TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Macarons Franceses - Todo o Processo

Por:   •  6/3/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.523 Palavras (7 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 7

Macarons & Chocorons Franceses

O doce é delicado e melindroso, de sabor suave e agradável. As cores não necessariamente significam os sabores já que o corante não deve deixar sabor, exceto se o corante for de marca ruim, deixará sabor residual, o que não é nada legal.

O fator do clima (temperatura e humidade) poderá influenciar na confecção do doce.

Uma receita tem rendimento médio de 35 a 40 doces com diâmetros de 4cm ou no caso de mini macarons, chega a render 80 mini doces com diâmetros de 2,5cm.

Toda receita pode ser dobrada o quanto desejar, ou o quanto sua batedeira aguentar.

Mais da metade do peso é açúcar, e o ideal é usa açúcar refinado (o da União é o ideal). E glaçúcar sem amido [por isso não pode ser açúcar impalpável – o ideal é o glaçúcar União também].

RECEITA BÁSICA (MACARON):

  • 100g de claras
  • 120g de açúcar refinado União
  • 120g de farinha de amêndoas (sugerida: Patis France)  [TPT]
  • 120g de glaçúcar União [TPT]                 *[TPT] este preparo pode ser guardado já misturado para facilitar o preparo do doce. Só não se esquecer de colocar o peso em dobro porque o preparo é metade de cada ingrediente (amêndoas e açúcar)
  • Corante em pó “Grand Chef” ou Lully Candy, ou em gel (nunca ultrapassar 3g para não desandar a massa.).

1° passo: Bater o merengue

[ Se for o merengue suíço, não precisa esperar secar. Se for o merengue italiano precisa esperar formar a casquinha antes de levar a forma ao forno].

- Em uma panela, esquente as claras com o açúcar refinado até que o açúcar derreta completamente (aprox. 65°C). Para ter certeza que não há grãos de açúcar inteiros na mistura, molhe os dedos na mistura quente e entre os dedos não poderá mais haver nenhum grão de açúcar. [O açúcar deve ser totalmente dissolvido para não açucarar o merengue].  Quando estiver completamente dissolvido.

- Coloque o merengue para bater na batedeira em velocidade máxima até esfriar (morninho). [Se bater demais o merengue fica seco, tem de ficar firme mas não tanto. O ponto é: se levantar na espátula da batedeira a ponta não sustenta em pé (ela dobra). E se virar o Bowl de ponta cabeça o merengue não cai].

2° passo:  Misturar a farinha de amêndoas e o glaçúcar        

- [TPT] significa Tanto Por Tanto, ou seja, partes iguais da mistura. A farinha de amêndoas e o açúcar devem passar por uma peneira fina e nunca aproveitar o que sobrar da peneira. Pode ser peneirado por cima do merengue a adicionar o corante.

3° passo: Incorporar tudo a massa

- Fora da batedeira com a ajuda de uma espátula, misture tudo [ Aqui o segredo é a força e não a delicadeza, para retirar todo o ar que havia sido incorporado quando as claras bateram o merengue.]. A massa começa a ficar mais brilhante e liquida, o ponto é quando ela começar a ficar caindo da espátula.

4° passo:  Pingar na assadeira

- Em uma assadeira com SILPAT [caso não seja o silpat deve-se untar muito bem a forma e enfarinhar bastante] usar um aro como carimbo da massa na forma para dar o tamanho certo de onde se deve pingar a massa. Pingar em círculos de 3 a 4 cm deixando um bom espaço entre eles (porque crescem no forno). Bico 2A da marca WILTON. [Aqui o segredo é quando for parar de pingar, fazer uma vírgula por cima do doce para evitar que fique com aquele bico de suspiro]. Se o bico ficar a 90° o doce ficará redondinho. Se o bico ficar a 45° dá para fazer formato de coração.

Se for fazer um macaron grande (tipo pizza brotinho) pinga em espiral bem juntinho, e quando bater na forma ele equaliza.

5° passo: Assentamento da massa

- Depois de toda a forma preenchida com a massa, levanta a forma e começa a dar pancadas por debaixo dela para a massa poder assentar e formar a curvatura com perfeição. Assim que assentou já pode ir para o forno.

Quanto mais tempo parado na forma, menos tempo no forno (por causa da perda de umidade). O problema de pingar em muitas formas de uma só vez e esperar sem levar ao forno,  é que eles irão perdendo a cor aos poucos.  

6° passo: Forno

- O ideal para este doce é o forno elétrico, por sua regularidade.

Levar em forno pré-aquecido a 100°C por +/- 10 minutos. O 1° tempo de cozimento serve para secar e formar a casquinha. Para saber se a casquinha já está feita é apalpando para testar. Depois, aumente a temperatura para 120°C por mais 8 a 15 minutos. O 2° tempo de cozimento serve para ele crescer e formar o pezinho. Quando empurrar com o dedo e ele não deslizar é que já está no ponto para retirar. Se deslizar, deixe por mais 1 ou 2 minutos. [ PARA O MACARON É LEGAL SEMPRE UMA TEMPERATURA MAIS BAIXA DE FORNO]. Se for ao forno convencional, o 1° tempo deixa o forno entreaberto, e sempre nas grades de cima na temperatura mínima do forno. No 2° tempo (crescimento do pé) fecha o forno. Quando mais de uma forma, usar sempre em paralelo para receber o calor por igual.

Confeccionar Macarons é sempre muito teste. Tem de se ir testando até conseguir a temperatura do ponto do forno. [Durante os testes, para não estragar farinha de amêndoas, pode se usar farinha de caju ou farinha de amendoim até encontrar o ponto do forno].

Forno de lastro não é ideal, a primeira fornada sai muito boa, já na segunda não vai muito bem porque as pedras deixam o doce rachando.

Os mini-macarons: forno elétrico +/- 5 a 6 minutos; Os grandes: +/- 15 a 20 minutos.

7° passo: Secagem

- Quando tirar do forno tem de esperar esfriar por completo, e se ainda estiver grudando é só colocar no freezer que sai sem grudar. O Tempo muito húmido faz com que demore muito tempo para secar. Se der uma leve apertada no fundo do biscoito tem de estar macio, senão quebra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (56.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com