TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACOMPANHAMENTO FARMACOTERAPÊUTICO- ESTUDO DE CASO- ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Por:   •  20/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.970 Palavras (12 Páginas)  •  603 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE PITÁGORAS DE IPATINGA

CURSO DE FARMÁCIA

ELZENI DE SOUZA E SILVA

ACOMPANHAMENTO FARMACOTERAPÊUTICO- ESTUDO DE CASO- ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Ipatinga

2017

FACULDADE PITÁGORAS DE IPATINGA

CURSO DE FARMÁCIA

ELZENI DE SOUZA E SILVA

ACOMPANHAMENTO FARMACOTERAPÊUTICO- ESTUDO DE CASO- ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

[pic 1]

Ipatinga

2017

AGRADECIMENTOS

A elaboração deste trabalho não teria sido possível sem a colaboração, estímulo e empenho de diversas pessoas. Gostaria de expressar toda a minha gratidão e apreço a todos aqueles que, direta ou indiretamente, contribuíram para que esta tarefa se tornasse uma realidade. A todos quero manifestar os meus sinceros agradecimentos em especial as orientadoras, Marina Giselle Carvalhães Costa Melo é Jackeline de Souza Alecrim.

Resumo: A Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus são duas patologias que o numero de casos só vem aumentando e acometendo um grande numero de pessoas, não só idosos, mas pessoas de todas as idades. Além de serem doenças crônicas muito comuns, onde seu tratamento e controle exigem alterações no seu estilo de vida, como mudança na dieta, pratica de atividades físicas e ate mesmo na ingestão de medicamentos. Esse trabalho tem como objetivo descrever e avaliar o acompanhamento farmacoterapêutico realizado a um dos pacientes da drogaria, e através dos dados coletados pela entrevista, onde utilizamos o método Dáder como manual de acompanhamento farmacoterapêutico, viu se que a paciente entrevistada era portadora de duas patologias que são elas hipertensão arterial e Diabetes mellitus. Foram avaliados a farmacoterapia da paciente, possíveis problemas de interações medicamentosas, possíveis efeitos adversos relacionados ao medicamento, tudo o que foi detectado foi passado para a farmacêutica e algumas ideias para que se necessário seja feita uma intervenção farmacêutica.

Palavras-Chave: Pressão Arterial e Diabetes Mellitus

ABSTRACT: Arterial Hypertension and Diabetes Mellitus are two conditions that the number of cases has been increasing and affecting a large number of people, not Just seniors, but people of all ages. Besides being very common chronic diseases, where treatment and control require changes in your lifestyle such as change in diet, practice of physical activities and even in the intake of drugs. This paper aims to describe and evaluate pharmacotherapeutic monitoring performed to one of the health unit patients, and through the data collected by interview, where we use the Dader method as pharmacotherapeutic monitoring manual, saw that the interviewed patient had two pathologies are they hypertension and diabetes mellitus. We evaluated the pharmacotherapy of patients, potential problems of drug interactions, possible adverse effects related to the drug, all that was detected was passed to the pharmaceutical unit and some ideas so that if necessary a pharmaceutical intervention is made.

Keywords: Blood Pressure and Diabetes mellitus



SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

1.1 DENSEVOLVIMENTO        4

2 ATENÇÃO FARMACEUTICA        5

2.1 PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS        5

3 ATENÇÃO FARMACOTERAPEUTICO        6

4 HISTORICO CLINICO        7

5 RESULTADOS E DISCUSSÕES        8

5.1 PLANO DE ATENÇÃO        8

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

7  BIBLIOGRAFIA        10


ACOMPANHAMENTO FARMACOTERAPÊUTICO- ESTUDO DE CASO- ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

                                                                   ELZENI DE SOUZA E SILVA

INTRODUÇÃO

Foi realizado um estagio onde nos foi proposto esse acompanhamento farmacoterapeutico a um paciente da drogaria santos e Ltda. com objetivos de colocarmos em pratica o que nos foi passado na teoria que é a atenção farmacêutica, e através desse acompanhamento que foi realizado com uma paciente foi identificado duas patologias que são Hipertensão arterial e Diabetes mellitus.

 A Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus são duas patologias que o numero de casos só vem aumentando e acometendo um grande numero de pessoas, não só idosos, mas pessoas de todas as idades. Além de serem doenças crônicas muito comuns, onde seu tratamento e controle exigem alterações no seu estilo de vida, como mudança na dieta, pratica de atividades físicas e ate mesmo na ingestão de medicamentos.

Goodman & Gilman, 2011 relatam que a hipertensão arterial é a mais comum das doenças cardiovasculares. Nos EUA ate 43 milhões de adultos apresentam pressão arterial sistólica e/ou diastólica acima de 140/90.

Através dessa atenção farmacêutica e desse acompanhamento é possível notar que o farmacêutico tem uma grande importância no resultado do tratamento dos pacientes, pois dessa forma dá para saber qual é o tratamento mais indicado, mais seguro e mais eficaz, pois dessa forma podem diminuir os efeitos adversos, as interações medicamentos e ter mais sucesso nos tratamentos.

 HIPERTENSÃO ARTERIAL E DIABETES

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma doença crônica e por ser um dos mais importantes riscos para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, apresenta um elevado custo médico-social. No Brasil, em 2003, 27,4% dos óbitos foram decorrentes de doenças cardiovasculares (SBH, cerca de 152006). A prevalência da HAS é elevada, estimando-se que a 20% da população brasileira adulta seja hipertensa.

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial (PA). Associa-se frequentemente a alterações funcionais e/ ou estruturais dos órgãos-alvo (coração, encéfalo, rins e vasos sanguíneos) e a alterações metabólicas, com consequente aumento do risco de eventos cardiovasculares fatais e não fatais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (190.9 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com