TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Casos - Câncer Colorretal

Por:   •  10/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.296 Palavras (6 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Estudo de casos

Discentes: Adriana Oliveira, Laís Vitória, Sara Morais, Saara Cerqueira.

Docente: Renata Gomes.

Estudo de casos

1.CASO 

A paciente mulher,68 anos (idosa) em consulta clínica na USF Pituaçu chegou apresentando placas na pele (de origem patológica desconhecida), ressecamento nos pés, coceiras, dificuldade para dormir (devido alguns problemas pessoais relatados) e se encontrava com a pressão arterial elevada(mesmo sem ter diagnostico de hipertensão), relatou fazer uso de dexametasona (creme), cetoconazol (creme) e o médico prescreveu diazepan (via oral).

Como o intuito desse estudo é voltado para terapia medicamentosa voltaremos nosso foco para os fármacos.

  1. O primeiro fármaco a ser avaliado nessa terapia é o Dexametanal (dexametasona).

  • Apresentação: (acetato de dexametasona) creme dermatológico de 1 mg/g.
  • Composição: cada g de dexametonal contém:

--> acetato de dexametasona......1 mg.

--> excipientes q.s.p. ..........  1 g.  

Álcool etílico, edetado dissodico, metilparabeno, álcool cetoestearilico + polissorbato 60 (Polawax), polissorbato 80, proprilenoglicol, propilparabeno e água de osmose (reversa).

Sua ação: Aplicados na pele, produzem vasoconstrição, por mecanismo desconhecido ou, talvez, pela potencialização de substancias endógenas de atividades vasoconstritora, o efeito de estabilização da membrana do lisossomo inibe a liberação de citotoxinas que causam dor e prurido. É também ocorre supressão da fosfolipase A, necessária para a liberação de mediadores da inflamação.  

Avaliação: O medicamento é um creme anti-inflamatório e antipruriginoso comumente utilizado para alguns casos de dermatites, devido as placas na pele da paciente foi uma boa escolha este fármaco pois os corticosteroides são utilizados especialmente pela sua ação anti-inflamatória. Partindo de tudo já estudos podemos concluir que o ressecamento nos pés da paciente pode ser devido ao uso desse medicamento pois uma das reações adversas dos corticoides é o ressecamento. Desconhecem-se interações medicamentosas com o fármaco em forma de creme. (Aprovado para continuar com este medicamento).  

  1. O segundo fármaco é o Cetaconazol.

Apresentação: Creme dermatológico: bisnagas de 30 g.

Composição: Cada g do creme contém:

--> cetoconazol ................. 20 mg.

--> excipientes q.s.p. ......... 1 g.

Álcool cetoestearílico, miristato de isopropila, estearato de sorbitana, polissorbato 60, polissorbato 80, propilenoglicol, sulfito de sódio e água purificada.

Sua ação: O princípio ativo do cetoconazol possui potente atividade antimicótica, agindo rapidamente no prurido proveniente de tais infecções.

Avaliação : O medicamento é um creme antifúngico (ação em micoses) que esta muito bem colocado na terapêutica pois ele complementa o tratamento com o dexametanal, mesmo sua terapêutica sendo associada ao dexametanal o seu uso deve ser prescrito por tempo mais prolongado já que seus efeitos são a longo prazo.

       3. O terceiro fármaco é o Diazepam.

Apresentação: podendo ser de comprimidos 5 mg e 10 mg .

• cada 5 mg contém:

--> diazepam ............ 5 mg.

--> Excipientes ........... 1 comprimido.

• cada 10 mg contém:

 --> diazepam ............ 10 mg.

 --> excipientes ............ 1 comprimido.

Sua ação: O fármaco como se trata de um benzodiazepínico agem como ansiolítico, que além de diminuição da ansiedade, incluem sedação, hipnose, relaxamento muscular e propriedades anticonvulsivantes e estes efeitos são gerados pois os benzodiazepínicos agem potencializando a ação do neurotransmissor GABA que é um neurotransmissor inibitório do SNC.

Avaliação: O medicamento como tem ação de induzir o sono e diminuir a ansiedade foi uma boa escolha para a paciente e com doses pequenas não causam danos físicos e nem mentais e claro o seu uso deve ser temporário pois não se trata de uma paciente com diagnostico concluído de ansiedade então sua terapia deve durar só ate estes problemas pessoais que causam desordem no sono e ansiedade serem resolvidos e observar se a paciente não esta gerando alguma dependência.

         4. Conclusão do caso: Toda a terapêutica foi correta e sem riscos de interações, bastara só orienta adequadamente a paciente quanto aos horários e o cuidado com o diazepam principalmente para evita um consumo maior do que o prescrito para evita uma intoxicação.

2. CASO

Paciente mulher, 41 anos em consulta na mesma unidade do primeiro caso, chegou relatando sentir dores abdominais, inchaço e gases constante, informou já ter tido H. pylori (sem informação se seguiu o tratamento corretamente) e disse fazer uso diário de omeprazol.

Nesse caso vamos fazer algumas observações focadas na patologia comentada pela paciente com objetivo de entende a importância do fármaco de uso diário dessa paciente.

  1.  O Helicobacter pylori é uma bactéria que se aloja no estomago ou intestino, onde prejudica a barreira protetora e estimula a inflamação, ocasionando em sintomas como dor e queimação abdominal, além de aumentar o risco de desenvolvimento de um câncer. E o tratamento é feito com um antibiótico associado com omeprazol, o maior problema com o H. pylori é falta de algumas orientações ao paciente de como proceder nessa terapia, a alimentação, a ingestão de água, os horários regulados dos remédios tudo isto influencia para uma recuperação rápida e sem sequelas (como uma úlcera ou gastrite permanentes).

  1. Medicamento para estudo omeprazol.

Apresentação: pode ser de 10,20 e 60 mg.

Cada 10,20,40 mg por cada cápsula contém:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (124.9 Kb)   docx (35.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com