TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Farmácia de Manipulação

Por:   •  12/10/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.795 Palavras (8 Páginas)  •  799 Visualizações

Página 1 de 8
  1. INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado proporcionou-me vivenciar a prática profissional, conhecer a rotina da profissão, a importância da presença do profissional farmacêutico em seu campo de atuação. Neste trabalho relato a importância e a experiência vivida como fonte principal para a minha capacitação profissional.

A farmácia é um dos campos de atuação do farmacêutico, sendo este o responsável pela supervisão do recebimento, armazenamento e controle na manipulação de fórmulas magistrais. É também dever do farmacêutico assegurar as condições adequadas de conservação e dispensação dos produtos. Garantir o controle das informações relacionadas à fabricação, controle de qualidade e rastreabilidade dos produtos.

Receber e acompanharas auditorias sanitárias. Prestar serviços de atenção farmacêuticas, garantir as boas práticas de manipulação.

Relato aqui as atividades desenvolvidas no período do estágio, relaciono as atividades da área de manipulação com a literatura, principalmente com as legislações que norteiam a atividade farmácia magistral, a importância da atenção farmacêutica, a dispensação dos medicamentos sujeitos a controle especial de acordo com a Portaria SUS/MS Nº 344/98.

O estágio teve fundamental importância para meu preparo profissional, um elo entre o ensino e a profissão, obtive discernimento e instrução para o mercado de trabalho e minha futura profissão.

        

  1. INFORMAÇÕES SOBRE O LOCAL

 A farmácia **** está localizada em uma cidade satelite da cidade de Brasilia, a cidade é conhecida como Paranoá.

        Por ficar localizada na área comercial e próxima a uma area residencial, presta atendimento ao publico na preparação de fórmulas farmacéuticas na área de manipulação de produtos: homeopáticos, alopatia, florais, fitoterapicos, cosmeticos e outros. Conforme as necessidades dos pacientes de forma individualizada e personalizada, seguindo a receita emitida pelo profissional capacitado.

No decorrer deste estágio, houve a oportunidade de conhecer as instalações da farmácia de forma a perceber o papel do farmacêutico nesta unidade, bem como o circuito do medicamento em meio ao processo de manipulação.

        Está respaldada pelas autorizações legais, Alvára de funcionamento, Alvará da Vigilancia Sanitaria e Registro do Farmaceutico inclusive o RT legalmente que nesse caso é o proprietário.

        A área de trabalho não é muito grande, mas tem por capacidade manter todos os processos organizados e separados.

        Tem uma areas administrativa, sala de paramentação, com as orientações logo na entrada, laboratório, área de armazenamento e demais áreas.

        Todo o ambiente é bem sinalizado, iluminado e para os iniciantes um POP (Procedimento Operacional Padrão) com todas as orientações referente aos procedimentos a serem executados dentro da Instituição.

  1. LEGISLAÇÃO APLICÁVEL

        O trabalho das farmácias com manipulação reforça cada vez mais o papel do farmacêutico como agente de saúde, dispensador de medicamentos e orientador em tratamentos de saúde.

        A ****** é um estabelecimento da área saúde onde são produzidos medicamentos e cosméticos de acordo com a necessidade do paciente. O processo de manipulação é feito de forma individualizada e personalizada, seguindo a receita emitida pelo profissional capacitado.

        A principal função do farmacêutico magistral, nessa Instituição é a manipulação de medicamentos, porém essa manipulação é de grande importância pelo fato de ser um tratamento individualizado para o paciente. Portanto, é um medicamento que atende as necessidades completas do paciente, sendo a fórmula exata, segurança e a qualidade que o paciente necessita. Como a área de cosméticos tem crescido a procura por manipulação de produtos na farmácia de manipulação vem aumentando, já que segundo pesquisas as pessoas estão mais atentas as questões estéticas e de beleza.

        Para garantir a produção de um medicamento manipulado com qualidade, segurança e eficácia, a ******** segue o Manual de Boas Práticas de Manipulação em Farmácias. Acompanhando os Procedimentos Operacionais Padrão de acordo com a legislação e a metodologia adequada ao seu estabelecimento. Esta prática permite que a empresa possua uma norma a ser seguida, o objetivo é que os desvios da qualidade e seus problemas sejam prevenidos, reduzidos e eliminados.

3.1 – Instalações

        A Farmácia dispõe de vários documentos para garantir as Boas Práticas de Manipulação:

• Contrato social;

• CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica);

• Alvará de funcionamento;

• Licença sanitária;

• Autorização de funcionamento;

• Autorização especial

• Licença do Corpo de Bombeiros;

• Certidão de regularidade profissional do CRF–DF;

• Manual de Boas Práticas;

• Registro de funcionários; que está afixado em local visível ao público,

• Placa com os dados do farmacéutico que afixada em local visível ao público, contendo o nome, foto, número e inscrição no Conselho Regional de Farmácia do Distrito Federal – CRF-DF do responsável Técnico Farmacêutico.

        A sua infraestrutura física está adequada às atividades a serem desenvolvidas:
• Área ou sala para as atividades administrativas;
• Área ou sala de armazenamento;
• Área ou sala de controle de qualidade;
• Sala ou local de pesagem de matérias-primas;
• Sala(s) de manipulação (Laboratório de Sólidos, Laboratório de Semi-sólidos e liquidos,
• Laboratório de Homeopatia

• Área de dispensação;
• Vestiário;
• Sala de Paramentação;
• Sanitários;
• Área ou local para lavagem de utensílios e materiais de embalagem;
• Depósito de material de limpeza.

As áreas internas e externas estão em boas condições físicas e estruturais, permitindo higiene e não oferecer risco ao usuário e funcionários.
        As instalações internas possue (piso, parede, teto) lisos e impermeá-
veis, em perfeitas condições, resistentes aos agentes sanitizantes e facilmente laváveis.
Os ambientes  são mantidos em perfeitas condições de higiene e limpeza e protegidos contra a entrada de insetos, roedores ou outros animais.

3.2 – Agua

A água é o principal insumo utilizado na farmácia de manipulação. A água utilizada é a água potável e a água purificada. Segundo a Resolução RDC 67/2007, a água utilizada na manipulação de produtos é considerada matéria-prima produzida pela própria farmácia por purificação da água potável. Pela importância que a água tem dentro do estabelecimento farmacêutico é importante todos os cuidados de higiene e limpeza no seu armazenamento e monitoramento por meio de análises físico-químicas e microbiológicas. No caso da farmacia em questão os testes de monitoramento são terceirizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (101.2 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com