TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo caso

Por:   •  30/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  5.692 Palavras (23 Páginas)  •  2.586 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1][pic 2]

COLÉGIO SUPREMO

CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Elaine   sousa    Paz

ESTUDO DE CASO: OSTEOMIELITE EM FACE

Palmas-TO

2013[pic 3]

Elaine Sousa  Paz

ESTUDO DE CASO: OSTEOMIELITE EM FACE

Trabalho apresentado como requisito parcial da disciplina Estágio Supervisionado do Curso Técnico em Enfermagem do Colégio Supremo de Taquaralto – Palmas-TO.

Supervisora: Ludomira Miranda

Palmas-TO

2013[pic 4]

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        

1.1 Justificativa        

1.2 Objetivo        

2. PROCESSO DE ENFERMAGEM        

2.1 Anamnese/Histórico de Enfermagem        

2.2 HD/diagnóstico        

2.3 Sinais vitais        

2.4 Anotação de Enfermagem        

3. PATOLOGIAS        

3.1 Osteomielite        

3.1.1 Conceito        

3.1.2 Tipos        

3.1.3 Sinais e sintomas        

3.1.4 Causas        

3.1.5 Fatores de Risco        

3.1.6 Diagnóstico        

3.1.7 Tratamento        

3.1.8 Complicações        

3.1.9 Prognostico        

3.1.10 Prevenção        

4. DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM        

5. CUIDADOS DE ENFERMAGEM        

6. PRESCRIÇÃO MÉDICA E TRATAMENTO MEDICAMENTOSO        

7. EXAMES REALIZADOS        

8. CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        

[pic 5]

1. INTRODUÇÃO

O presente estudo foi desenvolvido durante o estágio supervisionado do curso Técnico em Enfermagem e referente ao caso de um paciente internado no Hospital Geral Publico de Palmas – HGPP, onde foi possível aplicar os conhecimentos técnico-cientificos adquiridos em sala de aula.

A coleta de dados foi no dia 19/11/2013, através da consulta ao prontuário do paciente e a partir destes dados foi realizado um estudo aprofundado sobre as patologias: conceito, causas, sinais e sintomas, fatores de risco, diagnostico e tratamento, bem como abordando sobre anamnese, HD/diagnostico, sinais vitais e anotações de enfermagem, cuidados de enfermagem e a terapia medicamentosa utilizada conforme prescrição médica.

1.1 Justificativa

A escolha do paciente no decorrer do estágio deu-se pela relevância da patologia, pois a Osteomielite é uma doença que merecem destaque. A justificativa da escolha desses temas é adquirir maior conhecimento sobre o assunto, no intuito de prestar uma melhor assistência de enfermagem aos pacientes.

1.2 Objetivo

O objetivo do trabalho proposto é adquirir conhecimento sobre a patologia, quais os cuidados de enfermagem, a terapia medicamentosa prescrita pelo médico, bem como descrever o processo de enfermagem do paciente, com intuito obter mais segurança e informações relevantes para prestar uma melhor assistência de enfermagem ao paciente.

2. PROCESSO DE ENFERMAGEM

2.1 Anamnese/Histórico de Enfermagem

K. P. Q., paciente 38 anos, solteiro, pintor, data nascimento 26-01-1975, sexo masculino, cor parda, residente e domiciliado em Palmas-TO. Paciente internado na ala A-B do HGPP, desde 13-05-2013. Paciente com antecedente pessoal de Diabetes.

2.2 HD/diagnóstico

Osteomielite em Face

2.3 Sinais vitais

PA: 120 X 90 mmHg

Temperatura: 36,4ºC

Frequência Cardíaca: 97 bpm

Frequência Respiratória: 22 mrpm

2.4 Anotação de Enfermagem

19.11.2013 – às 20:45, paciente 38 anos, 186º dia DIH, na Ala A-B do HGPP, leito 104-A, com diagnostico médico de Osteomielite em Face, sem acompanhante. Paciente encontra-se consciente, orientado em relação ao tempo e espaço, verbalizando, tranqüilo, acamado DLE, normotenso, normocardio, eupnéico, afebril. SNE em gavagem por bomba de infusão, traqueostomia, Acesso Venoso Central em região subclávia D em soroterapia. Escaras em região sacral e trocantérica D e E, em curativo oclusivo, boa aceitação da dieta oferecida, evacuação (-), diurese (+) de aspecto claro sem odor, em uso de uripen, sem queixas álgicas (sic), realizado medicação conforme prescrição médica, segue aos cuidados de enfermagem. -------------------------Estagiaria: Elaine

3. PATOLOGIAS

3.1 Osteomielite

3.1.1 Conceito

A Osteomielite é uma infecção do tecido ósseo, caracterizada pela destruição progressiva do osso cortical e cavidade medular, atingindo subsequentemente a camada compacta e esponjosa do tecido. O termo osteomielite não especifica o organismo causador que pode ser bactéria,  microbactéria ou fungos nem a origem da doença: piogênica ou granulomatosa. Os ossos longos como o fêmur, tíbia e úmero são acometidos em 92% dos casos e 85% dos pacientes são menores de 16 anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42 Kb)   pdf (272.1 Kb)   docx (43.2 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com