TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Piaget

Por:   •  4/3/2023  •  Resenha  •  959 Palavras (4 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 4

1- O que são os PEAs? 

O PEAs é a avaliação da atividade do sistema auditivo desde a orelha interna até o tronco encefálico. A aplicação dos PEA possibilita a avaliação da sensibilidade auditiva de recém-nascidos, crianças ou mesmo adultos nos quais não tenha sido possível a realização de um teste confiável. É utilizado principalmente para o topodiagnóstico de lesões do nervo auditivo ou o tronco encefálico, monitoração de cirurgias cranianas que envolvam a fossa posterior, monitoração de pacientes em centro de terapia intensiva, em coma ou sedados, como também avaliação do prognóstico do paciente e auxiliar no diagnóstico da morte encefálica, permite fazer o diagnóstico de alterações no limiar auditivo, caracterizando o tipo de perda auditiva, identificar alterações retrococleares ou relacionadas ao sistema nervoso central. Na avaliação pediátrica, de acordo com cada caso, o PEATE pode ser obtida em boas condições técnicas com sono pós-prandial, ou com sedação, assim os PEAs assumiram um papel essencial na prática clínica audiológica.  

2- Como são evocados? 

São evocados geralmente pelo estimulo do clique, cuja energia sonora está mais concentrada na faixa de 2.000 a 4.000 Hertz (Hz), podendo também ser utilizados cliques filtrados em 500 Hz, 1.000 Hz, 2.000 Hz e 4.000 Hz. Pode ainda ser utilizado como estímulo o tone burst e o tone pip. A intensidade do clique é definida em decibéis (dB), com variações mínimas de 5 dB, podendo atingir valores que vão de 110 dB a 130 dB. A frequência de apresentação do estímulo geralmente varia de 10 a 20 por segundos. 

3- Como são classificados? 

A latência de onda é definida como o tempo decorrido entre o início da apresentação do estímulo (clique) à orelha e o surgimento do pico da onda registrada. É um parâmetro que varia relativamente pouco entre os indivíduos19. Com base na latência de onda, os PEA podem ser classificados como de curta, média ou longa latência20.

Curta Latência: Os PEA de curta latência são registrados em latências inferiores a 10 ms, e em um adulto normal compõem-se de uma série de sete ondas positivas no vértice, denominadas ondas I, II, III, IV, V, VI e VII. As ondas IV, VI e VII são inconstantes, o que limita sua aplicação clínica.

Média Latência: Os PEA de média latência também são conhecidos como respostas de média latência (MLR), e correspondem a uma série de ondas observadas entre 10 ms e 80 ms após o início do estímulo acústico. Os possíveis sítios geradores das ondas de média latência são o colículo inferior, corpo geniculado medial, formação reticular e lobo temporal, além de áreas de associação (primárias e não-primárias) e o corpo caloso.

Longa Latência: Os PEA de longa latência ocorrem entre 80 ms e 750 ms após o estímulo acústico, e refletem a atividade fisiológica cortical envolvida nas habilidades de atenção, discriminação, memória, integração e tomada de decisão. São subdivididos em exógenos, influenciados principalmente pelas características físicas do estímulo (intensidade, freqüência), e potenciais endógenos, influenciados por eventos internos relacionados à função cognitiva (habilidades cognitivas)

4- Quais os principais testes?

- Eletrococleografia: É o método de avaliação de potenciais eletrofisiológicos gerados na porção mais periférica do sistema auditivo, ou seja, a cóclea e o nervo auditivo. Esses potenciais incluem o microfonismo coclear, o potencial de somação e o potencial de ação do nervo auditivo. 

- Potenciais evocados auditivos de tronco encefálico (PEATE): Possibilita a avaliação da sensibilidade auditiva de recém-nascidos, crianças ou mesmo adultos nos quais não tenha sido possível a realização de um teste confiável, ou nos casos em que é impossível a utilização de outro método. Esse exame contribui, também, no diagnóstico de lesões do nervo auditivo ou tronco encefálico. As respostas ocorrem até 12ms após a estimulação acústica e são constituídas por u potencial polifásico de sete ondas, sendo a onda Pv ( núcleos do lemnisco lateral e colículo inferior) mais característica e frequente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (90 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com