TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de Caso

Por:   •  21/9/2020  •  Projeto de pesquisa  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 2

Câncer no fígado

O que é o câncer no fígado

Câncer de fígado é uma doença que possui como principais fatores de risco cirrose e as infecções crônicas causadas pelos vírus das hepatites B e C.

Estudo de caso:

        

J.C.O 70 anos, sexo masculino compareceu ao Pronto Socorro Municipal de Itabira relatando os seguintes sintomas, uma dor do lado direito que irradia para a região do ombro direito; cansaço; náuseas e vômitos e febre. O paciente foi encaminhado para o atendimento com o médico de plantão. Após uma conversa inicial, com o mesmo o médico solicitou os exames de exame de sangue; o ultrassom, tomografia computadorizada e ressonância nuclear magnética; e biópsia realizada por punção de um fragmento da lesão através da parede abdominal para obter o diagnostico inicial.

Por meio do exame de sangue foi identificado a presença de uma proteína liberada pela maioria dos tumores hepáticos malignos, na ultrassonografia foi encontrado a presença de nódulos sugestivo de um crescimento desordenado das células do fígado. A tomografia computadorizada pela imagem foi detectada acúmulos de pus (abcessos) e alguns distúrbios que afetam todo o fígado como o fígado gorduroso (excesso de gordura no fígado); na ressonância nuclear foi detectado um tumor e presença de metástases. A biópsia mostrou uma inflamação aumentada e cirrose.

        Em seguida da avaliação dos exames pelo medico foi indicado o tratamento de quimioembolização (aplicação de microesferas contendo agentes quimioterápicos) e a terapia antiangiogênica, que consiste em aplicar dentro dos vasos que alimentam o tumor drogas quimioterápicas para interromper o fornecimento de sangue e inibir a formação de novos vasos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com