surtos de alguma doença ela entra ação investiga e tenta erradicar esta doença, proteger o cidadão ou curar a doença

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (66.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com