TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme Coringa

Por:   •  5/4/2020  •  Resenha  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 3

O Coringa, filme de origem americana, estreiou no Brasil em 3 de outubro de 2019, dirigido pelo diretor Todd Phillips. Tendo no elenco principal nomes famosos como Joaquin Phoenix e Robert De Niro, a trama conta a história de Arthur Fleck, um palhaço que trabalha para uma agência de talentos e sofre de problemas mentais.

Arthur é acompanhado de perto por uma agente social, e, ao decorrer do filme, ele passa por várias situações fracassadas e intimidadoras, que o levam a cometer crimes e iniciam sua jornada como uma mente criminosa.

Desde o começo do filme observamos como o desprezo da sociedade e o isolamento do personagem contribuíram para a vida perturbada de Arthur Fleck. Logo na primeira cena do filme, o palhaço, que trabalha para uma agência de talentos, tem sua placa roubada por um grupo de meninos na rua, e, após ir atrás deles, é espancado violentamente sem motivo algum.

Além de ficar todo machucado, Arthur leva uma bronca do seu chefe, que exige o pagamento da placa quebrada. É nessa hora que acontece um fato importante no filme: um colega de trabalho lhe entrega um revólver 38 para poder se defender.

As próximas cenas do filme relatam a vida conturbada de Arthur e os seus problemas psicológicos. Ele sofre de distúrbios mentais e em vários momentos sofre uma crise de riso, que ele chama de distúrbio neurológico. Em casa, Arthur vive com a mãe doente, que infeliz e frustrada, projeta no filho a felicidade que nunca teve, apelidando-o de “Feliz” e dizendo que nasceu para trazer alegria.

Tudo começa a dar errado na cena em que Arthur está no hospital divertindo as crianças e, acidentalmente, derruba a arma recebida pelo seu amigo. Este fato leva a sua demissão e, desolado, o ex palhaço tem que voltar para casa sem dinheiro para ajudar a sua mãe.

Na volta para casa indo de metrô, Arthur ri de uma situação envolvendo 3 caras e começa a gargalhar sem parar, devido ao seu distúrbio. Os homens ficam incomodados com essa risada e batem no palhaço, que reage assassinando todos eles. É esse ponto que inicia a vida criminosa do Coringa e provoca um movimento popular contra a elite de Gotham City.

Sofrendo descaso da sociedade, fracassado e posteriormente perdendo a sua ajuda psicológica, já que a assistente social informa que não poderá mais atendê-lo, Arthur Fleck descobre verdades sobre sua vida, que o deixam ainda mais desnorteado. Ele percebe que era filho adotivo e sua mãe, diagnosticada como psicótica, deixava seus namorados abusar fisicamente dele.

A partir de então, a personificação do Coringa toma conta daquele homem franzino que tinha um bom coração. Arthur mata sua mãe asfixiada por um travesseiro no hospital e diz “É muito difícil tentar ser feliz o tempo inteiro. Eu nunca fui feliz nesta minha vida desgraçada”. Agora sem preocupações, sem famìlia e amigos, Arthur encerra o filme como um maníaco, um personagem traumático que rompe com a realidade a todo instante e é capaz de fazer coisas terríveis sem pensar, como mostrado no final onde ele assassina o apresentador do programa ao vivo.

O filme é uma obra prima que retrata muito bem questões psicológicas, sociais e políticas. É nítido o descaso da sociedade com pessoas que sofrem transtornos mentais, como mostrado na cena em que o personagem apanha sem motivo e o fato de sempre é zoado no ambiente de trabalho. Além disso,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (36.1 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com