TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Obrigatório em Farmácia de dispensação

Por:   •  10/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.658 Palavras (7 Páginas)  •  2.025 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNINTER

Diane Danubia de Araujo Santos

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FARMÁCIA DE DISPENSAÇÃO.

Local de Estágio: Irmãos Pavesi LTDA. (Morifarma)

Curitiba

2021

  1. INTRODUÇÃO

O Estágio foi realizado na unidade do bairro Boqueirão, situada na Rua Maestro Carlos Frank, 1340, CNPJ 10.302.127/0039/91. A loja é bem localizada, possui uma área ampla de atendimento, com conforto e organização. O faturamento mensal é cerca de R$ 500.000,00 (Quinhentos mil reais).

A farmácia possui um quadro com 25 funcionários, sendo farmacêuticos, balconistas, operadores de caixa, consultoras de beleza, repositores e zeladores. A Farmacêutica responsável técnica é a Ana Karina Staszak (CRF 15223) e o gerente é o Cleverson Belgamann.

A Morifarma é uma empresa com mais de 30 anos de tradição no mercado Paranaense. A Morifarma é reconhecida como sinônimo de Saúde e bem-estar, onde os clientes não encontram apenas uma farmácia que comercializa medicamentos, mas também um espaço com amplo portfólio de higiene e beleza com diversas opções, sempre com os melhores preços. O atendimento preciso e cuidadoso se tornou sinônimo de confiança e qualidade, garantindo, assim, a satisfação dos clientes. O principal objetivo da empresa é ser uma rede de Farmácias que atende com confiança, credibilidade e entusiasmo, gerando bem-estar e satisfação nos clientes.

 Atividades e negócios da empresa: 47.71-7-01 Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas. 47.72-5-00 Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal. 47.29-6-02 Comércio varejista de mercadorias em lojas de conveniência.

  1. IDENTIFICAÇÃO DO LOCAL DE ESTÁGIO

Identificação da Empresa:

Nome: Irmãos Pavesi (Morifarma)

Endereço: Rua Maestro Carlos Frank, 1340 – Boqueirão

Cidade/Estado: Curitiba – Paraná

Telefone: 41 3099 0136

url: http://https://www.morifarma.com.br/        

e-mail: loja36@morifarma.com.br

Responsável Legal: Cleverson Belgamann

Responsável técnico: Ana Karina Staszak

Área na empresa onde foi realizado o estágio: Balcão de dispensação, estoque e recebimento.

Data de início: 27/10/2021

Data de término: 08/11/2021

Carga Horária Semanal: 30 horas

Carga Horária Total: 56 horas

Supervisor de Estágio: Ana Karina Staszak

  1. INFRAESTRUTURA

A estrutura do estabelecimento se encontra em perfeito estado de conservação e está dentro das normas exigidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Possui Alvará de Licença Municipal, Alvará do Conselho Regional de Farmácia e Alvará da Anvisa, todos fixos na parede para fácil visualização.  O local possui piso branco, impermeável, incombustível e antiderrapante. Paredes e tetos lisos também na cor branca, com boa ventilação e iluminação, possui extintores de controle a incêndio e saídas de emergência.

[pic 2]

     Fonte: Acervo Pessoal, autora Diane Santos, 2021.

A farmácia é dividida em:

Perfumaria: Área com gôndolas onde estão expostos produtos como: shampoos, cosméticos e produtos para higiene pessoal. Área de nutrição: Onde estão localizadas vitaminas, leites específicos para lactentes, entre outros. Próximo a entrada da loja ficam os caixas onde os clientes fazem os pagamentos, sendo um total de 3 caixas. Ao fundo da loja se encontra o balcão de medicamentos e sobre ele há 4 computadores que são utilizados para   venda dos medicamentos, consulta de preços, descontos em laboratórios, conferência de toda mercadoria recebida e lançamento de notas fiscais no sistema. Em torno do balcão de medicamentos há 3 gôndolas onde os medicamentos estão organizados nas prateleiras em ordem alfabética e separados por três categorias: Genéricos, Referências e Similares. Os medicamentos cartelados ficam nas gavetas embaixo do balcão. Os medicamentos controlados de tarja preta e vermelha, que necessitam de retenção de receita, ficam guardados em um armário com chave mais ao fundo da loja, atrás das gôndolas. Embora os antibióticos também sejam medicamentos controlados, eles ficam expostos em uma prateleira ao lado dos armários dos controlados. Os medicamentos termolábeis ficam armazenados em uma geladeira comum em frente a prateleira dos antibióticos. Por fim, há uma última prateleira que é utilizada como estoque, para guardar os medicamentos quando não possui mais espaço nas demais gôndolas.

A farmácia possui uma sala para aplicação de injetáveis e também para perfuração de lóbulo para colocação de brincos; uma sala utilizada para realização de testes de detecção da Covid-19; uma área de serviço onde ficam guardados materiais para a limpeza da loja e por último, a sala do gerente responsável. No segundo piso da farmácia há dois banheiros de uso dos funcionários, cozinha e um refeitório.

 

[pic 3]

Fonte: Acervo Pessoal, autora Diane Santos, 2021.

  1. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Dispensação de medicamentos no balcão: Momento onde se tem um contato direto com os clientes. A dispensação é o ato farmacêutico de distribuir um ou mais medicamentos a um paciente, geralmente como resposta à apresentação de uma prescrição médica. É o ato de assegurar que o medicamento seja entregue ao paciente certo, na dose prescrita, na quantidade adequada; que sejam fornecidas as informações suficientes para o uso correto e que seja embalado de forma a preservar a qualidade do produto. Houve certa dificuldade no atendimento devido aos diversos princípios ativos existentes, em relação ao nome comercial, similar ou de referência e na interpretação da caligrafia médica em algumas receitas. Medicamentos que exigem retenção de receita é necessário solicitar o documento do cliente, carimbar a via da receita que ficará retida, preencher os dados do paciente e informações do medicamento como lote e validade, pedir que o cliente assine para posteriormente lançar a receita no portal SNGPC para ser dado baixa.                                                                                                                     É comum observar clientes que vão até a farmácia informando apenas os sintomas que estão sentindo em busca de orientação farmacêutica referente a qual tratamento utilizar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (418.4 Kb)   docx (309.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com