TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO FILME: FROM HELL

Por:   •  15/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.415 Palavras (14 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 14

FROM HELL

ROTEIRO DE DISCUSSÃO DO FILME

1ª) O QUE SÃO ESTADOS ALTERADOS DE CONSCIÊNCIA? INTUIÇÃO?

O termo Estados Alterados de Consciência (EAC) foi difundido por Charles T. Tart, psicólogo e parapsicólogo norte-americano. Tart definiu EAC como uma alteração qualitativa no padrão global de funcionamento mental que o indivíduo sente ser radicalmente diferente do seu modo usual de funcionamento¹.

O EAC é um estado mental induzido por agentes farmacológicos, fisiológicos ou psicológicos que deriva de um estado normal de consciência, podendo ser causados tanto por fatores acidentais ou patológicos quanto por fatores intencionais (recreação, meditação ou escuta de ondas cerebrais como ondas bineurais)².

A intuição é considerada como um conhecimento direto, imediato, sem necessidade de provas e raciocínios, uma compreensão direta, imediata de algo. É uma verdade de ordem diversa daquelas que se atingem por meio da razão ou do conhecimento discursivo ou analítico. Freud chamou de comunicação direta de inconsciente a inconsciente sem passar pela consciência. É uma forma de comunicação não verbal que ocorre na relação analítica, em nível primordialmente de afeto³.

A maioria das definições não esclarece de onde e como surgem as intuições; algumas dizem que surgem do conjunto de conhecimentos adquiridos nas múltiplas experiências do Ser, que são readaptadas para se adaptarem a uma nova situação e que afloram à mente espontaneamente, pois tais conhecimentos pertencem ao seu universo peculiar e subjetivo de conhecimentos³.

2ª) EXEMPLOS DE RACIOCÍNIO CIENTÍFICO NO FILME

Segundo o dicionário de conceitos, a ciência é um conjunto de técnicas e de métodos que permitem organizar o conhecimento sobre a estrutura de fatos objetivos e acessíveis a muitos observadores, já o raciocínio, por sua vez, é o produto da mente, isto é, aquilo que resulta da atividade intelectual. Com isso as principais características do raciocínio científico destacam-se a objetividade (os fatos são tomados tal e qual são apresentados na realidade), a racionalidade (parte de princípios e de leis científicas) e a sistematicidade (o conhecimento é ordenado e hierarquizado). O raciocínio científico também é fático, transcendente, analítico, preciso, simbólico, verificável, metódico, preditivo, aberto e útil4.

Sendo assim, acredito que alguns exemplos de raciocínio científico foram utilizados no filme, como por exemplo: modo de transmissão da sífilis (aparece no filme como uma das grandes preocupações, apesar de carregar grande estigma); efeitos adversos do uso de láudano e absinto (quando o médico prescreve alguns medicamentos para o investigador devido aos efeitos causados pelo uso de tais drogas, como a perda de apetite); conhecimentos de anatomia humana (localização de órgãos citado pelos médicos e um questionamento do investigador que identifica que o corte no pescoço deveria proporcionar jatos de sangue); tratamento a base de lobotomias (era o conhecimento científico que possuíam na época).

3ª) USOS, APLICAÇÕES E ENSINAMENTOS DAS LOBOTOMIAS.

A Lobotomia pode ser definida como um tipo de psicocirurgia desenvolvida pelo neurologista português Dr. Antônio Egas Moniz, e realizada pela primeira vez em 1935, com o seu colega, Almeida Lima. A técnica consistia de cortar tratos de fibra entre o tálamo e o lobo frontal, usando uma faca especial chamada leucótomo5.

A lobotomia foi usada em vários países como uma tentativa de reduzir psicose e depressão severa ou comportamento violento em pacientes que não podiam ser tratados com qualquer outro meio (na ocasião, não havia muitos: o choque induzido por insulina e o choque eletroconvulsivo também estavam em seus estágios iniciais e os medicamentos ainda não estavam disponíveis). Assim, a lobotomia era empregada principalmente em pacientes institucionalizados que também mostravam agitação crônica ou angústia e comportamento obsessivo-impulsivo5.

Dois cirurgiões americanos, Walter Freeman e James Watts, adotaram entusiasticamente o procedimento de Moniz e o melhoraram. Eles desenvolveram um procedimento cirúrgico rápido e fácil chamado “leucotomia trans-orbital” que podia ser feita em alguns minutos sob anestesia local em um consultório médico. Ela consistia na inserção, com a batida leve de um martelo, de um instrumento de quebrar gelo através do teto das órbitas, seguido de um movimento lateral rápido para romper as fibras. Freeman operou, dissertou e ensinou extensivamente nos Estados Unidos popularizando a leucotomia como uma ferramenta para controlar o comportamento indesejável, através dos manicômios da nação, hospitais e clínicas psiquiátricas 5-6.

Entre os anos de 1945 e 1956, mais de 50,000 pessoas foram sujeitas a lobotomia no mundo inteiro, ou seja, baseadas em uma evidência muito escassa e pouco rigorosa. Logo ficou aparente que, embora a lobotomia reduzisse o comportamento severamente agitado e violento e acalmar alguns pacientes psicopatas; havia muitos efeitos indesejáveis. A lobotomia prefrontal produzia “zumbis”, ou seja, pessoas sem emoções, apáticas para tudo, com drive e iniciativa reduzida. Eles também perdiam várias funções mentais superiores, como comportamento socialmente adequado e a capacidade de planejar ações 5-6.

4º) O FILME RETRATA ALGUM TIPO DE PRECONCEITO QUAL (IS)?

Sim. O filme retrata uma época (século XIX) onde o tratamento da sífilis era realizado com drogas que causavam efeitos colaterais nos enfermos, sendo assim um dos tipos de preconceitos abordados, é justamente direcionado aos portadores de sífilis, que deveriam ficar isolados socialmente, como é o caso do príncipe, um dos personagens do longa-metragem. Outro preconceito abordado no filme é direcionado ao relacionamento com prostitutas, enfatizando que apresentar sífilis estava diretamente ligado à promiscuidade, esse preconceito especificamente é o que move o filme, que traz no enredo um serial-killer que assassinava prostitutas, isso porque essas pessoas eram fontes potenciais da doença, o que levaria a sociedade a associar a doença do príncipe com sua relação com prostitutas. Além disso, as manifestações clínicas da doença, como o caráter desfigurante apresentação de tremores, déficit cognitivo e labilidade emocional, faziam com que os seus portadores fossem ridicularizados e marginalizados socialmente.

5º) AS “VISÕES” PODEM SER ASSOCIADAS AO CONSUMO DE LÁUDANO?

O ópio é a designação dada ao fluído obtido por cortes ou esmagamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (76.7 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com