TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso 1

Por:   •  31/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo de Caso 1 - Perguntas

1. Diferencie células eucariontes e procariontes quanto a estrutura (organelas, núcleos, membranas plasmáticas, material genético, mitocôndrias, cloroplastos, invaginação, dobras membranosas).

Palavras: células eucariontes, procariontes, estrutura celular, membrana plasmática, organelas, núcleo individualizado, dobras membranosas, invaginaram, material genético, mitocôndrias, cloroplastos.

Resposta: A primeira e principal diferença entre as células eucariontes e procariontes é a presença de carioteca (membrana que individualiza o núcleo celular). A célula eucarionte possui carioteca individualizando o núcleo enquanto a célula procarionte não possui. As células eucariontes são mais complexas e possuem mais organelas, as células procariontes são desprovidas de mitocôndrias, plastídeos, complexo de Golgi e retículo endoplasmático e pelo pequeno tamanho que se acredita que se deve ao fato de não possuírem dobras membranosos originados por invaginação.

2. Quais os tipos de respiração celular?

Palavras: anaeróbios, processos aeróbios.

Resposta: Existem dois tipos de respiração celular, a primeira é chamada respiração aeróbia e utiliza oxigenio

3. Descreva o processo de fotossíntese.

Palavras: fotossintéticos.

Resposta: A fotossíntese, nome dado ao processo pelo qual a energia do sol é captada e convertida em energia química, é realizada em duas etapas. Na primeira etapa, ocorrem reações fotoquímicas da fotossíntese; estas convertem a energia luminosa em energia química, formando ATP a partir de ADP. Nessa fase, também ocorrem oxidação de água e liberação de O2. Na segunda etapa, não diretamente dependente de luz, o ATP e NADPH formados pelas reações fotoquímicas são utilizados para a síntese de hidratos de carbono – carboidratos - com a redução de CO2 atmosférico; essa conversão do CO2 em compostos orgânicos é conhecida como fixação do carbono.

4. Qual a vantagem dos eucariontes anaeróbios heterotróficos se alimentarem de arqueobactérias?

Palavras: heterotróficos, arqueobactérias, fagocitadas.

Resposta:

5. Explique a relação simbiótica entre bactérias aeróbias e bactérias fotossintéticas.

Palavras: simbiótica.

Resposta: As bactérias recebem proteção e nutrientes, enquanto os eucariotos de estrutura celular rudimentar passaram então a aproveitar do processo aeróbio e fotossintético realizado pelas bactérias, sugerindo a existência das mitocôndrias e cloroplastos no interior das células eucariontes atuais.

6. Quais os componentes químicos e função da cariomembrana e hialoplasma?

Palavras: hialoplasma, cariomembrana.

Resposta: A cariomembrana constituída por duas membranas lipoproteicas (gordura + proteína). A membrana mais interna da cariomembrana apresenta uma constituição química ligeiramente diferente da membrana externa e tem a  função de conferir sustentação e manter a forma do envoltório nuclear. O hialoplasma é um líquido presente no interior das células dos seres vivos. É composto por água, sais minerais, proteínas, açúcares e aminoácidos livres é responsável pela glicólise e a biossíntese de açúcares entre outras reações químicas do metabolismo celular e ainda armazena substâncias de reserva usadas pelas células.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (86.3 Kb)   docx (296.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com