TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE FISICA NA TERCEIRA IDADE

Por:   •  26/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.393 Palavras (6 Páginas)  •  768 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 1]

Aline Souza

Ra: A51897- 9

ATIVIDADE FISICA NA TERCEIRA IDADE

SÃO PAULO

2015

[pic 2]

SUMÁRIO

 1 INTRODUÇÃO 3

 1.1 Viver Bem para o idoso.......................................................................... 4

 1.2 O que é atividade física x Inatividade física 4

            1.3 Benefícios da atividade física na terceira idade 5

            1.4 Atividades físicas recomendadas para a terceira idade...........5

 2 PROGRAMA AGITA SÃO PAULO 7

    Referências Bibliográficas 8

1 INTRODUÇÃO

Nos últimos tempos estamos observando uma mudança na pirâmide etária mundial, o processo de envelhecimento antes restrito a países desenvolvidos esta ocorrendo nos países em desenvolvimento.

O envelhecimento é um fenômeno complexo e variável, entende- se como idoso ou pessoa da terceira idade o individuo com idade 60 anos ou mais classificação instituída pelo estatuto do idoso.

 Segundo Nahas (2006) define o envelhecimento como um processo gradual, universal e irreversível, provocando uma perda funcional progressiva no organismo, um processoque envolve diversas alterações orgânicas, por exemplo, como a redução do equilíbrio e da mobilidade, das capacidades fisiológicas (respiratória e circulatória) e modificações psicológicas (maior vulnerabilidade à depressão).

O pico de força muscular acontece entre a segunda e terceira décadas de vida, ocorre declínio sutil até os 50 anos e se acentua ainda mais após os 65 anos chegando a 12-15% por década, este declínio qualitativo ocorre também atrofia das fibras rápidas (fibras tipo II),perda quantitativa da massa muscular (sarcopenia), também ocorre declínio de força e potência muscular, diminuição da elasticidade dos tendões, menor ativação da musculatura agonista e maior da antagonista, a perda muscular ocorre em diferentes níveis nos variados grupos musculares. A musculatura proximal das extremidades inferiores é mais afetada do que das extremidades superiores

Verificamos, portanto, que o aumento da população idosa gera necessidades de mudanças na estrutura social para que estas pessoas, ao terem suas vidas prolongadas, não fiquem distantes de um espaço social, em relativa inatividade, incapacidade física, dependência, consequentemente sem qualidade de vida.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde existiam 390 milhões de pessoas com mais de 60 anos em 1998, podemos afirmar que este numero em 2025 será o dobro, no Brasil a população de indivíduos idosos era de 15 milhões em 2002 este numero sofrera alterações pois em 2020 esta população terá crescido 16 vezes mais.

  1. Viver Bem para o idoso

Podemos citar cinco fatores são recomentados para o idoso ter saúde: vida independente, casa, ocupação, afeição e comunicação destes fatores citados se alguns desses estiverem deficientes a qualidade de vida do idoso estará comprometida. Neri demostra que baixos níveis de saúde na terceira idade associado com altos níveis de depressão e angustia leva a baixos níveis de satisfação de vida e de bem estar. A relação da atividade física, saúde, qualidade de vida e envelhecimento é cada vez mais discutida, pois atualmente é um consenso entre os profissionais da saúde que a atividade física é um fator determinante no sucesso do processo do envelhecimento.

  1. O que é atividade física x Inatividade física

Caspersen, Powell, Christensen (1985) definiram atividade física como qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulta em gasto energético maior do que os níveis de repouso, por exemplo, como: caminhada dança jardinagem, subir escadas, dentre outras atividades.

Inatividade física é um estilo de vida sedentário estão relacionados a fatores de risco para o desenvolvimento ou agravamento de certas condições médicas, tais como doença coronariana ou outras alterações cardiovasculares e metabólicas.

  1. Benefícios da atividade física na terceira idade

Os programas de atividades físicas é uma forma reduzir e/ou prevenir uma declínios funcionais associado com o envelhecimento (VOGEL et al. 2009; NELSON et al. 2007; OMS, 2005).

Desta forma podemos citar os benefícios de um comportamento ativo do idoso dentre estes benefícios estão associados: aumento/manutenção da capacidade aeróbia; aumento/manutenção da massa muscular; redução da taxa de mortalidade; prevenção de doenças coronarianas; melhora do perfil lipídico; modificação da composição corporal em função da redução da massa gorda e risco de sarcopenia; prevenção/controle da diabete tipo II e hipertensão arterial; redução da ocorrência de acidente vascular cerebral, prevenção primária do câncer de mama e cólon;redução da ocorrência de demência;  melhora da autoestima e da autoconfiança;  diminuição da ansiedade e do estresse; melhora do estado de humor e da qualidade de vida.

  1. Atividades físicas recomendadas para a terceira idade

Com o envelhecimento populacional tem se buscado, por meio de diferentes tipos de exercícios, o mais indicados para melhorar o equilíbrio, prevenindo assim as quedas e suas consequências.

Recomenda-se que se inicie o programa de atividades físicas com um trabalho de baixo impacto e intensidade, fácil realização e de curta duração, uma vez que a pessoa idosa, geralmente, não apresenta condicionamento físico desenvolvido e pode ter limitações musculoesqueléticas (NELSON et al, 2007). As principais atividades recomendadas para essa população são os exercícios aeróbicos, força e resistência muscular, flexibilidade e equilíbrio.

A água pode ser uma interessante a hidroginástica é uma opção para pessoas idosas, proporciona relaxamento, permitindo o atendimento em grupos e a facilitação da recreação, socialização e treino de domínio da água com movimentos básicos de técnicas aquáticas, que, associadas à funcionalidade, melhoram a autoestima e a autoconfiança do idoso. As propriedades físicas da água auxiliam ainda mais os idosos na movimentação das articulações, na flexibilidade, na diminuição da tensão articular (baixo impacto), na força, na resistência, nos sistema cardiovascular e respiratório, na eliminação das tensões mentais, entre outros. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (135.1 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com