TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de Caso

Por:   •  12/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 2

A OBESIDADE TEM SIDO ASSOCIADA a vários efeitos adversos à saúde. A relação entre grau de obesidade e incidência de doença cardiovascular (DCV) tem sido abundantemente descrita na literatura. A avaliação de homens e mulheres participantes do estudo de Framingham, em um período de 26 anos, revelou que a obesidade é um fator de risco para a ocorrência de eventos cardiovasculares, especialmente doença coronariana, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral, independentemente da idade, pressão arterial sistólica, níveis de colesterol, tabagismo, intolerância à glicose e presença de hipertrofia ventricular esquerda. Por outro lado, a obesidade, especialmente do tipo abdominal ou visceral, se associa com outros fatores que contribuem para um maior risco cardiovascular. Hipertensão arterial, intolerância à glicose, hipertrigliceridemia com HDL baixo, hiperinsulinemia constituem a "síndrome metabólica" que promove um risco aumentado de doença aterosclerótica. (Texto extraído de trabalho científico_ Risco Vascular em uma população de Obesos, Arq Bras Endocrinol Metab vol.44 no.1 São Paulo Feb. 2000)

Questões:

Como se dá a doença aterosclerótica?

Quais os parâmetros bioquímicos que podem indicar a presença da doença?

Que outras doenças podem estar associadas à doença aterosclerótica? Justifique

Quais são os principais fatores de risco para desenvolvimento da doença aterosclerótica

Um homem de 50 anos, procurou um serviço cardiológico por apresentar fortes dores no tórax, relacionadas ao esforço físico. Duas dosagens de colesterol feitas em jejum, mostraram teores de 10 e 11 mmol/L ( N = 4,5 a 7,0 mmol/L ). Eletroforese de lipoproteínas plasmáticas mostrou aumento de LDL. Angiocoronariografia mostrou estreitamento e irregularidades em dois dos três ramos coronários. O paciente foi submetido à cirurgia cardíaca e após alta hospitalar foi recomendada dieta pobre em colesterol. Durante a evolução em ambulatório foi ainda constatado aumento de colesterol plasmático e introduzido o tratamento com administração oral de resinas que se ligam aos sais biliares. O paciente apresentou também histórico familiar de hipercolesterolemia.

Questões:

Quais os parâmetros bioquímicos alterados na hipercolesterolemia?

Como a gordura satura e trans interferem nesse metabolismo?

Indique pelo menos 3 alimentos que melhorem esse quadro.

Maria, mulher de 41 anos, peso 67,5 kg ; altura 1,70, perímetro abdominal cintura 79,8 cm, vem apresentando há alguns anos valores de colesterol total e frações acima do recomendado e nunca se submeteu a nenhum tipo de tratamento. Procurou um nutricionista e levou seu último exame datado de três meses atrás.

Dados do colesterol e frações.

Colesterol total 375 mg/dL

HDL 50mg/dL

LDL 311 mg/dL

TG 70 mg/dL

Quais as perguntas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (59.7 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com