TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Atuação Do Farmacêutico Na Área De Alimentos

Por:   •  29/11/2023  •  Resenha  •  1.698 Palavras (7 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE FARMÁCIA DEPARTAMENTO DO MEDICAMENTO

Marcone Amorim dos Santos

O FARMACÊUTICO NA ÁREA COMERCIAL

ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO NA ÁREA DE ALIMENTOS

Salvador, BA

2023

Marcone Amorim dos Santos

O FARMACÊUTICO NA ÁREA COMERCIAL

ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO NA ÁREA DE ALIMENTOS

 

Resenha apresentada a Universidade Federal da Bahia, como critério de avaliação do Componente Curricular Introdução ao Estudo das Ciências Farmacêuticas no Curso de Farmácia sob orientação do Prof. MSc. Edimar Caetité Jr.

Salvador, BA

2023

REFERÊNCIA:

LOUREIRO, Vanessa Maia. O farmacêutico na farmácia comercial. Palestra proferida na Faculdade de Farmácia, UFBA, Salvador, 10 de maio de 2023.

NASCIMENTO, Joselene Conceição Nunes. Atuação do farmacêutico na área de alimentos. Palestra proferida na Faculdade de Farmácia, UFBA, 10 de maio de 2023.

CREDENCIAIS DA(S) AUTOR(AS):

Vanessa dos Santos Maia Loureiro: Farmacêutica formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especializanda em gestão e auditoria. Atua como assistente em farmácia (Farmelhor).

Joselene Conceição Nunes Nascimento: Farmacêutica formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre e Doutoranda em Ciência de Alimentos pelo Programa de Pós Graduação em Ciência de Alimentos (PGAli/UFBA). Atua como farmacêutica bioquímica de alimentos no Laboratório de Pesquisa e Extensão em Microbiologia de Alimentos da Faculdade de Farmácia - UFBA. Professora Adjunta do Centro Universitário Salvador (UNICEUSA) das disciplinas Bromatologia e Análises de Alimentos, Microbiologia de Alimentos, Controle Microbiológico de Alimentos e Fitoterapia clínica. Possui vínculo com o grupo de pesquisa do Laboratório de Tecnologia de Inspeção de Leites e Derivados (LaITLacteos) da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia (EMEVZ-UFBA). Tem experiência na área de Ciência de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: controle de qualidade microbiológico de alimentos, análises microbiológicas em alimentos e água, segurança de alimentos e qualidade em laboratório de acordo com os requisitos da NBR ISO/IEC 17025.

RESUMO:

Neste trabalho, faz-se a análise de duas palestras, as quais destacaram as atuações e aspectos importantes do profissional farmacêutico em duas diferentes áreas, sendo elas a farmácia comunitária e a farmácia na área de alimentos respectivamente. A primeira discorreu sobre o profissional farmacêutico na farmácia comunitária, onde retratou-se pontos a serem observados no mercado de trabalho, bem como o uso de conhecimento em diversas áreas da farmácia e de fora dela, como administração e gestão. Ademais foram abordadas os pontos positivos e negativos presentes na área de atuação comunitária vigente, e, também, os requisitos acadêmicos essenciais para tal ofício. A partir disso, em primeiro plano, a palestrante Vanessa Loureiro destacou as cracterísticas imprescindíveis que são analisadas no mercado de trabalho, e como elas influenciam na carreira do farmacêutico comunitário. Assim, foram salientadas, dentre outras, a gestão de pessoas, a postura e o respeito. Logo em seguida, foram expostas as perspectivas e desafios da área de atuação na farmácia comunitária, apresentando  Os lados positivos e negativos da profissão no meio social e trabalhista. Por último, os requisitos acadêmicos necessários para o domínio comunitário e curiosidades sobre a profissão, relacionando-se à vivência da palestrante.

  No entanto a segunda palestra discorre sobre o profissional farmaceutico na área alimentícia, onde retratou-se a atuação do farmacêutico nessa área a qual ainda continua desconhecida como um domínio farmaceutico. Ademais, foram apresentadas de forma ampla e generalizada os campos de atuação de um farmacêutico alimentício, sejam eles na sensorial, na saúde, na segurança ou nas questões ambientais. A partir disso, a palestrante Joselene Conceição destacou o que se diz a respeito dessas áreas, na área sensorial a Doutoranda discorreu apresentou a area da sensorial desde a sua aparência e aroma até o sabor e textura, a área da saúde em suas áreas fundamentais: nutricional, funcional e clean label, na segurança alimentar que abrange os perigos biológicos e químicos e por fim os aspectos ambientais de emissão de CO2 e uso racional de água. Para mais, a Joselene também cita outra áreas de atuação de um farmacêutico alimentício, têm-se como exemplo a bromatologia, a biotecnologia de alimentos, o controle de qualidade, entre outros, os quais são de extrema importância visando a vivência pessoal da palestrante.

PALAVRAS-CHAVE: Farmacêutico. Farmácia. Palestrante. Comunitária. Alimentícia. Gestão. Saúde.

ANALISE:

Na primeira palestra, intitulada "O farmacêutico na farmácia comercial" aborda-se uma análise abrangente do perfil do farmacêutico, discutiu as perspectivas dentro do campo da farmácia comercial e delineou os requisitos essenciais para o sucesso. A palestrante, uma farmacêutica formada pela prestigiosa Universidade Federal da Bahia (UFBA) e atualmente especializando-se em gestão e auditoria, compartilhou sua extensa experiência e conhecimento sobre o assunto.

  Essa apresentação detalhada trouxe à tona as diversas responsabilidades, oportunidades e habilidades necessárias para os farmacêuticos nas farmácias comunitárias de drogaria. No perfil do farmacêutico na farmácia comunitária de drogaria, os farmacêuticos desempenham um papel fundamental na garantia do uso seguro e eficaz de medicamentos e na prestação de cuidados farmacêuticos ideais aos pacientes. Eles precisam possuir versatilidade e adaptabilidade para lidar com várias responsabilidades.

  Desde a dispensação precisa de medicamentos até o aconselhamento ao paciente e a prestação de serviços clínicos, os farmacêuticos devem demonstrar habilidades de comunicação excepcionais. A comunicação eficaz é fundamental para estabelecer confiança e empatia com os pacientes, clientes e profissionais de saúde. Ela permite que os farmacêuticos forneçam informações precisas sobre medicamentos, aconselhem os pacientes sobre o uso adequado e os possíveis efeitos colaterais, e abordem quaisquer preocupações ou dúvidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com