TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Esclerose Múltipla e Filme 100 Metros

Por:   •  21/5/2019  •  Resenha  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  769 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA

Marcel Barrena, roteirista, editor e diretor, nasceu em 15 de outubro de 1981 em Barcelona na Espanha. Estudou leis e cinema em Barcelona, é o primeiro diretor a ganhar dois Prêmios Gaudí para dois filmes diferentes. Destacou-se no mundo cinematográfico após o seu filme 100 metros (2016) sendo que este, foi produzido com base em uma história real. Neste filme, o personagem principal Ramon, ao se perceber diferente procura ajuda médica na busca por esclarecimentos acerca dos sintomas que apresentava quando descobre que desenvolveu Esclerose Múltipla.

“Os sintomas mais comuns são: comprometimento da visão devido à inflamação do nervo óptico (neurite óptica), incapacidades relacionadas ao movimento, prejuízos cognitivos e de memória, déficit sensitivos, enfim uma série de manifestações heterogêneas, fato que dificultava o estabelecimento rápido de um diagnóstico definitivo (PEDROSA et al., 2010).”

Os neurônios possuem excitabilidade elétrica que se dá pela capacidade de responder a estímulos e convertê-los em um potencial de ação que é um sinal elétrico que se propaga ao longo da superfície da membrana de um neurônio ou de uma fibra muscular. Quando a velocidade dos impulsos propagados pelos estímulos diminui, a resposta efetora diminui, ocasionando lesões reversíveis como paralisações ou irreversíveis como a cegueira. A esclerose múltipla (EM) afeta o sistema nervoso central fazendo com que as células saudáveis sejam confundidas com as invasoras. A autoimunidade do corpo, no intuito de destruir as células invasoras danifica a bainha de mielina, camada que envolve e é responsável pela proteção aos nervos afetando diretamente na comunicação entre o sistema nervoso e as outras partes do corpo dispersando os estímulos e ocasionando dificuldades motoras, cerebelares, cognitivas e sensitivas.

A história verídica que embasou a criação do filme, é a de Ramón Arroyo, um espanhol diagnosticado com Esclerose Múltipla aos 32 anos que supera uma fase de inconformidade com o seu diagnóstico da doença e decide lutar contra as suas limitações enfrentando-as com resiliência e força de vontade para cruzar a meta do Iron Man, prova composta por três provas: 3,8 km de natação, 180 de ciclismo e 42 de corrida. Este filme traz lições sobre resiliência e superação que nos fazem despertar sobre a importância que existe na questão do apoio ao paciente, seja esse apoio: médico, familiar ou até mesmo de outros portadores da doença, para que não ocorra a desistência no tratamento. Bem como, faz um alerta sobre como é essencial a realização de exames periódicos para a detecção de doenças, que mesmo em alguns casos não havendo cura, como a esclerose múltipla, possam ser iniciados os devidos cuidados o quanto antes, em busca de tornar a vida do paciente a mais confortável, dentro das condições possíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (32.2 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com