TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de Caso

Por:   •  28/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo de caso UTI

2) Exemplifique os termos técnicos marcados em rosa.

 Hemotransfundido

Paciente que recebe transfusão de sangue ou de um hemocomponente:

Concentrado de hemácias - Indicação relacionada a redução da hemoglobina, a qual, quando abaixo da normalidade, gera uma redução da oferta de oxigênio aos tecidos. O objetivo da transfusão com o concetrado de hemácias seria o restabelecimento do transporte de oxigênio e massa eritrocitária(volume total de eritrócitos circulantes).

Concentrado de plaquetas - Indicada quando há sangramento ativo associado a plaquetopenia(diminuição do número de plaquetas no sangue).

Plasma fresco congelado - Indicado para pacientes que apresentam algum distúrbio de coagulação e não há disponibilidade de produtos com fatores estáveis de coagulação. O seu objetivo é corrigir os sangramentos por deficiência de um ou mais fatores de ccoagulação.

Crioprecipitado - Indicado quando há hemorragia devido a diminuição do fibrinogênio, como nos casos de doença de von Willebrand e hemofilia A.

http://www.hcfmb.unesp.br/wp-content/uploads/2018/01/MANUAL-DE-TRANSFUS%C3%83O-SANGU%C3%8DNEA-PARA-M%C3%89DICOS.pdf

Trombose espontânea de pseudoaneurisma

Pseudoaneurisma está relacionado com a ruptura parcial da parede do vaso gerando um hematoma no tecido subjacente, sendo o mesmo coberto por tecido fibroso.

Neste caso o pseudoaneurisma, danificou a parede da artéria esplênica, dificultando e modificando a passagem do sangue pelo vaso, levando a formação de coágulos, trombose, podendo levar a obstrução parcial ou total do lúmen.

Hematêmese

É designado hematêmese o vômito com a presença de sangue, sendo normalmente, de origem gastrointestinal.

Hematimétrica

Os índices hematimétricos avaliam as características dos eritrócitos, incluindo a cotagem de hemoglobina e hematócrito.

- Volume corpuscular médio(VCM): volume médio de cada eritócrito(tamanho);

- Hemoglobina corpuscular média(HCM): corresponde a média de hemoglobina por eritrócito;

- Concentração de hemoglobina corpuscular média(CHCM): avalia a hemoglobina encotrada em 100 ml de hemácias, possibilitando a avaliação de saturação da hemoglobina dentro do eritrócito.

https://newslab.com.br/eritrograma-indices-hematimetricos/

Murmúrio vesicular abolido em hemitórax esquerdo

Murmúrio vesicular são os sons produzidos pela turbulência de ar circulante nos pulmões, sendo audível em quase todo o tórax, exceto a nas regiões esternal superior, interescapulovertebral direita e no nível da 3° e 4° vértebras dorsais.

Ao dizer que o murmúrio vesicular encontra-se abolido em hemitórax esquerdo, significa que esse som não está sendo auscultado no lado esquerdo do tórax.

Doloroso à palpação em epigástrico

A palpação em região epigástrica aborda o lobo esquerdo do fígado, piloro, duodeno, cólon transverso e cabeça e corpo do pâncrea. É comum haver dor nesta região quando relacionado há uma úlcera péptica(ferida localizada na região gástrica ou duodenal).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (45.8 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com