TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

Por:   •  7/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 3

GRUPO SER EDUCACIONAL

UNIVERSIDADE: UNINASSAU

CURSO: NUTRIÇÃO

DISCIPLINA: NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

NOME DO(A) PROFESSOR(A) EXECUTOR(A): DANIELA AQUINO

NOME DO(A) TUTOR(A): DAYANA DA SILVA

NOME DO(A) ALUNO(A): DESIRÉE SILVEIRA GUIMARÃES

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA

Pedro Escudero nasceu em 11 de agosto de 1877, em Buenos Aires na Argentina. Graduado em medicina pela Faculdade de Ciências Sociais, em 1902; onde recebeu  medalha de honra pelo seu excelente desempenho acadêmico. Logo após se formar, montou seu consultório em Buenos Aires, no bairro de Barracas al Norte. A partir de 1905 passou a integrar a equipe do Hospital de Rawson, onde foi o chefe de serviço durante 23 anos. No decorrer de sua atuação profissional, foi professor de Medicina na Universidade de Buenos Aires e dedicou-se aos estudos e pesquisas relacionados a nutrição, sendo assim considerado o criador da especialidade em nutrição. Escudero fundou o Instituto Nacional de Nutrição, em 1938, onde o mesmo era diretor; também criou a Associação Argentina de Nutrição e Dietologia em 1941; e a Cadeira de Culinária Dietoterápica, em 1945. ( Wikipedia)

Através da fundação do Instituto Nacional de Nutrição da Argentina ocorreu um crescimento nas pesquisas e investigações nas áreas de biologia, economia, psicologia e nos aspectos socioculturais no tocante à nutrição e à alimentação. Essas pesquisas tiveram uma grande importância para o surgimento da profissão de Nutrição, pois anteriormente só existiam médicos especializados em nutrição, e não o profissional graduado em Nutrição. Esse instituto passou a aumentar os estudos de diversas áreas que estavam direcionados a nutrição, dentre elas pode-se citar a investigação, a docência e a informação e assessoramento. (Dietbox)

Pedro Escudero criou as Leis da Alimentação, que são divididas em 4 e são a base de uma alimentação saudável. Nelas estão expressas as orientações para uma prática alimentar ideal, que possa assegurar o desenvolvimento, crescimento, manutenção e recuperação do organismo. As 4 leis são: a Lei da Quantidade, da Qualidade, da Harmonia ou do Equilíbrio e a Lei da Adequação.(Dietbox)

A Lei da Quantidade diz respeito ao total de calorias da alimentação e aos nutrientes que deverão ser ingeridos. O indivíduo deve ingerir uma quantidade adequada e suficiente tanto de macronutrientes, quanto de micronutrientes e água, para que assim possa suprir suas demandas. Deve-se sempre levar em consideração o gasto energético e necessidade de reposição de cada pessoa. A Lei da Qualidade leva sem consideração a ingestão adequada e diversificada dos nutrientes que são essenciais a manutenção e crescimento do organismo. Nas refeições deve-se incluir todos os grupos de nutrientes, desta forma proporcionando uma variedade de alimentos ingeridos. ( Blanco, 2019)

A Lei da Harmonia refere-se ao equilibro na alimentação, resultante de uma adequada proporção de ingestão e distribuição. Esta proporcionalidade e distribuição dos nutrientes, faz com que o organismo consiga absorver melhor esses nutrientes, pois as substâncias trabalharão em conjunto e não de forma individual. Já a Lei da Adequação diz respeito ao respeito a individualidade, onde a alimentação deverá respeitar as particularidades do indivíduo e estar adequada às necessidades de cada pessoa. A necessidade nutricional varia de pessoa a pessoa e alguns fatores influenciam para isso, dentre eles a fase da vida que esta pessoa se encontra, seu estado fisiológico, seu estado de saúde, seus hábitos alimentares e suas condições culturais, econômicas e sociais. (Academia Edu)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (76.5 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com