TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO NEUROFISIOLOGIA - SISTEMA LÍMBICO

Por:   •  20/11/2018  •  Resenha  •  2.873 Palavras (12 Páginas)  •  662 Visualizações

Página 1 de 12

Sistema límbico – aula 6

Beatriz Steiner Cardoso – Medicina XXXIX

Mecanismos Comportamentais e Motivacionais do Cérebro: Sistema Límbico

1) Emoções são respostas comportamentais e cognitivas automáticas, geralmente inconscientes, disparadas quando o encéfalo detecta um estímulo significativo, positiva ou negativamente carregado.
As emoções tem uma ligação próxima com mecanismo de armazenamento de memória, pois as estruturas que armazenam as informações das memórias integram também o sistema límbico. Assim, quanto maior o carregamento emocional, mais fácil é o armazenamento da informações.
[pic 1]

a. Emoções primárias: relacionadas com as necessidades imediatas. Geralmente são em comum para todos os indivíduos (o que muda é o estímulo provocado para ter essa emoção). Nasce ou é desenvolvida logo após o nascimento. Ex: medo, alegria, tristeza, fome, sede, raiva, susto.

b. Emoções secundárias: estados mais discriminativos e complexos. São aprendidas pelo indivíduo. Ex: ciúme, orgulho, culpa.

c. Emoções de fundo: representam estados de humor, cujos indutores são gerados por processos físicos ou mentais contínuos. Ex: Bem estar X mal estar, calma X tensão = quando fico ansiosa por uma prova ou ainda quando temos que tomar decisões difíceis.

  • Empatia: se colocar no lugar do outro. É um comportamento emocional dependente de uma estrutura muito específica do sistema límbico: a ínsula. Se colocar no lugar do outro ativa estruturas do sistema límbico que nos fazem ter comportamentos ou respostas comportamentais diferentes para cada situação, não necessariamente vivida, mas a cada situação observada.

2) Estruturas do sistema límbico: representado por componentes corticais e subcorticais -  existe um conjunto de estruturas em forma de anel, envolve o corpo caloso e o tronco encefálico. Porém, hoje se sabe que o sistema límbico não envolve apenas estruturas do corpo caloso e tronco encefálico, o Lobo límbico, anatomicamente falando é bem diferente dos demais, pois ele não está em limites definidos, mas sim espalhados por todo o encéfalo. Dessa forma, tem-se várias estruturas em locais diferentes que fazem uma conexão e respondem aos comportamentos emocionais.

  1. Giro do cíngulo: contorna o corpo caloso. Por muito tempo o comportamento de agressividade era relacionado ao giro do cíngulo. Pacientes psicóticos que tinham comportamento agressivo era feito uma ablação (cingulectomia) e o comportamento agressivo não se manifestava mais. No entanto, no decorrer do tempo soube-se que não é todo o giro do cíngulo que é responsável por esse comportamento agressivo, existe uma área específica pra isso -  Porção anterior do giro do cíngulo. Essa porção também está relacionada com comportamentos de depressão (é mais delgada em pacientes com depressão).
  2. Ínsula: Afastando o sulco lateral, profundamente fica a ínsula (face súpero-lateral). Sulco central da ínsula divide a ínsula em duas porções – córtex insular posterior e córtex insular anterior. Posterior está relacionada a área de projeções primárias (área gustativa, sensibilidade visceral). Anterior tem funções límbicas, envolvendo a empatia, reconhecimento da própria face (degeneração dessa área no Alzheimer)
  3.  Córtex pré-frontal: Córtex orbitofrontal (onde se localiza os giros e sulcos orbitais) – mecanismos de atenção nessa área, comportamentos socialmente aceitáveis. Lesão: tamponamento afetivo (caso do Phineas Gaje).
  4. Hipotálamo: por muito tempo foi considerado o centro do sistema límbico, mas isso se atribuía a uma característica especifica dele, pois todas as estruturas do sistema límbico fazem uma conexão com o hipotálamo. Está relacionado com as expressões das emoções a partir das respostas viscerais, pois ele tem uma relação direta com o Sistema Nervoso Autônomo. Ex: o susto faz com que tenha uma liberação imediata de uma grande qtidade de adrenalina no sangue.
  5. Área septal[pic 2][pic 3]
  6.  Núcleo accubens*              
  7.  Núcleos habenulares
  8.  Amígdala*: localizada profundamente ao úncus. Estrutura que tem maior números de projeções do SNC, ou seja, maior número de contatos entre estruturas não só do sistema límbico, mas do encéfalo como um todo. A amígdala possui 14 aferências e 20 eferências (recebe info de 14 áreas e manda info para 20 áreas). É muito complexa não só anatomicamente, mas também quimicamente pois os neurônios da amígdala sintetizam e liberam GABA, noradrenalina, serotonina, encefalinas, substância P e acetilcolina. A amígdala ativa a percepção do medo (relação próxima ao Sistema Simpático). O medo serve pra proteção. Uma lesão bilateral da amígdala o paciente não manifesta o medo em uma situação de perigo óbvio. Algumas doenças neurológicas descrevem uma regressão da amígdala que tem como sintoma não sentir medo. Se for uma lesão unilateral, a outra amígdala da conta de promover a sensação de medo. Síndrome de emergência de Cannon – sempre que a amígdala percebe uma situação de perigo, ativa estrutura do sistema simpático e o sistema simpático ativa a glândula suprarrenal que vai liberar adrenalina, dessa forma, em uma situação de susto/estresse vai ter liberação de adrenalina. Ou seja, a Síndrome de Cannon é a resposta do SN a uma situação de perigo. Amígdala também tem relação com a memória emocional.
  9. Hipocampo: é uma estrutura consideravelmente grande, localizado no lobo temporal, profundamente ao giro para hipocampal, tem 5cm de comprimento. Sua principal função é o processo de aprendizado e memória (especialmente formação de memórias novas).
  10. Giro para-hipocampal: abaixo do hipocampo. Entre o giro para hipocampal e a parte dilatada que é o úncus, existe um grupo de neurônios, na parte anterior, que integram o córtex entorrinal. Esse córtex funciona como um “porteiro” do sistema límbico, as informações sensoriais, na maioria das vezes, chegam até as estruturas do sistema límbico no córtex entorrinal, que manda informação para o hipocampo, e estre devolve para o córtex entorrinal e ele distribui para outras áreas do sistema límbico. Assim, ele recebe as entradas das informações e produz a saída das mesmas.

3) Conexões intrínsecas do sistema límbico:
- O primeiro circuito neuronal que foi descrito para explicar qual estrutura se comunicava com outra do sistema límbico foi descrito por James Papez. Ele foi o primeiro que intuitivamente deduziu que existia uma conexão entre uma estrutura e outra. Incialmente ele disse que essas estruturas que comunicam entre si e formam um circuito, além de responder a um estímulo através da geração de um comportamento emocional elas também expressam as emoções. Atualmente, sabe-se que o Circuito de Papez continua sendo estudado mas não é a parte mais importante de conexão entre uma estrutura e outro do s. límbico. Ele integra muito mais o processo de formação de memória novas do que conexão entre estruturas.

Circuito de Papez: constituído basicamente por estruturas diencefálicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (523.1 Kb)   docx (673.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com