TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso hipertensão

Por:   •  5/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  823 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo de caso – Assistência de Enfermagem a pessoa com Hipertensão

A enfermeira Lucia Helena que trabalha na UBS realizou uma visita domiciliária na casa do Sr. Rodrigues. Este senhor de 63 anos esteve internado por descompensação da hipertensão. Ele é negro, hipertenso há 20 anos e realiza acompanhamento na UBS para controle de sua hipertensão. No entanto tem baixa aderência a terapêutica prescrita. Em uso de atenolol 50 mg 2x/dia, hidroclorotiazida  12,5 mg 3x/dia e AAS 100 mg 1x/dia. Lucia Helena  também acessou o prontuário do paciente e observou o que o mesmo na última consulta apresentou 89 Kg de peso e 1,74m, CA de 1,15 m.        Também apresenta os seguintes resultados de exames colhidos: colesterol total: 180 mg/dl, LDL colesterol: 140 mg/dl, HDL colesterol: 55 mg/dl,  Triglicerídeos 123 mg/dl, Na: 155 mEq/L, K: 5,3 mEq/L, Creatinina: 0,9 mg/dl e Uréia 50 mg/dl séricos. As últimas medidas de PA mostraram: PAS entre 169 e 180 mmHg e PAD entre 92 e 118 mmHg. Há 3 dias apresentou PAS 220 mmHg e PAD 120mmHg ficando interando por dois dias. Hoje recebeu alta e, portanto receberá a visita da enfermeira.

Durante a visita Sr Rodrigues diz que se sente ótimo. “Não estava sentindo nada, não sei por que tanto tempo no hospital”. Refere que ficou alguns dias sem tomar a medicação, pois não tinha como comprar e por isso sua pressão aumentou. Confessa que às vezes “descansa da medicação” por 2 ou 3 dias.  Refere que evita alimentos salgados, mas sua esposa é quem cozinha e sempre com muito sal. Ingere bebida alcoólica nos finais de semana – cerca de quatro latas de cerveja no sábado e também no domingo. Tabagista desde os 20 anos. Não gosta de praticar atividade física. No momento trabalha oito horas por dia como auxiliar administrativo, a maior parte do tempo fica sentado.

Nega outras doenças. Seus irmãos também são hipertensos e seus pais falecidos por doenças cardíacas.

Atividade:

Para fundamentar as ações de enfermagem dirigidas a este paciente responda as questões abaixo que serão discutidas no próximo encontro:

  1. Descrever as repercussões clínicas da hipertensão arterial – o que acontece com os sistemas orgânicos afetados pela hipertensão
  2. Descrever qual o perfil de grupo de risco para hipertensão
  3. Descrever sobre o significado dos exames solicitados ao paciente e seus valores normais?
  4. Quais as principais classes de antihipertensivos utilizados e o principal mecanismo de ação de cada um deles? Quais são oferecidos gratuitamente na rede pública em São Paulo?
  5. Qual o tratamento não medicamentoso para a hipertensão?
  6. Como o enfermeiro deve participar da atenção a pessoa com hipertensão na equipe multiprofissional?
  7. Definir diagnósticos e condutas de enfermagem.
  8. De acordo com as diretrizes da SBC sobre hipertensão quais são os principais determinantes de não adesão a terapêutica anti-hipertensiva  e  quais as sugestões para aumentar esta adesão?
  9. Acessar o site : http://dtr2004.saude.gov.br/dab/cnhd/ e baixar o caderno de atenção básica para hipertensão do MS.
  10. Acessar o site: http://publicacoes.cardiol.br/consenso/2006/VDiretriz-HA.asp  e baixar as diretrizes da SBC sobre hipertensão.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (59 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com