TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do filme Ratatouille

Por:   •  21/11/2017  •  Resenha  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  9.575 Visualizações

Página 1 de 3

Ratatouille se passa na França e conta a história do rato Rémy, que sonha em ser chef de cozinha e vive no sótão de uma casa com sua família, uma colônia inteira de ratos. Rémy tem um olfato apurado e consegue diferenciar verdadeiras comidas de veneno, por exemplo, além de ser completamente fascinado por culinária. Ele adora assistir a programas culinários e admira muito o chef francês Auguste Gusteau, além de ler escondido vários livros na cozinha da casa onde vive.

Gusteau aparece para Rémy em visões sobrenaturais e passa sempre a mensagem de que cozinhar é para todos, deixando Rémy ainda mais empolgado com a possibilidade. Esta é a primeira mensagem importante do filme, promovendo a conexão da comida e da culinária com literalmente qualquer um, até mesmo um rato. De forma lúdica, a mensagem faz da culinária uma oportunidade para todos. Porém, Rémy descobre que o chef faleceu após receber uma dura crítica negativa do avaliador culinário Anton Ego e isso o abala.

Certo dia, a dona da casa onde Rémy e sua família moravam toma conhecimento da colônia e todos precisam fugir. Na fuga, Rémy se perde de sua família acaba seguindo uma das visões de Gusteau, chegando até Paris através dos esgotos e encontrando o antigo restaurante fundado pelo chef (Gusteau’s). O restaurante agora está sob o comando do gerente Skinner, que tem o desejo de transformar o local em um restaurante de fast food. Este fato representa bem o movimento do mundo moderno que acabou distanciando o ser humano da comida e de toda a sua simbologia, priorizando rapidez e praticidade na alimentação em vez da experiência completa que ela pode proporcionar, tornando o ato mecânico.

Rémy se sente em casa quando entra na cozinha do restaurante. Ele conhece então Alfredo Linguini, um jovem que é contratado no restaurante como faxineiro a pedido de sua mãe já falecida e que não tem grandes habilidades culinárias, ao contrário de Rémy. Na verdade, ele é o filho do chef Gusteau, mas apenas sua mãe sabia disso. Linguini então se atrapalha e acaba derramando uma panela de sopa no restaurante. Para tentar disfarçar, começa a acrescentar ingredientes aleatórios na panela. Rémy logo identifica o erro e tenta consertar a preparação com base nos seus conhecimentos culinários que adquiriu através de leitura e televisão. Linguini descobre Rémy, mas um pouco da sopa já foi servida e felizmente a mesma faz sucesso com os clientes. Assim, Rémy passa a se comunicar através com Linguini puxando seu cabelo como se fosse marionete e a dupla acaba virando chef do restaurante (com Rémy ainda escondido).

Após certo tempo, o mesmo crítico gastronômico Anton Ego, relacionado anteriormente à morte de Gusteau, resolve visitar o restaurante. Linguini confessa aos funcionários que não era ele quem preparava os pratos e todos abandonam o local, levando Rémy a lidar sozinho com a situação. Seu pai resolve então ajudá-lo e leva toda a colônia para cozinhar no restaurante, com Rémy atuando de chef.

É servido um ratatouille para Ego, prato tradicional à base de legumes, e acontece então outro momento muito importante do filme. A preparação transporta Ego para suas memórias de infância e o faz relembrar de momentos únicos, em que sua mãe servia este mesmo prato em sua casa. Fenômeno este que foi prejudicado também pelo nascimento do fast food e que define exatamente a simbologia da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (60.7 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com