TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme Carta para além dos Muros

Por:   •  30/6/2022  •  Resenha  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  674 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL[pic 1][pic 2]

CURSO SUPERIOR EM FARMÁCIA

[pic 3]

BRUNA TRINDADE NETO

ATIVIDADE SEMIPRESENCIAL  – RESENHA DO DOCUMENTÁRIO: CARTAS PARA ALÉM DOS MUROS

DISCIPLINA: ESTÁGIO: ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

CANOAS/RS

2022/01

CARTAS PARA ALÉM DOS MUROS

Cartas para além dos muros conta em um documentário a história de três décadas do HIV e AIDS no Brasil, por meio de relatos de especialistas e ativistas de diversas gerações e é conduzido por uma narrativa inspirada no trabalho de Caio Fernando de Abreu, que deu nome ao filme.

Dr. Drauzio Varella, Lucinha Araújo (mãe de cazuza) à dermatologista Valéria Petri (a primeira profissional no Brasil a diagnosticar a AIDS), o filme de André Canto têm uma ampla gama de fontes cerca de mais ou menos 30 pessoas contando os relatos à sua maneira. Desde o início, a epidemia se espalhou do exterior, principalmente dos Estados Unidos, para o país, e temos depoimentos que explicam como ocorreu o surto de casos nas décadas de 1980 e 1990. O documentário investiga e expõe a marca e a discriminação como produtos de uma sociedade que insiste em manter marginalizadas as pessoas que vivem com HIV, mesmo 30 anos depois do início da epidemia.

A falta de acesso a informação é hoje o principal obstáculo para o HIV e a AIDs, primeiro pelo fato das medidas de prevenção não serem abertamente debatidas e não chegarem a quem precisa, segundo falar sobre sexualidade em casa com os pais é muito importante e muitas vezes nunca se quer discutida em casa, na escola pouco é falado, este não é um assunto para ser tratado como um tabu. A falta de informação sempre será o obstáculo maior, tem teste, tem medicamentos, tem tratamento, mas as pessoas não sabem. Esse documentário é muito necessário e importante para a sociedade, mostrando que tem recursos, que HIV tem tratamento,  que o SUS tem suas políticas e diretrizes e muitos projetos de prevenção e que o Brasil tem um dos melhores programas de HIV/ aids do mundo como disse o Dr Drauzio Varella, o medicamneto é distribuido gratuitamente, basta a sociedade estar informado e ter acesso a essa informação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (90.9 Kb)   docx (88.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com