TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso - Gerenciamento de aquisições

Por:   •  11/4/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL

Fichamento de Estudo de Caso

Wallace Vital Heringer

Trabalho da disciplina Gerenciamento de Aquisições

Tutor: Prof. Antonio Luiz Draque Penso

Rio de Janeiro

2019


Estudo de caso de Harvard: Betapharm Corp. A

Referência: SUSAN, L. KULP; TAYLOR, R. RAND A Betapharm Corp (A). Harvard Business Scholl. 108- Po2, Agosto 2005

.

Texto do Fichamento: 

O artigo em questão, nos dá grande suporte para realizarmos um bom gerenciamento de aquisições particulares e ou de projetos de grande magnitude. Brannigan, vice presidente da Betapharm, possuía algumas dúvidas referentes a aquisição de produtos variados e queria saber se o novo sistema implantado, Emptoris ePass, poderia ser aplicado nesses casos, antes mesmo da sua reunião com o diretor de eSourcing e com os grupos de sourcing, que iria discutir esses pontos.

Histórico do setor

Nos últimos anos as vendas farmacêuticas estavam em crescimento médio ligeiramente superior a dez por cento entre 1996 e 2003, mas o mercado indicava um crescimento muito menor para os próximos anos, sendo assim a empresa estava com certa preocupação referente a essa diminuição e com termino de algumas patentes, além de outros fatores que irão impactar nas vendas. Entre estes fatores estava a melhora nas assistências medicas e a migração gradual para medicamentos genéricos.

O mercado de medicamentos era dividido da seguinte maneira; A Europa e o Japão com, respectivamente, 28%  e 11% e a maioria era a América do norte com 49%, sendo esse o mercado farmacêutico que mais crescia, e também se desacelerara devido ás pressões sobre os preços e à escassez relativa de aprovações de produtos novos.

Como lucro dos remédios patenteados era muito bom, a Betapharm concentrava suas energias nas pesquisas de novas patentes, mas se encontrava com muitas dessas patentes se encerrando, fato que causava certo temor. Muitas indústrias desse ramo não acompanharam as outras concorrentes do setor que tinham práticas de inovação nas suas cadeias de aquisição e gerenciavam os seus custos com insumos a fim de reduzir os custos globais. Praticamente metade do valor da produção dos medicamentos era do custo de insumo e em 2002, a grande maioria das empresas planejavam automatizar seus processos de gerenciamentos de gastos. Muitas dessas empresas começaram a inovar e realizar compras com ferramentas de compras on line e outras concertaram-se em alguns poucos fornecedores e tentaram firmar contratos para melhorar os valores de aquisição dos insumos.

Histórico da empresa

Entre 5% e 10% do mercado farmacêutico mundial era dominado pela Betapharm, que é uma das maiores empresas deste seguimento, entre seu portfólio encontrava-se : anti-infecciosos, sistema nervoso central, sistema respiratório e trato gastrointestinal/ metabolismo. Mesmo muito bem estabilizado no mercado, a empresa sabia que a maioria deles tinha patente que expirariam em dois anos, causando grande preocupações com relação ao seu crescimento e a gerencia já colocava a meta de reduzir em 12,5% durante a 2004.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (125.5 Kb)   docx (45 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com