TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme Coringa

Por:   •  14/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 4

Análise reflexiva sobre a atenção psicossocial em casos semelhantes ao do filme “Coringa” e quais as condutas terapêuticas que podem ser elencadas pelo profissional de enfermagem.

Trata-se de um filme escrito e dirigido por Todd Phillips e lançado no ano de 2019, mostra a trajetória do personagem Arthur Fleck, interpretado por Joaquin Phoenix, durante sua transformação em um dos vilões mais icônicos do universo DC, que é um ambiente fictício onde ocorrem a maioria das histórias publicadas pela DC Comics, sendo os super-heróis mais conhecidos desse universo, Superman, Mulher Maravilha e Batman. Daí nasce o Coringa o maior antagonista do personagem Batman. O drama se desenrola na fictícia cidade de Gothan, na década de oitenta. Portador de uma doença mental que o faz rir descontroladamente, faz uso de medicamentos fornecidos pelo Sistema de Saúde. Uma pessoa tentando sobreviver em uma cidade grande, porém a coisa começa a se degringolar quando perde o emprego que tinha como palhaço em uma agência de animação de eventos. Desempregado, sendo hostilizado por todos, tendo que cuidar de sua mãe doente, morando em um apartamento de classe baixa, mesmo assim ainda sonhando em ser apresentador de standup. Quando a mãe revela que Arthur pode ser filho do bilionário Thomas Wayne, parte em busca do suposto pai procurando ajuda, porém é também hostilizado. Ninguém entende o comportamento diferente do personagem e não reconhecem a escalada da construção da personalidade doentia que o transformaria em um assassino frio. Diante de tanto desespero, de tanta solidão, sendo ridicularizado até pelo seu ídolo, o apresentador de TV Murray Franklin, interpretado por Robert De Niro. Já no fundo do poço, triste e desesperado, quando voltava para casa no metrô é hostilizado por três jovens executivos, inclusive sendo agredido fisicamente. Como estava de posse de um revolver, mata os três e foge. Nesse interim começa a idear que deveria revidar tanta agressão contra sua pessoa, pois se sentiu bem, após os assassinatos. Segue-se a escalada de terror e assassinatos, mostrando a demência tomando conta dos atos do personagem. Sendo convidado a participar do programa de TV de Murray Franklin, pois teve muitas visualizações em uma rede social, de uma apresentação de standup, no qual Arthur quase não consegue contar as piadas, pois teve ataque de risos. Na realidade o apresentador do programa de TV só queria ridicularizá-lo mais uma vez. Aceitou e foi no programa de TV e assassinou o apresentador ao vivo. A morte de seu ídolo é o ápice de sua realização, momento sem volta de seus devaneios. Nesse interim a cidade de Gothan foi tomada por revoltas da classe pobre contra os ricos, incêndios, saques, e todo o tipo de violência, pois tinham o palhaço Coringa como ícone da repressão contra o sistema. Nota-se que assim que o personagem vai perdendo a noção da realidade, há uma mudança de cores, antes sombrias e quanto mais a doença aflora, mais seu mundo toma cor. A mudança de cor significa que o personagem está na realidade piorando a situação mental, porém, melhorando em seu mundo doente a percepção do mundo e o prazer em praticar o mal.

Como profissional de enfermagem, visualizo várias falhas no decorrer da história da ascensão do Coringa. O filme retrata o resultado de um lar desestruturado, um padrasto violento e uma mãe que já sofria de graves transtornos mentais, cujas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (42.3 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com