TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Contextualizada Biossegurança

Por:   •  10/10/2023  •  Dissertação  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 2

BIOSSEGURANÇA: SINONIMO DE SAÚDE

Nome completo: Elissandra Macedo Ribeiro

Matricula: 01460443

Curso: Farmácia

Segundo Moura (2010), a biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando à saúde dos seres humanos.

Além de atribuições como assegurar que os materiais manipulados e os insumos consumidos não acometam o meio ambiente, no que diz respeito a saúde, a biossegurança vem tendo frequentes avanços nos processos operacionais e funcionais de estrema importância, tendo em vista medidas de controle de infecção para proteção de equipes de assistências e usuários , promovendo assim a consciência sanitária, no local atua, através de preservação do meio ambiente, na manipulação e no descarte de resíduos químicos, tóxicos e infectantes, reduzindo extraordinariamente, os riscos à saúde no geral  e os acidentes ocupacionais.

Uma outra área na biossegurança que vem ganhando avanços significantes são as pesquisas e aplicações da biotecnologia, tornando assim necessário a adoção de normas e procedimentos com a lei 11.105 instituída em 2005 para regular as atividades que envolvam aplicação das técnicas de engenharia genética, orientando diversas ações para que seja possível estudar, criar e inserir ao mercado produtos geneticamente modicados, visando assegurar que os processos biotecnológicos se realizem sem afetar a saúde humana e o meio ambiente objetivando prevenir e principalmente evitar os possíveis riscos envolvidos nessa atividade.

A execução das normas da biossegurança auxilia, principalmente, a minimizar os riscos biológicos que circulam dentro do ambiente hospitalar, dentre eles infecção hospitalar, descarte incorreto de resíduos que ocorrem também quando não há adoção de procedimentos técnicos adequados no manejo dos diferentes tipos de lixo gerados. A biossegurança representa uma ferramenta fundamental para que os profissionais exerçam suas atividades laborais com mais segurança. Sendo assim todas as medidas possíveis de serem adotadas para reduzir os riscos de acidentes devem ser consideradas e adotadas.

REFERÊNCIAS

http://www.biologico.sp.gov.br/uploads/docs/arq/v77_3/penna.pdf

http://files.bvs.br/upload/S/0100-0233/2009/v33n3/a014.pdf

https://saude.es.gov.br/Media/sesa/LACEN/Manuais/MANUAL%20DE%20BIOSSEGURAN%C3%87A%20LACEN-ES%20REV%2002.pdf

MOURA, J. K. S. Biossegurança no ambiente hospitalar: percepção de enfermeiros. Tese pela Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, Petrolina-PE, 2010.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (51.7 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com