TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Contextualizada

Por:   •  14/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 3

                              Atividade contextualizada  

Nome Completo                                                                  Maria José Gomes de Arruda

Matrícula                                                                             01517941

Curso                                                                                  Farmácia

Texto:  

                            Transplante de órgãos

Transplante nada mais é do que o ato de transferir células, tecidos, órgãos, ou partes do corpo de uma pessoa (doador) para outra (receptor), com a finalidade de restabelecer uma função do órgão do corpo do receptor. No entanto, para que o processo de doação aconteça são necessários alguns cuidados especiais que irão depender de inúmeros fatores como o tipo de órgão a ser transplantado, causa da doença, condições de saúde do paciente, entre outros.

O processo de transplante não algo tão simples, existem algumas “regras biológicas” para que tudo aconteça da melhor maneira possível. É necessário que doadores e receptores tenham características genéticas semelhantes como por exemplo: o mesmo tipo sanguíneo (em caso de transplante de determinados órgãos), e uma compatibilidade HLA. Todas essas informações necessárias são fornecidas através de banco de dados computadorizados que cada

Para evitar a rejeição, é necessário o tratamento continuo com medicamentos após o transplante, por toda a vida. Mesmo com medicamentos, a rejeição pode ocorrer pois não se pode descartar o risco de infecções bacterianas, e nesses casos, é preciso aumentar as doses ou até trocar os medicamentos.

Os medicamentos usados com maior frequência em tratamento ambulatorial pós-transplante são os imunossupressores, utilizados em 100% dos pacientes. Também são prescritos diuréticos, antibióticos, vitaminas e antiácidos. As medicações imunossupressoras geralmente utilizadas são: Ciclosporina, Prednisona, Tacrolimus, Micofenolato Mofetil e Rapamicina.

O nosso sistema imunológico age reconhecendo, defendendo e protegendo o nosso organismo contra todo tipo de infecções, e rejeitam tudo o que é estranho,e o órgão transplantado é visto pelo sistema imune como algo estranho não que pertencente ao “seu organismo”. Por isso é de extrema importância o uso dos imunossupressores, pois eles agem de forma que ajudam a “enfraquecer” o sistema imunológico para que este não rejeite o órgão transplantado. Contudo, para que o transplante seja um sucesso é importante que todas as medicações sejam tomadas da forma prescrita pelo médico, seguindo à risca os horários e as orientações determinadas.

Referencias:

https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-02/agencia-brasil-explica-como-e-o-transplante-de-orgaos-no-brasil

https://mundoeducacao.uol.com.br/saude-bem-estar/rejeicao-orgaos.htm

https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/doen%C3%A7as-imunol%C3%B3gicas/transplante/considera%C3%A7%C3%B5es-gerais-sobre-transplantes

https://www.hospitaldebase.com.br/transplanterenal/imunosupressores.html

https://www.scielo.br/j/rgenf/a/BMvZWp4qLZRXVxkVC9PjQzK/?lang=pt#:~:text=As%20medica%C3%A7%C3%B5es%20imunossupressoras%20geralmente%20utilizadas,decis%C3%B5es%20impostas%20pelo%20regime%20m%C3%A9dico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (57.5 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com