TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SURGIMENTO DA INTERNET

Por:   •  13/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.079 Palavras (5 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 5

AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA 01[pic 1]

“INTERNET: ATÉ QUE PONTO NÃO SE TORNA UMA ARMADILHA?!”

SURGIMENTO DA INTERNET

A internet surgiu nos Estados Unidos, na década de 60, na época da Guerra Fria, a partir de uma rede de informações militares que interliga centros de comando e de pesquisa bélica para atender à necessidade militar de proteger os sistemas de defesa do país no caso de um ataque nuclear, a rede não tem um “centro” que poderia servir de alvo principal ao inimigo. Nos anos 70 começa a ser utilizada pela comunidade acadêmica mundial, e, em 1975, são feitas as primeiras ligações internacionais. Nesse período, os computadores conectados não passam de 200. Em 1997, segundo a Direct Marketing Association (DMA) e a Price Waterhouse, empresas norte-americanas de consultoria em marketing, o número de usuários chega a 60 milhões em todo o mundo.

 NO BRASIL.

Atualmente, o número de brasileiros que possui acesso a algum tipo de comunicação referente a internet cresceu de forma alarmante. Segundo o IBGE, entre 2005 e 2015, o número de domicílios que possui algum mio de acesso subiu de 7,2 milhões para 39, 3 milhões, um aumento de cerca de 446% neste período.[1]

Um relatório sobre economia digital divulgado pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD, na sigla em inglês) colocou o Brasil em 4 ° lugar no ranking mundial de usuários de internet, como é possível observar na tabela abaixo[2]

Com o seu surgimento a comunicação sofreu um avanço inacreditável, ela possibilitou que indivíduos de todo o mundo se comunicassem em tempo real mesmo estando em lugares diferentes, o que jamais foi possível em toda a história da humanidade.

EAD – EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA.

Com esse grande estreitamento dos laços de afetividade por esse novo meio de comunicação, descobertas e benefícios agora são compartilhados de forma mais rápida e eficaz. Com isso pela sua praticidade e grande eficácia , após anos de pesquisas pedagogos e estudioso do assunto percebeu o quanto esse meio facilitador poderia contribuir para a educação, principalmente para aqueles que não possuem a disponibilidade de deslocar se diretamente para as salas de aula, porém, tem o desejo de aperfeiçoar os seus conhecimentos. O que seria possível se esse aprendizado ocorresse a distância.

É válido ressaltarmos que a chamada educação a distância, em sua forma embrionária e empírica, é conhecida desde o século XIX. Porém, somente nas últimas décadas passou a fazer parte das atenções pedagógicas. Ela surgiu da necessidade do preparo profissional e cultural de milhões de pessoas que, por vários motivos, não podiam frequentar um estabelecimento de ensino presencial. E, é evidente que a internet tornaria o acesso esse método mais facilitado.

Através do Ambiente Virtual, que são os sistemas de software sobre metodologia pedagógica desenvolvidos para auxiliar na promoção de ensino/aprendizagem virtual, os alunos têm acesso a todo conteúdo proposto pelos professores das disciplinas cursadas em qualquer lugar onde  eles estejam, a chamada flexibilidade. Logo, a relação aluno e professor não será banida, mas sim ocorrerá com a ajuda dessa ferramenta online.

CAUTELA-A NECESSIDADE DO CUIDADO COM O SEU USO.

É indiscutível o quanto a internet revolucionou todo cenário mundial, permitindo inúmeros benefícios aqueles a qual fazem uso de suas ferramentas, principalmente no ambiente educacional. Porém,é preciso destacarmos que é preciso ter muita cautela, afinal com essa facilidade e amplitude de informações há ainda aqueles que fazem uso dessa ferramenta para prejudicar e invadir a privacidade do outro.

CONCLUSÃO.

    Dado o exposto, é perceptível que hoje em dia o uso da internet é acessível            

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (117.8 Kb)   docx (36.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com