TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Realidade Virtual: Conceitos e Aplicações

Por:   •  5/7/2018  •  Artigo  •  2.767 Palavras (12 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

REALIDADE VIRTUAL: CONCEITOS E APLICAÇÕES

Abstract. In this article we talk about what is the Virtual Reality (VR) and the changes it has undergone over the years, what it represents for the advancement of certain areas and what composes it. We show some differences between certain aspects within the RV that subdivides it into several study sectors. We also cover the areas that receive the RV with open arms and have grown increasingly.

Keywords: Virtual Reality. Virtual Reality Concepts. Application of Reality Virtual.

Resumo. Nesse artigo falamos sobre o que é a Realidade Virtual (RV) e as mudanças que ela vem sofrendo no passar dos anos, aquilo que ela representa para o avanço de certas áreas e o que a compõe. Mostramos algumas diferenças entre certos aspectos dentro da RV que subdividem ela em vários setores de estudo. Abrangemos também as áreas que recebem a RV de braços abertos e tem crescido cada vez mais.

Palavras-chave: Realidade Virtual. Conceitos da Realidade Virtual. Aplicações de Realidade Virtual.

1 INTRODUÇÃO

A tecnologia de realidade virtual ou “RV” permaneceu inviável por muitos anos, devido ao seu custo de implantação, mesmo com a sua existência a mais de duas décadas. O avanço tecnológico e o crescimento da indústria de computadores fizeram com que a RV deixasse de ser viável apenas para as grandes empresas e centros de pesquisa. Atualmente, pode-se encontrar software e hardware de “baixo custo” para o desenvolvimento da tecnologia que permite simular situações reais em um computador, oferecendo ao usuário a sensação de “estar em outra realidade”.

Vários autores relatam aplicações da RV no ensino e treinamento, comprovando a eficiência desta tecnologia para tal fim. Um software de desenvolvimento de ambientes de RV permite modelar maquinários, veículos, dispositivos, e simular o comportamento real do equipamento. Isso pode economizar dinheiro, ciclos de desenvolvimento e permitir sessões de treinamento e validação feitas com o produto virtual.

Por fim, o avanço das pesquisas na área vem melhorando a qualidade dos dispositivos de hardware, como capacetes de visualização, luvas e óculos mais leves e com mais recursos, o que contribui para despertar maior interesse dos vários segmentos industriais e aumentar os usuários e as aplicações no mundo todo. Da mesma forma, existe uma grande quantidade de softwares disponíveis, com diferentes ferramentas de programação, voltados para diferentes plataformas. Hoje é possível, com um computador pessoal, construir e explorar ambientes de RV.

2 O QUE É RV?

RV (Realidade Virtual) é um termo que descreve ambientes simulados por computador que imita presenças físicas reais dentro de locais no mundo real (ou em mundos de fantasia). Tipicamente, as experiências são só visuais. Eles são compostos de informações que são apresentadas através de um monitor de computador ou através de monitores estereoscópicos (estes monitores estereoscópicos são avançadas interfaces " 3D visuais" ) .

No entanto, alguns tipos de experiências de RV oferecem mais aos usuários. Eles podem incluir uma série de dados complementares que é projetado para estimular outros sentidos (como a audição) . Estes acessórios são comumente utilizados,  a fim de proporcionar aos participantes uma experiência mais convincente. Exemplos incluem alto-falantes ou fones de ouvido. Estes transmitem informação auditiva , a fim de adicionar riqueza e dimensão.

O motivo das melhores interfaces é dar aos usuários os meios para que se percam em sua experiência. Em outras palavras , os usuários devem (idealmente) ser imersos em mundos virtuais que se transmitem de maneira incrivelmente reais. No melhor cenário possivel, aqueles que utilizam ambientes de realidade virtual vão esquecer que estes mundos virtuais ( onde os usuários temporariamente "habitam") são simulados. Sentidos serão estimulados a tal ponto que os usuários vão sentir que são parte integrante do entreternimento imersivo da experiência do mundo virtual. Sendo isso pelo tempo de duração de suas sessões. Afinal de contas, o que é VR , se não uma desculpa para mergulhar totalmente na sua experiência de jogo?

Enquanto todos os ambientes virtuais não oferecem este tipo de ilusão, alguns sucedem a este respeito. Alta tecnologia continuamente alimenta o poder e o potencial dos ambientes de realidade virtual. Assim, as simulações surpreendentes encontrados hoje, sem dúvida, em breve serão eclipsados por novos (e maravilhosos) ambientes de realidade virtual do amanhã.

Os ambientes de realidade virtual mais impressionantes e realistas chamam a atenção para as sábias palavras do aclamado ciêntista Inglês, escritor de ficção, Arthur C. Clarke:“Qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível da magia.”

3 ORIGEM HISTÓRICA

Realidade Virtual recebe muita atenção da mídia nos dias de hoje . Entrentanto, ele definitivamente não é uma nova forma de tecnologia . Ambientes de realidade virtual já existem há décadas, a RV na verdade, tem uma história extensa e interessante.

Não se sabe ao certo quando o termo “Realidade Virtual” foi usado pela primeira vez, mas Morton Heilig foi um dos mais antigos, que se tem conhecimento, a usá-lo, em 1950 quando escreveu sobre uma “Experiência Teatral” que englobasse todos os sentidos. Heilig foi o responsável pela criação do primeiro dispositivo de Realidade Virtual chamado “Sensorama” em 1962, que tinha 5 diferentes vídeos para o usuário escolher e ter 4 dos seus 5 sentidos estimulados (Visão, audição, tato e olfato) para que se sentisse dentro do filme de sua escolha.

Em 1966, Thomas A. Furness usou da ideia de RV para criar simuladores de voo para os treinamentos militares. Em 1968 Ivan Sutherland e seu assistente, Bob Sproull, criaram o mais primitivo dos hardwares de realidade aumentada que era tão pesado que tinha que ficar preso ao teto.

Em 1977, um programa chamado “Aspen Movie Map”, desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), foi criado com o fim de proporcionar ao usuário um passeio pela cidade de Aspen, Colorado. O usuário poderia escolher entre três opções para seu passeio, inverno, verão e modelo 3D. Se escolhesse inverno ou verão, o passageiro era levado por um caminho de fotos de ambientes da cidade na estação escolhida, se escolhesse o modelo 3D passaria por um modelo básico em 3D da cidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (199.4 Kb)   docx (29.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com