TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ASPECTOS MOSTRADOS NO FILME APOCALYPTO

Por:   •  3/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  974 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS[pic 1]

CAMPUS MORRINHOS (GO)

CURSO DE HISTÓRIA

LUCAS DE SOUSA MELO

ASPECTOS MOSTRADOS NO FILME APOCALYPTO

                                                               MORRINHOS

                                                                      2018

LUCAS DE SOUSA MELO[pic 2]

ASPECTOS MOSTRADOS NO FILME APOCALYPTO

Trabalho apresentado no Curso de História durante a disciplina de Histórias das  Americas I da Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Morrinhos como parte da avaliação do 4º semestre Sob a Orientação da Prof. Eron Meneses Amorin.

Morrinhos

2018


O filme Apocalypto retrata a história do herói Garra de Jaguar, membro de uma pequena tribo que vive em meio as florestas no período chamado pré-colombiano. Inicialmente nos é mostrado a caça, como principal forma de se obter alimento, sendo uma tradição quase ritualística que envolve tanto a estratégia e as armadilhas quanto o conhecimento adquirido através da experiência pelos caçadores da tribo.  Ao encontrar outras pessoas caminhando pela floresta, um dos personagens, o pai de Garra de Jaguar afirma que: àquela é sua floresta e que caçava no mesmo local desde criança e que suas próximas gerações também o fariam. Após um primeiro encontro com outros povos o filme deixa claro o isolamento desta tribo em contraste com a grande civilização Maia já estruturada na região, mas, que nunca antes tinha tido contato com a pequena tribo tão próxima. Ao nascer do dia guerreiros invadem a tribo e capturam várias pessoas levando-as até o interior da enorme e complexa civilização Maia.

Após serem capturados, os tribais, incluindo Garra de Jaguar são transportados até a cidade Maia onde o filme nos mostra os diversos aspectos da civilização como o político-econômico cultural e religioso: a produção social parece encontrar seu fundamento no trabalho escravo, onde são visíveis diversas pessoas trabalhando em condições degradantes para a construção de edificações como casas e pirâmides. Outro ponto é a disposição militar da sociedade, que mantém grupos de guerreiros encarregados de capturar prisioneiros para os rituais de oferendas ao deus Sol, a captura de forma brutal e violenta nos mostra tanto as prisioneiras que logo são vendidas como escravas como os homens são destinados a um ritual de oferenda. Também há na organização caótica da cidade diversas formas de trabalho ao ar livre, e perceptível formas de comércio, com pessoas apresentando seus artesanatos, frutas, carnes e etc.. ao tempo em que observam a chegada dos prisioneiros, tudo isto nos é mostrado na primeira cena de chegada dos prisioneiros a cidade Maia, onde como seus olhos tentamos acompanhar e compreender a forma tão diferenciada de organização da vida em sociedade. A civilização era composta por cidades-estados e aldeias que organizavam a fronteira política de forma independente mas que se estruturavam a partir da religião, esta que  exercia no mundo Maia um domínio central sobre a organização social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (69.5 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com