TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso

Por:   •  22/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 2

ESTUDO DE CASO (valor: 2,5)

Camilla Santos Garcez RA: 20707959 MA2

Queimadura

 

Uma criança foi socorrida pelo resgate com queimadura nas pernas por água quente, no momento do atendimento o médico diagnosticou queimadura de primeiro grau 10% e 2 grau superficial 20% com um total da área corporal em 30 %. A criança ficou um período de 10 dias hospitalizada, recebeu alta e  após seis meses apresenta cicatrizes hipertróficas em algumas áreas da perna direita.

Pergunta:

  1. Descreva a profundidade da queimadura 1 grau e todos as estruturas envolvidas.

R: São queimaduras mais superficiais, provocam dor, vermelhidão e edema. Não deixa cicatrizes, apenas escurece a pele inicialmente, porém com o tempo clareia novamente. Afeta somente epiderme e não forma bolhas.

  1. Descreva a profundidade da queimadura 1 grau e todos as estruturas envolvidas

R: São queimaduras que atingem a epiderme e derme, provoca maior intensidade da dor, aparecem bolhas e normalmente a pele se desprende. O tecido se recupera de forma mais lenta e pode deixar cicatrizes claras ou escuras.

  1. Conceitue queimadura

R: Queimadura é uma lesão na pele que pode ser causada pelo calor, contato com objetos ou líquidos quentes, substâncias químicas, eletricidade, atrito ou radiação. Seu grau de profundidade é determinado pela quantidade de camadas do corpo que ela afeta.

  1. Explique o processo de cicatrização

R: A partir da lesão, o corpo inicia processos para recuperar o tecido danificado. A recuperação desse tecido envolve a regeneração das células especializadas, formação de tecido de granulação e reconstrução do tecido. A cicatrização possui etapas, a primeira etapa é a inflamatória que se caracteriza por dor, calor, rubor e edema; a segunda etapa é a proliferativa, em que ocorre a reepitelização (reconstituição de vasos sanguíneos e linfáticos, produção de colágeno e intensa migração celular); a última etapa é a de maturação, em que ocorre a evolução da cicatriz constituída e pode durar anos.

  1. Conceitue cicatriz hipertrófica

R: A cicatriz hipertrófica é uma cicatriz elevada em relação ao tecido original, que ocorre por conta de uma desordem na produção de colágeno nessa pele. Essa cicatriz se limita à área da lesão, não acometendo regiões adjacentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (103.2 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com