TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS ENDOTÉRMICOS E EXOTÉRMICOS

Por:   •  6/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  916 Palavras (4 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

2a ATIVIDADE AVALIATIVA FÍSICO-QUÍMICA – 2016/1

PROCESSOS ENDOTÉRMICOS E EXOTÉRMICOS – PARTE 2 – TURMA B

1) Instruções: após a realização da prática 3 (12/07) leia os artigos indicados. A atividade será realizada em trio e deverá ser entregue, manuscrita à caneta, na aula de 02/08.

BRASIL, L.H.A. et al. Efeito da temperatura ambiental na densidade e ponto de congelamento do leite de cabra. Ciênc. Tecnol. Aliment., vol.19, n.3. Campinas, set./dez. 1999. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20611999000300007>. Acesso em: 11 jul. 2016.

OLIVEIRA, A.G. de; SCARPA, M.V. Alteração e conservação dos medicamentos. In: INFARMED. Disponível em: . Acesso em: 11 jul. 2016.

PORTUGAL. Informações sobre a conservação dos medicamentos em caso de onda de calor. Serviço Nacional de Saúde [online]. Serviço Nacional de Saúde. Disponível em: < http://www.infarmed.pt/portal/page/portal/INFARMED/MEDICAMENTOS_USO_HUMANO/PRESCRICAO_DISPENSA_E_UTILIZACAO/MEDICAMENTOS_E_CALOR/CONSERVACAO_MEDICAMENTOS_CALOR >. Acesso em: 11 jul. 2016. 

2) Responda às seguintes questões:

  1. Falar, resumidamente, da importância da conservação de temperatura dos medicamentos e dos alimentos como fator de qualidade e de saúde.

A conservação define a qualidade do produto. A instabilidade química sofrida pelo fármaco principalmente pela alteração de temperatura reflete-se diretamente na diminuição do teor de sua substância ativa, comprometendo o seu efeito terapêutico.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online: Mais de 1000 cursos online com certificado http://www.portaleducacao.com.br/farmacia/artigos/6287/conservacao-de-medicamentos-saiba-a-importancia#ixzz4Fk98rHS4

  1. Descrever os principais efeitos da temperatura ambiental:
  1. Na densidade e no ponto de congelamento do leite de cabra;

Na densidade o efeito da temperatura ambiente não se verificou diferença estatisticamente significativa para densidade no leite das cabras Pardas Alpinas em condições de termoneutralidade e de estresse térmico. Para o ponto de congelamento usou o ponto crioscópico como referência e houve diferença estatística significativa para o ponto crioscópico entre o leite de cabras Pardas Alpinas em condições de termoneutralidade e estresse térmico,sendo o valor médio maior para as condições de termoneutralidade.

  1. Na estabilidade física das fórmulas farmacêuticas.

O aumento da temperatura ( calor ) tem influência direta na estabilidade física de muitas formas farmacêuticas, tais como soluções, emulsões, semisólidos,suspensões, supositórios, etc. As alterações causadas incluem, desde a modificações reológicas, já que interfere significativamente na viscosidade,deformações geométricas na forma farmacêutica, contribui para a desestabilização de sistemas emulsionados ou suspensos, além de favorecer a evaporação de solventes voláteis, a qual pode causar recristalizações.

  1. Faça um fluxograma das principais etapas da alteração e conservação dos medicamentos descritas no artigo e fale brevemente sobre cada uma delas.

  1. Qual o procedimento para a conservação dos medicamentos que o farmacêutico deverá indicar ao paciente que reside em Governador Valadares-MG (temperatura média 39 oC) e irá passar uma temporada na região Sul do Brasil, com média de temperatura ambiente de 17 oC ? Para responder, utilize as recomendações da ANVISA para armazenamento e conservação de medicamentos e de alimentos.

Na viagem:

  • Não os armazenar em caixas metálicas;
  • Não retirar comprimidos dos blisters (embalagem) para facilitar transporte;
  • Não o deixes no carro;
  • Se necessário, armazena-los em mala térmica.


Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
http://www.portaleducacao.com.br/farmacia/artigos/6287/conservacao-de-medicamentos-saiba-a-importancia#ixzz4FkU98U8d

  1. Como base nos artigos sobre o efeito da temperatura ambiental na densidade e ponto de congelamento do leite; alteração e conservação dos medicamentos e informações sobre a conservação dos medicamentos em caso de onda de calor, faça um paralelo, comparando os efeitos do calor, da temperatura ambiente e do frio nos alimentos e medicamentos.

No leite de cabra,com estressa térmico observou-se um menor ponto de fusão e ebulição, isso porque com o aumento da temperatura as cabras consomem mais água o que torna a densidade do leite menor e consequente pontos de fusão e ebulição menores.

Em relação aos medicamentos,com maior temperatura,há maior numero de  ondas de calor o que influencia no tempo de degradação do farmáco,do seu equilíbrio, podendo torná-lo inativo.Na maioria das vezes temperaturas baixas são ótimas para conservação do mesmo.Além disso, maiores temperaturas interferem na viscosidade,e favorecem a evaporação de solventes voláteis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (139.9 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com