TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso de Hipertensão

Por:   •  22/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 2

Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia

De acordo com os dados da última pesquisa VIGITEL 2016, no Brasil existe cerca de 25,7% de hipertensos (50 milhões de pessoas), sendo maior entre as mulheres (27,5%) do que em homens (23,6%), atinge todas as faixas etárias, porém é mais prevalente entre os idosos (65% são hipertensos), e as pessoas com menor nível de escolaridade e renda também são as mais acometidas pela hipertensão. O tratamento da hipertensão está baseado em uma dieta hipossódica e anti-hipertensivos, além da retirada de álcool e fatores agressores.

O Ministério da Saúde, dentro do Plano de Ações estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis (2011-2022), tem realizado inúmeras ações para promoção da saúde desta população com o objetivo a redução de mortes prematuras decorrentes das doenças cardiovasculares (hipertensão), doenças respiratórias, diabetes e câncer. Entre as ações, estão previstas:

  1. Maior controle da publicidade de alimentos industrializados com excesso de açúcar, gordura e sódio
  2. Elaboração de políticas públicas na construção de práticas de hábitos saudáveis, que incluem o aumento do consumo alimentos in natura como os cereais integrais, frutas e verduras, redução do consumo de refrigerantes e sucos artificiais, redução de sal, açúcar e gorduras saturadas
  3. Acordo com a indústria para retirada de 14 mil toneladas de sódio dos alimentos nos próximos 4 anos
  4. Publicação do Guia Alimentar para a População Brasileira e Guia de Alimentos Regionais Brasileiros
  5. Acompanhamento de hipertensos pelas equipes multiprofissionais de atenção básica

As equipes multiprofissionais de atenção básica têm o intuito de acompanhar, prescrever e disponibilizar medicamentos e orientar sobre alimentação do hipertenso. O programa que atendem aos hipertensos na atenção básica de saúde é denominado Hiperdia (SISTEMA INFORMATIZADO DE CADASTRO E ACOMPANHAMENTO DOS PACIENTES PORTADORES DE HIPERTENSÃO ARTERIAL E DIABETES MELLITUS).

Diante do exposto, vocês estudantes do curso de gastronomia são chamados a elaborar um jantar para um grupo de hipertensos que frequentam o grupo de Hiperdia do Distrito Sanitário Boqueirão. São hipertensos de diversas faixas etárias, que são atendidos pela rede pública de saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (62.7 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com