TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEFINA E CLASSIFIQUE OS HORMÔNIOS (CONSTITUIÇÃO E AÇÃO)

Por:   •  18/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.252 Palavras (18 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 18

04/08/2015

MÓDULO 01                                                                                                     PROBLEMA 01

SISTEMA ENDÓCRINO

        Questão 01: DEFINA E CLASSIFIQUE O SISTEMA ENDÓCRINO. COMENTE E DEFINA AS ESTRUTURAS ENVOLVIDAS E CITE EXEMPLOS.

Etimologicamente, “endocrinologia” (“endo” + “crinos” + “logos”) é o estudo das secreções internas.

Um conceito fundamental da fisiologia é o de homeostase; o sistema endócrino é o principal implicado na manutenção da constância do meio interno, do ser e da espécie, face às variações e ameaças ambientais. Caracteriza-se pelo seu dinamismo, precisão e adaptabilidade. (fonte site UFF)

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

        Questão 02: DEFINA E CLASSIFIQUE OS HORMÔNIOS (CONSTITUIÇÃO E AÇÃO)

        Os hormônios são mensageiros químicos que comunicam informações de uma célula a outra para coordenar as adaptações homeostáticas, o crescimento, o desenvolvimento e a reprodução; a palavra hormônio é derivada do grego e significa “estimular" ou *colocar em movimento". 

Existem vários tipos de mensageiros químicos, entre eles:

Neurotransmissores: liberados por terminais de axônios de neurônios nas junções sinápticas e atuam localmente para controlar funções de células nervosas.

Hormônios endócrinos são liberados por glândulas ou células especializadas no sangue circulante e influenciam a função das células em outra localização no corpo.

Hormônios neuroendócrinos são secretados por neurônios no sangue circulante e influenciam a função de células em outra localização no corpo.

Parácrinos são secretados por células no líquido extracelular e afetam células vizinhas de um tipo diferente.

Autócrinos são secretados por células no líquido extracelular e afetam a função das mesmas células que os produziram, ligando-se aos receptores da superfície celular.

Citocinas são peptídeos secretados por células no líquido extracelular e podem funcionar como hormônios autócrinos, parócrinos ou endócrinos. Exemplos de citocinas incluem as interleucinas e outras linfocinas secretadas por células auxiliadoras e atuam sobre outras células no sistema imune. Hormônios citocinas (p. ex., leptina) produzidos por adipócitos são, algumas vezes, chamados de adipocinas.

Neurotransmissores

Hormônios Endócrinos

Hormônios neuroendócrinos

Parâcrinos

Autócrinos

Citocinas

liberados por

terminais de axônios de neurônios

glândulas ou células especializadas no sangue circulante

neurônios no sangue circulante

células no líquido extracelular

células no líquido extracelular

Peptídeos secretados por cél. no líquido extracelular

tem abrangência

local

em outro local

em outro local

local

local

local ou em outro local

controlam

funções de células nervosas

 

 

células de um tipo diferente

as próprias células produtoras

 

Quanto a constituição

Existem três classes gerais de hormônios:

  1. Proteinas e polipeptideos, incluindo hormônios secretados pela hipófise anterior e posterior, pelo pâncreas (insulina e glucagon), pela paratireóide (paratormônio) e por muitos outros.

São Armazenados em Vesículas Secretoras até que sejam necessários.

Esses hormônios variam em tamanho de pequenos peptídeos, com não mais que três aminoácidos (hormônio liberador de tireotropina). a proteínas com quase 200 aminoácidos (hormônio do crescimento e prolactina). Em geral. os polipeptídios com 100 ou mais aminoácidos são chamados de proteínas, e os com menos de 100 aminoácidos são denominados peptídeos. Geralmente ocorre:

1 Sintetização dos hormônios e peptídicos, primeiramente, como proteínas maiores que não são biologicamente ativas (pré-pró-hormôllios) na extremidade rugosa do retículo endoplasmático das diferentes células endócrinas, da mesma maneira que a maioria das outras proteínas

3 Clivagem para formar prô-hormônios menores, no retículo endoplasmático.

4 Transferencia para o aparelho de Golgi, para acondicionamento em vesículas secretoras

5 Clivavem dos pró-hormonios das vesículas para produzir os hormônios menores biologicamente ativos e fragmentos inativos.

6 Armazenamento das vesículas no citoplasma, sendo que muitas ficam ligadas à membrana celular até que o produto da sua secreção seja necessário.

7 A secreção dos hormônios (bem como os fragmentos inativos) As Vesículas secretoras se fundem com a membrana celular e o conteúdo granular é expelido para o liquido intersticial ou diretamente na corrente sanguínea, por exocitose.

6,5 - Em muitos casos. o estimulo para a exocitose é o aumento da concentração citosólica de cálcio, causado por despolarização da membrana plasmática. Em outros casos, a estimulação de receptor endócrino na superfície celular causa aumento do monofosfato cíclico de adenosina (AMPc) e, subsequentemente, ativação de proteinocinasses que iniciam a secreção do hormônio. Os hormônios peptídicos são hidrossolúveis, o que permite que entrem facilmente no sistema circulatório, para serem transportados para seus tecidos-alvo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)   pdf (775 Kb)   docx (2 Mb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com