TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O câncer de próstata pós diagnostico

Por:   •  14/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.553 Palavras (19 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]CENTRO EDUCACIONAL ETIP

O câncer de próstata pós diagnostico

Trabalho apresentado à disciplina

de iniciação à Pesquisa do

Curso Auxilixar de Enfermagem.

SANTO ANDRE

2018

RESUMO

O objetivo desse estudo consiste em analisar e compreender os aspectos físicos e emocionais pós diagnóstico de câncer de próstata, juntamente com a educação em saúde, descrevendo desde o homem enquanto gênero, entendendo o que é o câncer de próstata, analisando a saúde do homem e entender o papel da enfermagem no PSF (Programa Saúde da Família) e no cuidado com o paciente após ser diagnosticado com neoplasia. O estudo utilizado consiste na pesquisa do cirurgião J. Adams que foi o responsável por identificar o primeiro caso de câncer de próstata. Para o levantamento do estudo algumas das fontes de pesquisa são FASETE (Faculdade Sete de Setembro – Paulo Afonso – Bahia), SCIELO (ScientificElectronic Library Online), PEPSIC (Periódicos Eletrônicos em Psicologia), HUPE (Hospital Universitário Pedro Ernesto). Concluindo vemos que o homem tem a saúde muito precária, pois não procura os serviços de saúde para rotina de prevenção, percebemos a necessidade de identificar os motivos que levam os homens a não procurar os serviços de saúde, seja por questões machistas, culturais, falta de tempo ou quaisquer que sejam, e assim proceder uma das questões que tanto afeta os Homens.Esse assunto deve ser colocado em pratica, conscientizando e treinando os profissionais da área da saúde para implementações de ações e atividades referentes a saúde do homem, tanto para a prevenção, quanto para o pós diagnostico.


SUMÁRIO

I.        INTRODUÇÃO        5

1.1.        OBJETIVO        5

1.2.        METODOLOGIA        5

1.3.        DEFINIÇÃO DO CÂNCER        5

1.4.        HISTÓRIA DO CÂNCER DE PRÓSTATA        6

1.5.        ANATOMIA DA PRÓSTATA        7

II.        MÉTODOS DE DIAGNÓSTICO, PREVENÇÃO, TRATAMENTO E CUIDADOS DA ENFERMAGEM        8

2.1.        ETIOLOGIA        8

2.2.        SINAIS E SINTOMAS        9

2.3.        DIAGNÓSTICO        10

2.4.        TRATAMENTO        11

2.5.        ASPECTOS EMOCIONAIS E FISICOS PÓS DIAGNOSTICO        13

2.6.        CUIDADOS DA ENFERMAGEM        15

III.        CONCLUSÃO        16

IV.        REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS        17



  1. INTRODUÇÃO

  1. OBJETIVO

Analisar os tratamentos, aspectos emocionais e físicos dos pacientes com diagnostico de neoplasia de próstata.

  1. METODOLOGIA

A metodologia utilizada neste trabalho foi uma revisão bibliográfica pertinente para responder à indagação proposta, utilizando o que já existe a respeito do tema. Deste modo, trazem-se à tona novas ideias, propostas, subtemas, que receberam maior ou menor ênfase na literatura selecionada.

  1. DEFINIÇÃO DO CÂNCER

O câncer é um dos tipos de patologias mais temidas que afetam a raça humana, devido a sua dificuldade de cura e tratamento agressivo. A doença acomete homens e mulheres sem restrição de idade, raça, meio social ou ambiental.

A neoplasia tem início a partir do momento que uma célula anormal sofre transformação por mutação genética do DNA, essa célula anormal cria um clone que se multiplica e gera o crescimento desordenado de células malignas, com mais de 100 tipos diferentes que invadem tecidos e órgãos podendo também se espalhar para outras regiões do corpo; fenômeno conhecido como metástase

Cerca de 12% da população mundial, em média 7 milhões de pessoas anualmente evolui a óbito por causa do câncer. Estudos em 2005 da International Union AgainstCancer (UICC), diz que a expectativa de vida esta melhor significativamente e  em 2002 em 11 milhões de casos novos, alcançará mais de 15 milhões em 2020.

  1. HISTÓRIA DO CÂNCER DE PRÓSTATA

O câncer de próstata por sua vez é heterogêneo, atinge somente homens, geralmente os acima de 50 anos, sendo bastante raro antes dessa idade e após a mesma a chance de contrair o adenocarcinoma é duplicada. Em 1853 o cirurgião J. Adams foi o responsável por identificar o primeiro caso de câncer de próstata. No século XIX o mesmo era visto como uma doença rara, isso se devia provavelmente pela dificuldade de diagnóstico e também pela baixa expectativa de vida dos indivíduos portadores do câncer. A história de diagnóstico, mortalidade e tratamento do câncer de próstata sofreu mudanças após ser inserido o exame de dosagem do PSA (antígenos específicos da próstata) na prática clínica, foi observado que após essa introdução do PSA a mortalidade vem diminuindo significativamente.

Sabendo-se que 75% das vítimas acometidas tem idade elevada de 65 ano ele é considerado um câncer de terceira idade, correspondendo a 40% dos casos de câncer diagnosticados, ultrapassando em frequência o câncer do pulmão e cólon, no Brasil o mesmo fica em segundo lugar na categoria de câncer mais comum no meio masculino perdendo apenas para o câncer de pele não-melanoma.

A cada 100 recém-nascidos 9 a 11 desenvolverão um câncer de próstata em sua vida adulta, e 2,6% a 4,3% entraram em óbito devido a neoplasia, 70% dos Homens de 80 anos que passaram por autópsia foram diagnosticados com o câncer de próstata. Estima-se: 68.220 novos casos no ano de 2018 (INCA).

O adenocarcinoma tem um tipo de crescimento bem lento geralmente, podendo levar até 15 anos para obter o tamanho de 1cm³, devido a isso torna -se desconhecido para algumas de suas vítimas, porém em alguns casos o tumor maligno consegue se espalhar rapidamente nos órgãos e tecidos chegando a provocar a morte. Quando o paciente já se encontra doente, diagnóstico em estágio inicial, se não submetido a tratamentos a chance de morte se triplica aumentando para 12%, com base nesses cálculos estima-se que 25% a 30% dos homens vão morrer de câncer de próstata. Em caso de histórico familiar a incidência da doença atingir o indevido é o dobro comparado aos outros homens, sendo assim recomendado que se realize investigação diagnóstica a partir dos 40 anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)   pdf (160 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com