TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Surgimento da Internet

Por:   •  3/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 3

Surgimento da internet

Na década de 50 acontecia a guerra fria, que foi entre EUA e União soviética, nessa guerra qualquer avanço ou inovação era visto como uma vitória, como na corrida espacial. Dessa forma em 1959 os EUA inventaram a ARPA (Agencia de projetos avançados de pesquisa)

O objetivo desta instituição, parte integrante do Departamento de Defesa dos EUA, era a implantação de uma rede de comunicações, entre os locais mais críticos do sistema de defesa Norte-Americano. 

A rede de comunicações deveria ser robusta, por forma a que em caso de ataque nuclear, com a consequente destruição maciça de parte da rede, a comunicação fluísse sem problemas entre as regiões não afetadas e os dados não fossem perdidos.

Em 1966 a Arpa agora chamada de ARPANET começa a discutir sobre a rede, e desenvolveram os IMPs (Interface de processamento de mensagens), que seriam nós intermediários que conectariam os pontos de rede, que funcionavam parecidos com os roteadores de hoje em dia.

A primeira conexão em rede so veio acontecer em 1969, entre uma universidade americana e um instituto de pesquisa tb americano, onde foi enviada a primeira mensagem.

O NCP Network control protocol, foi o primeiro protocolo de servidor da Arpanet e definia todo o procedimento de conexão entre 2 pontos, ele que permitia um pequeno avanço na comunicação com troca de arquivos e conexão remotas de maquinas.

Em Outubro de 72 foi feita a primeira demonstração publica da Arpanet, e nesse mesmo ano que foi inventado o E-mail, que era uma forma mais fácil de trocar informações. Entretanto o NPC ainda era insuficiente para troca de pacotes em redes diferentes.

Em 1975 a Arpanet é considerada operacional e acumula 57 maquinas, nesse mesmo ano uma agencia de defesa dos Estados unidos assume o controle da Arpanet. Essa rede ainda não tinha pensamentos comerciais, era tudo apenas militar e cientifico.

Ai nasce o TCP/IP que é um novo protocolo que é usado ate hoje como padrão de comunicação dos aparelhos. É a partir do TCP/IP que ocorrem o envio, transporte e recebimento de dados, e podemos identificar, por exemplo, quem nos enviou um email.

1984 a rede é separado em 2, uma parte para uso militar a MILNET e a parte civil e cientifica ARPANET. Em 1985 a internet já estava estabelecida como uma grande tecnologia de comunicação. Aos poucos a internet sai das universidades e passaria a ser adotada pelo mundo corporativo e por ultimo pelo publico consumidor. Dai surgiram diversas redes que já tinham comunidades focadas em determinadas ações, algumas focadas em estudos científicos outras em fóruns de discussão e grupos de noticias.

Em 1990 ocorreram diversos avanços. As URLs – endereços únicos para identificar as fontes das paginas, o HTTP protocolo de transferência de hipertexto que é a forma de comunicação base e o HTML que é a formatação escolhida para dispor todos esses conteúdos. Nascia ai a World Wide Web, ou WWW que traduzimos para rede mundial de computadores. A World Wide Web estabeleceu uma linguagem padrão para a circulação e organização dos dados que trafegavam pela rede, permitindo que qualquer computador, em qualquer lugar do mundo, pudesse ter livre acesso ao mundo virtual. O criador do WWW era Timothy Berners-lee ou Tim, ele imaginava um espaço descentralizado, onde as pessoas não precisassem de permissão para usar, e também na neutralidade da rede para que você pagasse por um serviço sem descriminação de qualidade, além disso, a web seria universal e com códigos amigáveis para que não ficasse na mão de poucos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (60.9 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com