TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Resumos Fundamentos da Educação

Por:   •  9/8/2015  •  Abstract  •  1.413 Palavras (6 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMOS

- O Que é Educação - Carlos Rodrigues Brandão

- Fundamentos Ético-Políticos da Educação - Antônio Severino

- O Que é Esclarecimento - Immanuel Kant

- Educação e Sociedade - Luckesi

- Filosofia da Educação - Paulo Ghirardelli Jr.

TEXTO 1

O Que é Educação

- A educação está presente no dia-a-dia das pessoas. (Em casa, na rua, na igreja, etc)

- Para o autor, a visão ocidental de modelo de ensino, onde o conhecimento é transmitido por professores e em escolas não é a única existente visto que a educação é encontrada em todos os tipos de sociedades – tribais, caçadores, pastores nômades, países desenvolvidos, etc – desse modo, ela faz parte da construção, continuidade e legitimação de cada uma delas, ou seja, ela é encontrada a partir do momento em que uma sociedade repassa o saber comum necessário para a continuidade de costumes, tradições e crenças de cada uma.

- Conceito de endoculturação – é o processo em que o individuo adquire as especificidades de determinada cultura, a fim de “torná-lo pessoa” dentro de sua comunidade – onde afirma que a educação é uma fração desse processo.

- A transformação da educação em ensino se dá atravez da divisão entre trabalho e poder que originou assim as divisões sociais que trazem como consequência a divisão do saber. (Surgem pessoas especializadas em determinadas areas do saber - professores)

- As desigualdades foram legitimadas uma vez que as sociedades que passaram por esse processo começaram a perder a ideia de igualdade natural da educação passando a firmar o poder de poucos baseado na educação que receberam.

- Mesmo com a hierarquização do saber, as formas de educação iniciais não desaparecem totalmente, pois é a forma de educação inata de toda sociedade.

- Carlos Brandão direciona seu foco para a educação brasileira. De acordo com ele, a realidade da educação não segue o que é afirmado nas leis do país, pois, segundo ele, não existem liberdade e igualdade na educação brasileira e o sistema educacional legitima o ensino elitista difundido no Brasil. O autor explica isso ao afirmar que esse sistema desigual é garantido graças aos interesses políticos e econômicos de pessoas que se beneficiam pela manutenção desse sistema.

TEXTO 2

Fundamentos Ético-Políticos da Educação no Brasil de Hoje

- A escola deve servir como base mediadora e articuladora dos outros dois projetos que tem a ver com o agir humano: de um lado, o projeto político da sociedade e, de outro, os projetos pessoais dos sujeitos envolvidos nas educação.

- Todo projeto implica uma intecionalidade.

- ENTÃO A ESCOLA É:

1) sistemática

2) intencional

- O autor põe em relevo o aspecto epistemológico para mostrar que, a despeito do enorme poder ideológico exercido pela escola, ela é também lugar de elaboração de um ''discurso contraideológico'' e de uma ''nova consciência social''; ou seja, mesmo nessa instituição que aí está, com seus vieses ideológicos e com suas limitações estruturais, é possível educar ''contraideologicamente''. Para tanto, cumpre ''utilizar, com a devida competência e criticidade, as ferramentas do conhecimento'', mediação fundamental pela qual a escola realiza a formação política dos jovens.

- A educação torna-se também uma força transformadora do social, atuando portanto contra-ideologicamente.

        * Educar-se contra-ideologicamente é utilizar, com a devida competência e criticidade, as ferramentas do conhecimento, as unicas que efetivamente o home dispõe para dar sentido às práticas mediadoras de sua existência real.

        * Conhecimento > Ideologia

        * A educação contra ideológica vai no sentido contrário à concepção escolástica, política e econômica. Ela não é regida por uma ideologia.

** ÉTICA = UNIVERSAL

** MORAL = COSTUMES

SOBRE A EDUCAÇÃO IDEOLÓGIA - ESCOLA COMO APARELHO IDEOLOGICO:

- Jesuítas - Pensamento Católico - Concepção Escolástica (ensino religioso = catequese)

- Pensamento positivista Séc XVIII

- Capitalismo Séc XX Década de 50 - Ferramenta para o desenvolvimento econômico - escola era uma "fábrica" de mão de obra.

TEXTO 3

O Que é o Esclarecimento?

- Segundo Kant, esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade.

- SOBRE A MENORIDADE:

        - Na “menoridade” o ser humano é incapaz de fazer uso de sua própria razão, de pensar por si mesmo sem ter alguém lhe monitorando, age pelas leis da casualidade.

        - Motivos de permanecer na menoridade: Kant afirma que todo individuo vive uma situação de menoridade em algum momento ou fase de sua vida, isso pode acontecer tanto por comodismo como por oportunismo, medo ou preguiça.

- SOBRE A MAIORIDADE:

        - Na “maioridade” o homem tem capacidade de pensar por si sendo ele livre, pois, faz uso da razão estabelecendo uma lei moral e ética, agindo por dever e sendo responsável por seus atos. É preciso dar gradativamente liberdade à criança desde cedo, sabendo estabelecer limites para que esta liberdade não lhe prejudique ou prejudique a outros.

- SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ESCLARECIMENTO:

        - Esclarecimento implica em emancipar-se, autodeterminação decidir e agir sem a direção de outrem. Ser esclarecido é saber 'cair e levantar-se' sem se deixar intimidar, sem se deixar atemorizar afim de outras tentativas. Esclarecimento é tentar conseguir pela transformação do próprio espírito, ergue-se da dependência, da menoridade e empreender então uma caminhada por si mesmo. Esclarecimento é produzir a verdadeira reforma no modo de pensar; no entanto, esse esclarecimento exige autonomia e liberdade para fazer o uso público de sua razão em todos os assuntos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (82.9 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com