TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de Caso

Por:   •  7/4/2020  •  Dissertação  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 5

 

Faculdade Santo Antônio de Queimadas

Prof. Esp. Elainy Martins da Silva Gonçalves

Curso: Enfermagem

Disciplina : Políticas Públicas e Vigilância em Saúde

Aluno: Antônio Filiphe Da Silva Souza

ATENÇÃO

Atividade e Individual

Entrega 03/04/2020

Enviar pelo email elainy_martins@hotmail.com ou anexar Portal Sagres

ESTUDO DE CASO

Maria Lucia levou sua filha Ana Laura de 5 meses para vacinar no Posto de Saúde Novo Horizonte. Junto com ela estava também seus outros dois filhos Manoel de 3 anos e Rafael de 5 anos, pois não tinha com quem deixá-los em casa. Ao chegar na unidade de saúde entrou na fila da recepção para informar que necessitava vacinar a filha. Como a fila estava grande ela demorou mais de 40 minutos para chegar até a atendente. Manuel e Rafael já estavam impacientes e corriam pela recepção. Ao chegar até a atendente informou que queria vacinar sua filha Ana Laura.A atendente pediu então que ela se dirigisse a sala de Vacina e procurasse a Mariza que era a técnica de enfermagem. Na sala de vacina Mariza verificou o cartão de vacinação de Ana Laura e em seguida abriu a caixa térmica que não tinha termômetro, pegou o frasco de vacina e o abriu, mas não registrou data e hora da abertura. Em seguida iniciou a aplicação da vacina sem realizar a lavagem das mãos e verificar a data de validade e lote, reencapou a agulha não se preocupando com o risco de acidente. Desprezou a seringa na caixa coletora para descarte de material perfuro cortante que estava no chão e o restante do material em uma lixeira no qual não possuía tampa, finalizando o atendimento entregou o cartão para a mãe e se despediu.

No final do expediente Mariza foi recolocar os frascos de vacina na geladeira e viu que a mesma estava com uma camada de gelo de cerca de 3 cm. Pensou então que deveria programar a limpeza da geladeira, pois não se recordava o dia que ela havia feito à última limpeza. Neste momento lembrou se, que não havia registrado a temperatura na planilha de controle da geladeira no período da manhã.

     

RESOLUÇÃO DO CASO

  •  Identifique as não conformidades do processo da sala de vacina
  •  Elabore um plano de ação para correção enquanto enfermeiro

responsável pela sala de vacinação.

1- O que: Descrever a ação necessária para corrigir, as não

conformidades.

2- Quem: Identificar quem é o responsável pela ação;

3- Quando: Identificar o prazo (inicial e final) para a realização da ação;

4- Recursos: Identificar os materiais necessários para a realização da ação;

RESOLUÇÃO DO CASO

Antes de dar início a atividade de vacinação, a técnica de enfermagem (Mariza), junto com sua equipe, deveria adotar os seguintes procedimentos: Verificar se a sala estava limpa e em ordem, verificar ou ligar o sistema de ar-condicionado, higienizar as mãos, organizar a caixa térmica de uso diário, retirar do equipamento de refrigeração as vacinas e separar os diluentes correspondentes nas quantidades necessária ao consumo na jornada de trabalho, considerando os agendamentos previsto para o dia e a demanda espontânea, organizar vacinas e diluentes na caixa térmica já com a temperatura recomendada, colocando em recipientes, e se atentar para o prazo de utilização após abertura do frasco para apresentações em multidose. Vale ressaltar que esses procedimentos citados anteriormente é antes de dar início o trabalho diário.

Foi notado que antes da administração da vacina a técnica de enfermagem (Mariza) deveria abordar e orientar sobre a importância da vacinação, fazer o registro da vacina a ser administrada no espaço reservado nos respectivos documentos destinados a coleta de informações de doses aplicadas, depois, registraria na caderneta de vacinação: a dose, lote, a unidade de saúde onde a vacina foi administrado (posto de saúde Novo Horizonte) e o nome legível do vacinador (Mariza). O aprazamento deve ser calculado ou obtido no SI-PNI e a data deve ser registrada com lápis na caderneta de saúde, no cartão de vacinação e no cartão-controle do indivíduo. Para um controle por parte da equipe de vacinação, a unidade de saúde (posto de saúde no Novo Horizonte) deveria manter o cartão controle ou outro mecanismo para o registro da vacina administrada, o instrumento deverá conter os mesmos dados do cartão de vacinação do usuário (Ana Laura), isto é, identificação, data, vacina/ dose administrada, lote e nome do vacinador (Mariza).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (63.5 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com