TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Por:   •  13/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.338 Palavras (10 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 10

 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE – Campus Cuité[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE - CES

UNIDADE ACADÊMICA DE SAÚDE – UAS

BACHARELADO EM NUTRIÇÃO

VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

DOCENTE: Ms. ANA BEATRIZ VENÂNCIO

DISCENTES: ALEXANDRE BEZERRA GONÇALVES

ARTUR BULHÕES DANTAS

ISABELA DANTAS OLIVEIRA

JESSYKA KALLYNE GALVÃO BEZERRA

LUANA GOMES CARDOSO

MAPEAMENTO DO TERRITÓRIO: UBS RAIMUNDA

CUITÉ/PB

2018

  1. Descrição da unidade de saúde e do território

A unidade de saúde Raimunda se abrange os territórios que incluem ao limite Norte - últimas casas (piscina Planalto), limite sul - (mesmo limite norte do Abílio), limite leste - Fim das casas/ Rua do hotel Planalto, limite oeste - Pedro Simões/Fim da rua.

Na UBS são atendidos 30 pacientes por dia, sendo 15 pelo turno da manhã e 15 pelo turno da tarde. Nesta, atendem um enfermeiro e um técnico de enfermagem, de segunda a sexta; um médico de terça a sexta, pela manhã;  um fonoaudiólogo de segunda a quinta; um dentista que atende por agendamento; um nutricionista e dois estagiários do curso de nutrição de segunda a quinta; seis agentes comunitários de saúde. No total são 20 profissionais de saúde na Unidade.

  1. Análise dos indicadores

PROBLEMA

MAGNITUDE

VALORIZAÇÃO

TECNOLOGIA

CUSTO

TOTAL

Diabetes

3

3

2

2

10

Pacientes Especiais

2

2

3

1

8

Saúde Mental

1

0

1

2

4

Lixo

1

1

1

3

6

Terreno Baldio

2

1

1

3

7

Pavimentação

2

3

3

1

9

Iluminação

2

2

2

2

8

Diabetes -  a quantidade de indivíduos diagnosticados na Unidade se encontra em uma quantia muito alta e representativa de 144 pessoas. Configura-se como uma patologia extremamente valorizada pela população por se algo bem comum. As tecnologias necessárias para intervenção caracterizam uma alta capacidade operacional do município para com o problema , e configuram um custo significativo até mesmo pelo fato da quantidade de notificados.

Pacientes Especiais -  a quantidade de indivíduos diagnosticados na Unidade se encontra em uma alta quantia de 89 pessoas. Configura-se como um problema valorizado pela população, talvez por ser um problema mais aparente.  As tecnologias necessárias para intervenção caracterizam a necessidade de uma alta capacidade operacional o que  influirá diretamente em um alto custo para o município.

Saúde Mental – a Unidade  apresenta uma quantidade significativa de indivíduos diagnosticados com o total  de 74 pessoas. Configura-se como um problema com baixa valorização pela população, talvez pela imagem estereotipada que as pessoas têm sobre saúde mental, quase ninguém conhecia alguém com esse tipo de problema apesar das notificações.  As tecnologias necessárias para intervenção caracterizam uma capacidade operacional significativa, englobando profissionais, fármacos e estratégias, configurando como custos significativos para o município.

Lixo – a área territorial que a Unidade abrange mostrou uma quantidade significativa de lixos acumulados pelas ruas. A valorização do problema é significativa e foi citada por moradores locais como um problema que se torna criadouro de vetores transmissores de doenças. As tecnologias necessárias para intervenção na problemática são significativas por precisar efetuar limpezas periódicas nos locais. O custo para resolução do problema é baixo, precisando apenas de equipamento simples e funcionários capacitados.

Terreno Baldio- Foi encontrado diversos terrenos baldios espalhados pelo território, podendo acarretar em aparecimento de algumas pragas urbanas, acumulando mais lixo e trazendo prejuízos para a saúde da população. Não foi um problema tão valorizado pela população , talvez por falta de conhecimentos do que isso pode gerar. A tecnologia é significativa, em concordância com o lixo, pois precisaria de limpezas periódicas também nestes locais.

Pavimentação –  A maioria das ruas do território não são pavimentadas, gerando grande incomodo por parte da população, pois dificulta muito o acesso as suas casas, principalmente em épocas de chuvas. A tecnologia é alta, pois precisaria de muito recurso por parte do poder público para pavimentação.

Iluminação – A iluminação foi pouco significativa, pois algumas ruas tiveram consertos recentemente nas luzes. A valorização também foi significativa, pois uma parte da população se mostrou ainda insatisfeita, por outro lado algumas relataram não ter problemas. A tecnologia também significativa, pois reparos precisam ser efetuados sempre que existir o problema.

  1.   Potencialidades do território

O território abrangido pela Unidade traz consigo algumas potencialidades e uma delas é uma praça de esportes com uma quadra de pequeno porte, local de prática de skate e exercícios físicos, a qual é bastante utilizada pela população local.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (167.4 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com