TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PROPORÇÃO DE GESTANTES COM PELO MENOS SEIS CONSULTAS PRÉ-NATAL REALIZADAS

Por:   •  3/6/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  867 Palavras (4 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 4

.

PROPORÇÃO DE GESTANTES COM PELO MENOS SEIS CONSULTAS PRÉ-NATAL REALIZADAS, SENDO A 1ª ATÉ A 20ª SEMANA DE GESTAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA DO MEIO OESTE CATARINENSE 

Ana Luiza Backi, analuiza.backi@hotmail.com

Kassandra Eggers, kassandraeggers@icloud.com

Resumo

Palavras-chaves: 

  1. INTRODUÇÃO

A Atenção à Saúde da mulher, principalmente no período gestacional, implica em uma assistência de qualidade e humanizada. Dessa forma, é necessário entender na sua integralidade, singularidade e multidimensionalidade, considerando, também, o ambiente em que ela se encontra e valorizando as suas peculiaridades e singularidades. (ALMEIDA, 2019)

A atenção pré-natal e o início precoce do pré-natal permitem o acesso a métodos de diagnósticos e terapêuticos para a prevenção das possíveis complicações gestacionais, além disso permite o monitoramento do crescimento e fundamenta a tomada de decisão clínica relacionada ao desenvolvimento e desfecho da gestação.  (ANDREUCCI; CECATI, 2011)

A recomendação brasileira é de no mínimo seis consultas de pré-natal, com a realização das vacinas, testes de diagnóstico laboratorial de exames de rotina, oferta de suplementos, tratamento medicamentoso e assistência em qualquer intercorrência. Todos os procedimentos devem ser registrados na Caderneta da Gestante, na qual, é importante para a referência e a contrarreferência no momento do parto ao situar os profissionais de saúde no melhor acompanhamento da paciente. (LEAL,2020)

As consultas de pré-natal, segundo a 3° edição da Caderneta da gestante do Ministério da Saúde, são realizadas tanto por médicos quanto por enfermeiros na atenção básica de saúde. Já os grupos de gestantes podem ser realizados por qualquer profissional de saúde. É importante que todos os profissionais façam parte do cuidado durante o pré-natal, como agente comunitário de saúde, técnico de enfermagem, dentista e, se necessário, assistente social, psicólogo, fisioterapeuta, entre outros. 

As consultas devem ser realizadas conforme este cronograma: até a 28ª semana-mensalmente; da 28ª até a 36ª semana– quinzenalmente; da 36ª até a 41ª semana – semanalmente.

         O Caráter preventivo do pré-natal é fundamental para diminuir os índices de mortalidade materna e perinatal, pois um pré-natal bem feito previne malformações, patologias (como anemias e doenças hipertensivas gestacionais) e também favorece o preparo psicológico para o parto, além de garantir a perfeita estruturação do organismo fetal, prevenção do abortamento, o risco de parto prematuro e óbito perinatal, índices esses importantíssimos ao país e ao entendimento de índice de desenvolvimento humano. (RAMALHO, 2014).

Acoplado a toda essa importância do pré-natal, o Ministério da Saúde divulgou o programa Previne Brasil, que contêm as novas medidas de financiamento para a atenção primária no SUS. O programa promove novas diretivas para o funcionamento do SUS, reformulando estratégias de gestão. Parte da distribuição dos recursos se dará com base na métrica de desempenho e neste trabalho retrataremos acerca de um desses indicadores que é a proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª até a 20ª semana de gestação. Um indicador de suma importância e que servira de parâmetro de gestão e de melhoria, de forma a cobrir as principais linhas de cuidado já em andamento: pré-natal, puericultura e saúde da mulher. (BRASIL,2019)

  1. OBJETIVOS

Identificar o número de gestantes que realizaram a primeira consulta pré-natal até a vigésima semana de gestação.  

Verificar a proporção de gestantes com início precoce e tardio do pré-natal

O número de consultas realizadas por todas as gestantes da unidade naquele período 

A média da idade das gestantes 

  1. REVISÃO DA LITERATURA

  2. METODOLOGIA

Foi realizado um estudo descritivo, inicialmente resgatando elementos sobre a importância das consultas do pré-natal, e foi realizada uma avaliação no sistema informatizado do munícipio IDS Saúde das consultas realizadas em uma Estratégia Saúde da Família do Meio Oeste Catarinense. Para a avaliação dos dados quantitativos, verificando os relatórios das consultas no programa IDS Saúde entre os dias 01/09/2019 até a data 17/02/2020, da Unidade Básica de saúde a qual possui uma Estratégia da saúde da família. Nesta são realizadas consultas de pré-natais com a equipe de enfermagem e médica.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (105.3 Kb)   docx (40.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com