TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A H1N1 ETIOLOGIA E DIAGNOSTICO

Por:   •  17/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.385 Palavras (6 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 6

H1N1: ETIOLOGIA E DIAGNÓSTICO – ABORDAGEM EM MEIO AMBIENTE, FATORES ÉTNICOS RACIAIS E DIREITOS HUMANOS

Acadêmicos do 3ºBM do Curso de Fisioterapia do CEUNI-FAMETRO1; Douglas Silva Ataíde2.

RESUMO (150 a 200 palavras)

Vírus da Influenza A sempre sofre mutações genéticas, acometendo o trato respiratório, podendo ter grandes consequências no ser humano. Objetivo: Verificar informações sobre etiologia e diagnóstico da H1N1. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica realizada no período de 7 de maio até 22 de maio de 2019, a pesquisa contou com 17 artigos acadêmicos. Resultado: Foram incluídos 9 artigos e excluídos 8 artigos para se chegar a um determinado consenso sobre o vírus da influenza A de acordo com o diagnóstico e etiologia.  Conclusão: Verificou-se através do estudo feito com bases nos artigos apresentados, informações sobre a etiologia e o diagnóstico da H1N1 e seus diferentes resultados.

Palavras-chave: H1N1. Etiologia. Diagnóstico. Vírus influenza A.

RESUMO (INGLES)

O vírus da influenza A sempre sofre mutações genéticas, acometendo o trato respiratório, podendo ter grandes consequências no ser humano. Objetivo: Verificar informações sobre etiologia e diagnóstico da H1N1. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica realizada no período de 7 de maio até 22 de maio de 2019, a pesquisa contou com 17 artigos acadêmicos. Resultado: Foram incluídos 9 artigos e excluídos 8 artigos para se chegar a um determinado consenso sobre o vírus da influenza A de acordo com o diagnóstico e etiologia.  Conclusão: Verificou-se através do estudo feito com bases nos artigos apresentados, informações sobre a etiologia e o diagnóstico da H1N1 e seus diferentes resultados.

Palavras-chave: H1N1. Etiologia. Diagnóstico. Vírus influenza A.

1 Acadêmicos do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário CEUNI-FAMETRO, Manaus/AM.

2 Docente Especialista do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário CEUNI-FAMETRO, Manaus/AM.

INTRODUÇÃO

Gripe H1N1 (Hemaglobulina 1 e Neuraminidase 1) é uma doença que ataca o trato respiratório, é causada pelo vírus Myxovirusinfluenzae ou vírus da H1N1. Em relação à epidemiologia, o número de pessoas infectadas varia de acordo com a região e os casos de mortes são extensos, devido à variabilidade genética e adaptação a qualquer ambiente.

A infecção pelo vírus está associada a variantes provenientes, que incluem tosse, febre com ou sem sintomas constitucionais, irritação na orofaringe, náusea e diarreia, tendo como consequência o surgimento de infecção de grandes grupos populacionais. As características clínicas não são especificas, podendo ser similares àquelas causadas por outros vírus que atacam o trato respiratório. Devido a isso, o diagnóstico diferencial baseado no quadro clínico do paciente pode ser complexo, pois os sintomas sistêmicos são mais intensos na infecção pelo vírus influenza. Por esse motivo é de extrema importância à confirmação laboratorial para eficácia do tratamento e medidas de controle. O diagnóstico pode ser feito por meio de cultura viral a partir do isolamento do vírus em secreções faríngeas e nasais, testes sorológicos, detecção de antígenos virais e reação em cadeia da polimerase. 

O objetivo desta pesquisa foi estudar, por meio de uma revisão bibliográfica, a etiologia e o diagnóstico da H1N1 e seus diferentes resultados.

METODOLOGIA

Este estudo foi desenvolvido por meio de revisão bibliográfica onde as bases de dados utilizadas foram: Scientific Eletronic Library (Scielo) e Google Acadêmico. A busca foi realizada de abril a junho de 2019, onde foram encontrados 17 artigos que referiam a fatores associados ao vírus influenza A, dos quais 9 artigos foram inclusos e 8 artigos foram exclusos, apresentado na Figura 1. Foram considerados como critérios de inclusão os artigos publicados entre o período de 2009 a 2019, que abordassem assuntos relacionados aos descritores, publicados em português. Foram excluídos os artigos que estavam relacionados ao tratamento, estrutura viral e variações genéticas.

[pic 1]

Figura 1. Metodologia da pesquisa realizada

Em seguida foi realizada a análise qualitativa do levantamento bibliográfico, onde foram selecionados estudos de maior relevância para o alcance do objetivo deste trabalho, foram elaboradas duas tabelas, contendo os resultados desta pesquisa, onde os autores relacionaram as ações da etiologia e diagnóstico e classificando-os em ordem cronológica de publicação dos seus respectivos trabalhos.

RESULTADOS

De acordo com a tabela 1, os estudos encontrados de diagnóstico do vírus influenza A foram identificadas por diversos autores. Dois autores identificaram um período de incubação semelhante, um autor relatou sobre diagnostico diferencial e um autor sobre as complicações nos casos clínicos.

Tabela 1- Artigos referidos ao diagnóstico laboratorial e diferencial da gripe H1N1

Autores (Ano)

Tipo de Estudo

Resultados

Ferreira e Borges (2013)

Revisão Bibliográfica

Diagnóstico laboratorial

 Costa e Hamann (2015)

Revisão Bibliográfica

Diagnóstico laboratorial

Beirigo, Pereira e Silva (2017)

Revisão Bibliográfica

Diagnóstico diferencial

Diagnóstico laboratorial

Protocolo de vigilância epidemiológica de influenza (2018)

Revista Informativa

Diagnóstico laboratorial

De acordo com a tabela 2, dois autores encontraram resultados sobre etiologia do vírus influenza A, relatando dados da primeira pandemia e a principal causa de proliferação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (152.4 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com