TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de Caso

Por:   •  23/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 2

ESTUDO DE CASO 3

Baseado no caso clínico abaixo, nas questões e nos conceitos comentados em aula, o grupo deverá reconhecer os termos utilizados no texto e compreender os principais conceitos do sistema esquelético.

Para acessar o caso completo acesse o link http://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-277-2016-8/pages/47490889

Bibliografia:

JUNQUEIRA, L. C. U. e CARNEIRO, J. : Histologia Básica. 12.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

MOORE, K. L.; DALLEY, A. F. Anatomia orientada para a clínica. 5ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

PEZZI, L., CORREIA, J., PRINZ R., NETO S. Anatomia clínica baseada em problemas. Ed Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2011. p.20-21.

Leia o caso clínico, discuta com seus colegas e responda as questões.

Fratura do úmero

Homem, 17 anos, deu entrada na emergência após queda de uma altura de 4 metros (estava pendurado em um coqueiro), com trauma direto do cotovelo ao solo, evoluindo com deformidade local e sangramento. Ao exame físico, constatou-se edema e dor à palpação local, juntamente com pequeno ferimento de pele, com saída de sangue (Figura 4.2.1). Foi solicitada radiografia de cotovelo, que evidenciou fratura intra-articular do úmero distal (Figura 4.2.2). O foco de fratura com o meio externo caracterizou fratura exposta, e o paciente foi encaminhado diretamente ao centro cirúrgico para redução aberta e fixação da fratura mediante colocação de placas e parafusos (Figura 4.2.3).

Questões

1. O úmero é um osso do braço e pertence ao esqueleto apendicular. Sendo assim explique como se divide o esqueleto e que ossos compõem cada divisão.

2. Os ossos podem ser classificados quanto a sua forma. O osso citado no caso acima, o úmero, pode ser classificado como um osso longo. Desta maneira descreva as partes que compõem um osso longo.

3. No interior dos ossos longos situa-se o canal medular. Este canal contém a medula óssea e em fraturas expostas parte desta substância pode ser perdida. Quais os tipos de medula óssea encontradas no corpo humano e suas respectivas funções?

4. Caracterize o tecido ósseo do ponto de vista estrutural e funcional.

5. Descreva morfologicamente as células ósseas mencionando suas funções e localização.

6. Quais são os componentes da matriz óssea, do que são formados e qual é o papel de cada um deles no tecido?

7. Na fratura exposta é importante que não se permita a infecção da membrana conjuntiva que reveste o osso externamente. Como se denomina esta membrana? Descreva-a macro e microscopicamente e dê seu papel no reparo da fratura do caso acima.

8. Explique o crescimento ósseo utilizando os processos de osteogênese endocondral e intramembranosa.

9. O texto descreve que houve sangramento e, por isso, inferimos que o osso é um órgão vascularizado. Quais estruturas microscópicas estão relacionadas à vascularização dos ossos?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (46.2 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com