TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Filme "Entre os muros da escola"

Por:   •  4/7/2017  •  Resenha  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  935 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha do Filme "Entre os muros da escola".

O filme "Entre os muros da escola" apesar de ter sido produzido em 2008, mostra uma realidade atual em todas as escolas. A temática aborda problemas como a diversidade cultural, indisciplina dos alunos, problemas do sistema educacional, a desestrutura familiar cenário somado ao fato dos professores não possuírem muito interesse na vida dos adolescentes entre 13 a 15 anos de idade.

O contexto do filme retrata um professor de língua francesa (François Marin), que leciona em uma escola de ensino médio na periferia de Paris. Os jovens alunos, em muitos casos apresentam problemas de comportamento e aprendizado. O Professor procura enfatizar a importância do aprendizado para a vida, mas encontra muitas barreiras, tanto na turma de alunos que o considera rigoroso, como para lidar com os demais colegas de trabalho. Logo no início do filme há uma cena na qual os professores "antigos" mostram aos professores "novos" os alunos que tem mais problema e aqueles considerados normais.

O professor demonstra que realmente tem interesse de entender a história pessoal dos alunos, especialmente daqueles que enfrentam sérios problemas dentro de suas casas, e propõe a realização de um “autorretrato” para que cada um possa expor suas características pessoais, e conhecer uns aos outros. Como resultado, passa a entender melhor um pouco das necessidades de cada aluno, porém, alguns deles passam a revelar comportamento defensivo quanto as atividades e agressivo em relação aos outros.

No cenário educacional exposto, os demais professores demonstram frustrações e decepções com o aprendizado dos alunos, e acabam em alguns casos revelando o real sentimento de descrença nos alunos, e descredibilidade em relação a efetividade do trabalho. Assim como eles rotulam os alunos, demostram também a desmotivação e a falta de interesse, especialmente por ter que lidar com a rotina de trabalho, enfrentando diariamente o estresse, a desmotivação e a agressividade dos alunos.

Os professores e os diretores não demostram uma escola preparada para tratar de questões afetivas pessoais, ou psicológicas em seu contexto familiar e escolar, incentivando os professores a usar métodos de ameaças contra os alunos, levando questões ao conselho disciplinar, que aplicam penalidades de advertência ou até a expulsão.

Outra realidade retratada no filme é o caso dos adolescentes “fechados”, sem apoio familiar, e que pouco falavam o real problema, sempre respondendo ao professor sem mostrar qualquer respeito. A temática aborda o conflito entre pensamentos entre o professor e o aluno, que não se enxerga como um sujeito no meio em que vive, e não consegue perceber a importância dos conhecimentos obtidos na escola.

A falta de atenção, a falta de compreensão de cada um individualmente, somado a dificuldade de professores mais preparados, faz o trabalho de lecionar acabar ficando comprometido como educador. Na parte final do filme é possível concluir que nada foi resolvido, simplesmente termina o ano letivo daqueles alunos, e nada mudou.

REFERÊNCIA

Filme: Entre os Muros da Escola,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com