TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso

Por:   •  2/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.616 Palavras (7 Páginas)  •  841 Visualizações

Página 1 de 7

Disciplina

Fitoterapia

Curso

Farmácia

Semestre

8ºcn

Docente

André Silva Pinto

Discente

Gustavo Bonfim, Márcia Costa Dias, Tatiane Loureiro

[pic 1]

ESTUDO DE CASO (DIGESTÓRIO)

Madalena, 38 anos, há alguns meses vem apresentando desconforto na região epigástrica e hipocôndrio direito, acompanhado de digestão difícil, flatulência, sensação de empachamento, eructações e náuseas. Foram realizadas endoscopia digestiva alta, parasitológico de fezes e ultrassonografia abdominal total, que não demonstraram nenhuma alteração.

Frente a esses resultados, o médico pede sua opinião para a prescrição de uma terapêutica medicamentosa adequada ao caso.

1. Qual o provável quadro clínico apresentado acima e seus principais sinais e sintomas?

Quadro Clínico de: dispepsia

Sintomas: desconforto na região epigástrica e hipocôndrio direito, difícil digestão, flatulência, sensação de empachamento, Eructações e náuseas.

2. Identifique e priorize os fatores específicos da paciente que devem ser considerados para se alcançar o resultado terapêutico desejado.

Priorizar medicamentos naturais

Recomenda-se ao paciente que coma devagar, lembrando que o próprio ato da ingestão de alimentos é importante, evitar beber líquidos durante as refeições, comer de 3 /3 h,evitar bebidas gasosas, evitar anti-inflamatórios não esteroidais,pois agride a mucosa gástrica.Quando necessário fazer uso de fármacos seletivo á COX2, evitar alimentos gordurosos, álcool e tabaco.E aumentar as horas de laser. Ingerir dois litros de agua por dia.

3. Elabore um tratamento e explique sucintamente o mecanismo de ação da (s) planta (s) medicinal (is) escolhida (s).

Fármaco   alcachofra (Cynara scolymus)

Mecanismo de ação:

Possui ação colagoga, ou seja, estimula a secreção da bile pela vesícula biliar para o duodeno.

Possui ação colerética, ou seja, estimula a produção de bile pelo fígado.

O extrato de alcachofra atua como agonista dos receptores serotonérgicos ecolinérgicos, presentes no intestino, responsáveis pelo peristaltismo e motilidade intestinal, apresentando melhora da constipação, da dispepsia e dos sintomas da SII.

Possui em sua composição flavonoides e ácido hidroxicinâmicos. Por seu efeito antioxidante, ainda reduz a oxidação do colesterol LDL, controlando um fator importante para doenças ateroscleróticas.

Posologia: é usado na faixa de 200 a 1.000mg ao dia, divididas em 3 tomadas, após a s refeições.

4. Como profissional de saúde e futuro (a) farmacêutico (a), aconselhe sua paciente a fim de otimizar o tratamento e obter maior benefício terapêutico

Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado. Manter o medicamento em sua embalagem original, e com sua respectiva bula; protegendo-o da luz, do calor e da umidade.

Conservar o produto em temperatura ambiente (entre 15°Ce 30°C), nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.

Respeitar os horários detomadas, seesquecer não dobrar a dose na tomada seguinte.

Não deve ser administrada durante a gravidez e amamentação (neste diminui a secreção do leite), nem em casos de fermentação intestinal, obstrução do ducto biliar e hepatite.

O uso de diuréticos na presença de hipertensos ou cardiopatas, só deve ser feita sob orientação médica, devido a uma possível descompensação tensional e um efeito potencializador de cardiotônicos. E evitar a automedicação, pode   ocorrer alguns efeitos    adversos, como efeito laxativo, gases, aumento do apetite e fraqueza.  

Guardá-los longe de produtos de limpeza e cosméticos

Medicamentos não podem ser guardados no banheiro ou na cozinha

Se persistirem os sintomas ,o médico deverá ser consultado.

ESTUDO DE CASO (SIST. NERVOSO)

Joaquim, 46 anos, arquiteto, faz uso diário de medicamento benzodiazepínico (Clonazepam) para dormir desde a morte de sua companheira há dois anos. Alertado pela sua filha sobre os possíveis efeitos colaterais e risco de dependência desses medicamentos, e percebendo que se sentia com “ressaca” pela manhã, lembrou-se que já havia utilizado fitoterápicos com bons resultados. Seu Joaquim refere dificuldade em dormir e vem sofrendo de grande irritabilidade e ansiedade. Nos finais de semana não abre mão de tomar cerveja com os amigos.

1. Qual o provável quadro clínico apresentado acima e seus principais sinais e sintomas?

Caso Clinico de: ansiedade e insônia.

Sintomas: Ressaca pela manhã, irritabilidade dificuldade de dormir e ansiedade.

2. Identifique e priorize os fatores específicos da paciente que devem ser considerados para alcançar o resultado terapêutico desejado. Antes de começar o uso do fármaco fitoterápico é preciso fazer o desmame do clonazepam, pois se houver uma parada imediata pode ocasionar o paciente a efeitos e sintomas graves incluídos ataques epiléticos.

Priorizar medicamentos naturais.

Não fazer uso de cafeína, ou outros termogênicos,bebidas alcoólicas e evitar o stress

Não utilizar associadamente a antidepressivos (tricíclicos, ISRS, IMAO).  

Evitar uso em pacientes com doenças hepáticas ou renais

Respeitar a posologia e os horários de tomada.

3. Elabore um tratamento e explique sucintamente o mecanismo de ação da (s) planta (s) medicinal (is) escolhida (s).

Fármaco: Griffonia   s implicifolia

Recomenda-se de 50 a 150mg 2 vezes ao dia 2 horas antes do almoço e jantar. Sendo a             dosagem máxima 600 mg/dia

- Insônia e depressão – 100mg ao deitar.

Mecanismo de Ação:

 O 5HTP sai da corrente sanguínea mais facilmente em direção ao cérebro, onde aumenta a síntese da serotonina no sistema nervoso central. Com a serotonina em alta, o humor    melhora e a sensação de prazer.

A G. simplicifolia aumenta a síntese da serotonina, um hormônio produzido pelo cérebro que está envolvido com o humor, sono e apetite. A diminuição de serotonina tem sido associada àdepressão, insônia, transtornos obsessivos compulsivos,assim como a distúrbios alimentares que causam a obesidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (106 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com