TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO E GERENCIMENTO NA SAÚDE PÚBLICA

Por:   •  5/8/2019  •  Resenha  •  1.207 Palavras (5 Páginas)  •  961 Visualizações

Página 1 de 5

RESENHA IBF

Nome: Ingrid Zerbinati Gomes – COD: 272785

Curso: Saúde Pública

Disciplina: Planejamento e gerenciamento em Saúde Pública

PLANEJAMENTO E GERENCIMENTO NA SAÚDE PÚBLICA

  1. DESCRIÇÃO DA OBRA

     O livro de Planejamento e Informação (Métodos e Modelos Organizacionais  para a saúde pública, foi escrito pela autora Sanmya Feitosa Tajara Bacharel em Administração e mestre em Educação além de possuir MBA na área de gestão empresarial.

     Além de fazer parte da área acadêmica a autora também já trabalhou com consultoria empresarial e plano de negócio, área da tecnologia educacional e gestão na saúde, com isso foi possível desenvolver o livro com a intenção de direcionar e apoiar os novos e os antigos profissionais dessa área apresentando melhorias no atendimento domiciliar e no dialogo para com a comunidade.

  1. INTRODUÇÃO

     O livro é composto por sete capítulos onde abordam desde os modelos organizacionais até o processo de coleta e tratamento de dados de pesquisa com o intuito de compor o processo de tomada de decisão durante o atendimento na área da saúde pública.

    O objetivo principal do livro é falar sobre a formação dos profissionais que pretendem trabalhar na área da saúde pública, apresentando assim, as complexidades existentes e quais as melhorias cabíveis na saúde pública do país.

É possível observar no capitulo um a contextualização da evolução dos conceitos da teoria da administração, mostrando ao leitor um melhor entendimento sobre a funcionalidade de uma organização, pois, uma boa gestão pode levar o projeto ao seu sucesso absoluto, contudo, a autora enfatiza que não existe um modelo único de gestão, o que existe é um agrupamento de estilos para fazer a otimização dos processos.

     Já no capitulo dois, a autora apresenta possíveis definições para o conceito de organização, pois isso auxilia na construção de uma boa estrutura organizacional, dimensionando assim a hierarquia de comando organizacional, respeitando sempre os níveis, para que seja possível desenvolver um sistema de comunicação eficaz para o cumprimento dos objetivos traçados.

     O capítulo três elucida sobre os métodos de planejamento, apresentando assim as melhores técnicas para elaborar e acompanha-lo, pois, são eles que darão a dimensão sobre os objetivos a curto, médio e longo prazo, dando assim um norte para que a empresa possa se solidificar na área. Contudo, existem fatores que podem causar um ambiente resistente a mudanças, dessa forma o capitulo quatro apresenta meios eficazes para desenvolver um planejamento, onde os responsáveis devem tem indicadores do desempenho de cada plano a fim de criar novos processos que visem os objetivos da organização.

    Após a autora dimensionar sobre os conceitos técnicos da composição de uma organização, a mesma apresenta a importância da instituição formar uma área de Organização, Sistemas e Métodos (OSM), que tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento das instituições, pois esse processo traz a racionalização e maneiras de simplificar o trabalho, mas sempre visando o bem-estar e a valorização do capital humano.

     Nesse sentido, é fundamental que o leitor entenda sobre as responsabilidades que se deve ter quando em uma organização, pensando nisso, a autora desenvolveu no capitulo seis para situar ao leitor a importância de obter uma base de dados que resultam na confecção de relatórios que dão subsídios para o processo de tomada de decisão e para a manutenção da ética profissional.       Dessa maneira, quando se tem a delimitação do procedimento de trabalho, o agente comunitário deve ter uma atenção redobrada ao lidar com as informações sigilosas da família, sendo assim, importante sempre manter-se preocupado com as questões éticas, sociais e legais.

     Por fim, em seu último capítulo, a autora apresenta como deve-se proceder ao coletar os dados, contudo, deve-se delimitar qual tipo de programa o profissional estará inserido, para que assim possam realizar e tratar a coleta de dados da melhor forma. Porque isso, é a base para chegar ao processo decisório das intervenções a serem realizadas, portanto, um profissional da área da saúde pública, deve sempre contar com relatórios, analises, gráficos e diagramas de causa e efeito, a fim de buscar sempre pelos melhores resultados no atendimento.

  1. ANÁLISE DA OBRA

   

     Em relação ao que foi apresentado durante a leitura do livro é possível analisar que a área da saúde publica é vista como uma extensão de organização uma vez que ela precisa ser sediada em algum lugar e ter preceitos das teorias administrativas, para que assim, sua funcionalidade seja bem executada.

      É possível entender que o planejamento e o gerenciamento da saúde pública são a maneira pela qual se estrutura, executa, acompanha e avalia as intervenções cabíveis para os casos apresentados, pois a partir disso é possível também mobilizar recursos e os esforços para concluir os objetivos estabelecidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (83.2 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com