TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESTILAÇÃO POR ARRASTE A VAPOR – EXTRAÇÃO DE ÓLEO ESSENCIAL DE FOLHA DE EUCALIPTO

Por:   •  24/1/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.380 Palavras (6 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS - ICEX

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

BELO HORIZONTE, MG, BRASIL

Química Orgânica Experimental – Farmácia

RELATÓRIO No 01

DESTILAÇÃO POR ARRASTE A VAPOR – EXTRAÇÃO DE ÓLEO ESSENCIAL DE FOLHA DE EUCALIPTO

Maria Clara dos Santos Pereira e Silva

Belo Horizonte, 09 de dezembro de 2021

  1. INTRODUÇÃO

No processo de destilação por arraste a vapor são utilizados dois líquidos imiscíveis, normalmente água e o líquido a ser destilado. Dessa forma, atua como um procedimento de isolamento e purificação de substâncias e nesta prática será realizado o isolamento de óleo essencial de folha de eucalipto. O decorrer do processo se dá pelo aquecimento de um recipiente contendo água, que evaporará, e carregará moléculas do componente desejado. Em seguida, tal vapor passará pelo condensador e voltará a ser líquido. A composição de tal líquido recolhido, também chamado de hidrolato, depende da massa molecular dos componentes e suas pressões de vapor. A medida da composição pode ser realizada da seguinte maneira:

                                         [pic 2]

pº de A  pressão de vapor de A                         pº de B = pressão de vapor de B[pic 3]

Óleos essenciais são substâncias orgânicas e voláteis extraídas de plantas e representam uma importante matéria prima para as indústrias farmacêutica e cosmética. O processo de obtenção consiste em volatilizar o óleo com uma corrente de vapor de água. Seguindo os princípios da Lei de Dalton, a pressão de vapor total da mistura é inferior à pressão caso os líquidos estivessem puros, dessa forma a temperatura de ebulição será menor que 100 ºC a 1atm. O fato de ser realizado em temperaturas mais baixas constitui uma vantagem pois, compostos orgânicos como os óleos essenciais são sensíveis e podem se degradar em altas temperaturas.

Para a obtenção do óleo essencial presente na folha de eucalipto é comumente utilizada a destilação por araste de vapor. Ao ser extraído, a água vaporizada e óleo, condensam-se em condensador resfriado com água e a mistura é separada com funil de decantação, pois o líquido extraído é uma mistura de composto polar e apolar, constituindo assim uma mistura de líquidos imiscíveis.

Durante o processo de extração são utilizados solventes para a separação e isolamento de substâncias, como o clorofórmio por exemplo. No processo de lavagem é escolhido um solvente onde um dos componentes da mistura seja bastante solúvel nele e o outro seja insolúvel ou pouco solúvel. Como no caso da extração por arraste de vapor é utilizado água ela não se mistura ao diclorometano, ou outros solventes orgânicos, permitindo dessa forma a separação das fases aquosa e orgânica.

  1. OBJETIVOS

O procedimento teve como objetivo extrair o óleo essencial de folha de eucalipto, através do método de destilação por arraste a vapor e separar a fase orgânica da aquosa.

  1. MATERIAIS
  • Erlenmeyer;
  • Alonga;
  • Condensador reto;
  • Presilha;
  • Garras;
  • Mangueiras;
  • Mufa;
  • Balão de fundo redondo;
  • Tubos de vidro;
  • Aro;
  • Tubo de segurança;
  • Balão de destilação;
  • Manta de aquecimento;
  • Folhas de eucalipto picadas (76,89g);
  • Água;

  1. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Foi montado o aparato de destilação de baixo para cima como mostrado na figura abaixo: [pic 4]

Figura 1- Aparato de destilação por arraste a vapor. Fonte: http://www.abq.org.br/cbq/2013/trabalhos/14/2780-17038.html 

Foi adicionada água até em um pouco acima da metade da capacidade total do balão gerador de vapor além de fragmentos de porcelana, a fim de garantir uma ebulição sem turbulências. Em seguida, foi encaixado o tubo de segurança atentando-se ao fato de que ele deve estar submerso, mas não deve tocar o fundo do balão.

Em outro balão foram adicionadas as folhas de eucalipto picadas, aproximadamente 78g, com o auxílio de um bastão de vidro. Após foram encaixados os tubos de vidro que permitem a passagem de vapor de um balão ao outro e foi realizada o restante da montagem do aparelho de destilação por arraste a vapor.

O procedimento iniciou-se com o acionamento da manta aquecedora. A partir da ebulição da água foi possível observar a passagem do vapor pelos tubos de vidro e, em sequência, pelo balão contendo as folhas de eucalipto. Consequentemente, nas paredes internas do condensador pode-se visualizar a condensação desse vapor. Logo em seguida, houve a formação das primeiras gotas de destilado, as quais foram coletadas no erlenmeyer. Partes do aparelho de destilação podem ser cobertas por papel alumínio com o objetivo de mantê-las aquecidas. Após o fim da destilação, o aparato foi desmontado seguindo a ordem contrária da montagem, ou seja, de cima para baixo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (183.2 Kb)   docx (606.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com