TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO DE CASO

Por:   •  17/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.857 Palavras (16 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]UNIC RONDONÓPOLIS – FLORIANO PEIXOTO

FAR – FACULDADE DE RONDONÓPOLIS

Portaria de Recredenciamento nº 420 de 12/04/2011

Portaria Unificação de Mantidas nº 114 de 15 de abril de 2020

CARINA RASIA MACHADO

ESTUDO DE CASO

TIREOIDECTOMIA TOTAL

Rondonópolis

2020/01

CARINA RASIA MACHADO

ESTUDO DE CASO

TIREOIDECTOMIA TOTAL

Trabalho apresentado à disciplina de Estagio Supervisionado I 9º semestre do Curso de Enfermagem – UNIC/KROTON.

Orientador: Prof. Cauê Pimentel.

Rondonópolis

2020/01

Sumário

1 INTRODUÇÃO        4

2 OBJETIVOS        5

2.1 Objetivo Geral        5

2.2 Objetivos Específicos        5

3 METODOLOGIA        6

4 APRESENTAÇÃO DO CASO        7

5 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        8

6 SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM        13

7 ASPECTOS PSICOLÓGICOS E SOCIOCULTURAIS        18

8 ASPECTOS ÉTICOS E LEGAIS        19

9 CONSIDERAÇÕES FINAIS        20

10 REFERÊNCIAS        21

  1. INTRODUÇÃO:

O presente trabalho relata um estudo de caso realizado na Santa Casa, localizado na R. Acyr Rezende Souza e Silva, nº 100 - Vila Birigui, Rondonópolis - MT, 78705-120, no período de estágio do dia 14 de setembro a 02 de outubro.

A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) fundamenta-se como uma formação conceitual sólida que proporciona o prosseguimento do cuidado e qualidade da assistência de enfermagem. Sendo definida como um conjugado de atividades, que tem por objetivo profissionalizar a assistência ao paciente através de ferramentas de trabalho que colaborem na tomada de decisão para cumprimento de cuidado científico, holístico e constante.

Das etapas que constituem a SAE, os diagnósticos de enfermagem são análises clínicas efetivadas pelo enfermeiro, no qual se utiliza como base os problemas de saúde expostos pelo indivíduo, família e comunidade, além da utilização da anamnese e exame físico. Logo, após a detecção dos diagnósticos, o enfermeiro planeja as intervenções que serão adequadas para se obter os resultados almejados.

A tireoide é uma glândula de secreção interna singular e sítio frequente de diversas doenças passíveis de tratamento clínico, cirúrgico ou a combinação de ambos. A associação da grande prevalência das tireoidopatias com publicações oriundas de diversas regiões e de diferentes escolas cirúrgicas resulta muitas vezes em informações heterogêneas que ajudam a alimentar as controvérsias. A escolha do tipo de cirurgia para tratar algumas de suas afecções é mais uma entre tantas. Nesse contexto está a indicação da tireoidectómica total (TT) para determinadas doenças benignas, tendência que vem ganhando cada vez adeptos nas duas últimas décadas. As finalidades são evitar surpresas causadas por um diagnóstico equivocado de benignidade no exame de congelação intra operatório, eliminar a possibilidade de um carcinoma futuro ou mesmo incidental, evitar recidivas e reoperações,

  1. OBJETIVOS
  1. Objetivo Geral

Conhecer a assistência de Enfermagem prestada ao paciente no pré no intra e no pós-operatório de Tireoidectomia Total.

2.2 Objetivos Específicos

  • Identificar os cuidados de Enfermagem prestados ao paciente submetido à cirurgia de remoção da Tireoide (Tireoidectomia).

  • Esclarecer as limitações do cuidado, bem como as atribuições necessárias à equipe de Enfermagem no decorrer deste processo.
  1. METODOLOGIA

Estudo com característica descritiva, em formato de relato de experiência de atividades acadêmicas desenvolvida no Hospital Santa Casa De Misericórdia, pelo acadêmico de enfermagem ao decorrer do desenvolvimento do Estágio Supervisionado I da Universidade Unic de Rondonópolis nos meses de março e abril de 2019.

 A amostra foi estabelecida por um estudo de caso, realizado a prestação de cuidados a um cliente no pós-operatório de uma cirurgia de Tireoidectomia Total. A coleta de dados foi realizada, através da utilização de um roteiro de entrevista. Foram colhidos dados a partir da entrevista, da observação e do exame físico do cliente. Para a instrumentalização do processo de enfermagem baseado na NANDA, foram realizadas visitas de enfermagem ao cliente durante seu período de internação.

Consequentemente, na conclusão da fase de coleta de dados, foi dado inicio ao processo de análise das informações coletadas. Para se chegar aos diagnósticos, foi utilizado como base o sistema de classificação da NANDA que disponibilizam a padronização da linguagem viabilizando o desdobramento de pesquisas, do método de ensino aprendizagem e promoção da cientificidade do cuidado e levantamento teórico usando autores diversos.

Previamente à coleta, solicitou-se de forma verbal a participação do cliente no estudo e garantido ao mesma o anonimato, lhe conferindo o direito de escolha quanto à participação ou não no estudo.

  1. APRESENTAÇÃO DO CASO

R.S.F, feminino, 41 anos, parda, solteira, ensino médio completo, brasileira, natural de Itiquira. Endereço rua dos Curiós, Nº 08, bairro: Ouro Branco do Sul, Itiquira. A mesma encontra-se consciente, orientada, comunicativa e deambula sem auxilio, foi admitida na unidade hospitalar Santa Casa de Rondonópolis, com diagnostico de Neoplasia Benigna de Glândula Tireoide, e foi submetida a Tireoidectomia. Segue internado com presença de AVP em MSE salinizada. Sinais vitais estáveis, afebril, normotensa, eupneica, normocardica. Paciente relata que não possui nenhum tipo de alergia medicamentosa, nega tabagismo e etilismo e qualquer doença crônica genética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)   pdf (206.9 Kb)   docx (34.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com