TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Contextualizada

Por:   •  28/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 2

                                      Diversidade de gênero nas escolas

 

Nome: Brenda Marques de Albuquerque Rosa

 Matrícula: 04053104

Curso: Nutrição

Hodiernamente, é comum haver muita polêmica sobre a realização de debates e projetos em sala de aula relacionados a diversidade sexual. Fatores como a resistência da população brasileira em aceitar práticas que fogem das relações heteroafetivas e também de dogmas religiosos tendo em vista que a população pode ser considerada em sua maioria cristã. A dificuldade em aceitar com que a preparação de crianças nas escolas para lidar com a diversidade de gênero implica na possibilidade de essas práticas proporcionem uma decadência nos valores morais e religiosos segundo a defesa dos que decidem conservar seus ideais mais tradicionais.

O Brasil é o país que mais registra crimes letais contra a comunidade LGBT no mundo. Por esse motivo, se torna incabível que alguma intervenção não seja realizada para conter esses dados tão alarmantes. Debater em comunidade sobre os diversos tipos de violência cometida contra bissexuais, gays, lésbicas e transexuais deve ser fundamental para que haja um mundo com mais igualdade e segurança respeitando os direitos humanos onde afirma que todo ser humano tem direito a vida, à liberdade e à segurança pessoal... Ninguém será submetido à tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante.

O combate à violência, situação mais grave enfrentada por LGBTs, deve ser o principal foco para se tratar desde o princípio no ambiente escolar. Os professores devem orientar os alunos sobre a existência de todos os tipos de diversidades incluindo as de gênero, além de observar e conter o bullying relacionado a este dilema. Deve-se pensar nas relações de gênero nas escolas como algo importante no contexto social, pois a ideia de respeito e de liberdade humana está longe de incentivar práticas homoafetivas entre outras para crianças menores de idade, nesse caso, também é  fundamental permitir com que pessoas dotadas de opiniões diversas tenham o direito de se expressar no valor de suas crenças, desde que isso não interfira nos direitos pessoais de cada indivíduo.

Referências:

Scielo.br/Scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232020000501709

https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (24.1 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com